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- Matemática | 17. Números Complexos
(EEAR) Sabe-se que os números complexos Z1 = [2m(3+m)] + (3n+5)i e Z2 = (2m² + 12) + [4(n+1)]i são iguais. Então, os valores de m e n são, respectivamente:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
A inspiração cênica de Histórias do Sr. Ninguém se dá no teatro oriental, que serviu como fonte de pesquisa para a construção do próprio pensamento brechtiano, no qual se incluem procedimentos que visam à evidenciação do artifício e do caráter de jogo teatral, de rompimento com a representação, do distanciamento no trabalho do ator, o rompimento da “quarta parede”, etc. Essas referências são explícitas no espetáculo e, mais do que exemplificar os princípios teatrais de Brecht, elas se transformam no alimento do próprio jogo. A inspiração oriental – e o jogo a ser realizado com ela – se apresenta ao espectador já no prólogo do espetáculo, em que o palco é tomado por figuras de faces e corpos brancos – assim como no teatrão tradicional japonês e no butoh; e remete também a algumas formas de mímica corporal – e se comunicam em uma língua irreconhecível, porém de fortes traços orientais – certo acento japonês, que bem poderia ser chinês! – assim como suas posturas corporais ou o ato de retirar os sapatos.
À medida que as cenas se desenvolvem, percebemos palavras em indiano, em japonês, em chinês, ampliando essa noção de oriental e embaralhando as referências.
Disponível em: https://www.horizontedacena.com/micro-fabulas- filosoficas-ou-o-velho-sabio-chines-ou-seria-japones-indiano/
Diferentes gêneros textuais se organizam em função de diferentes objetivos. As informações presentes na apresentação de “Histórias do Sr. Ninguém” evidenciam a intenção de
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a imagem a seguir.
Disponível em: <http://goo.gl/M8VN8f>. Acesso em: 15 jun. 2016.
Considerando as informações fornecidas pelo gráfico
a) explique o que foi o chamado “milagre econômico” brasileiro ocorrido durante a ditadura militar no país.
b) identifique os limites e contradições que marcaram a construção dessa política econômica no Brasil.
- Física | B. Vetorial
(IFSUL) Considere um relógio com mostrador circular de 10 cm de raio e cujo ponteiro dos minutos tem comprimento igual ao raio do mostrador. Considere esse ponteiro como um vetor de origem no centro do relógio e direção variável.
Calcule o módulo da soma vetorial dos três vetores determinados pela posição desse ponteiro quando o relógio marca exatamente 12 horas, 12 horas e trinta minutos e, por fim, 12 horas e 40 minutos:
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNIT) A evolução dos procariotos para os eucariotos, das bactérias para os protoctistas, foi uma “ruptura da simetria” que catapultou a vida para um nível maior de complexidade e lhe deu potenciais e riscos diferentes. (MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 127).
A partir das informações inerentes à evolução metabólica e estrutural da célula ao longo da história evolutiva da vida, é correto afirmar: