(UNIT) A evolução dos procariotos para os eucariotos, das bactérias para os protoctistas, foi uma “ruptura da simetria” que catapultou a vida para um nível maior de complexidade e lhe deu potenciais e riscos diferentes. (MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 127).
A partir das informações inerentes à evolução metabólica e estrutural da célula ao longo da história evolutiva da vida, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Sociedad responsable, medios responsables
[1] Con vertiginosidad se aprecia cómo el mundo es
invadido por los medios de comunicación de masas, que cobran
una relevancia especial gracias a los avances tecnológicos. La
[4] familia y la escuela pierden fuerza socializadora al mismo
tiempo que la ganan los medios de comunicación. Esta realidad
implica un desafío para los padres, la familia y la
[7] administración pública ya que la responsabilidad socializadora
es, por igual, de todos los agentes sociales, también de quienes
controlan el poder de los medios de comunicación y de las
[10] grandes cadenas de televisión. Nadie duda de la
responsabilidad legal de los medios de comunicación, pero
poco se habla de su responsabilidad moral y socializadora, de
[13] la importancia que sus mensajes y actuaciones poseen para
quebrar la pasividad, para incitar a la participación ciudadana.
Se hace urgente e imprescindible unir esfuerzos para que los
[16] grandes problemas del mundo en el siglo XXI, que
generalmente tienen que ver con la solidaridad y el respeto,
tanto hacia las personas como hacia el medio ambiente, estén
[19] presentes con criterios de interés global en los medios de
comunicación.
Internet: <www.uhu.es/cine> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras del texto anterior, juzgue lo ítem siguiente.
Se puede deducir del texto que los medios de comunicación siempre reflejan los grandes problemas del mundo actual.
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade.
2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia.
3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.
4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.
5. Nós queremos entoar hinos ao homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita.
6. É preciso que o poeta prodigalize com ardor, fausto e munificiência, para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais.
MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. In: TELES, G. M. Vanguardas europeias e Modernismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.
O documento de Marinetti, de 1909, propõe os referenciais estéticos do Futurismo, que valorizam a
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir:
A cidade de Pompéia, uma cidade no sul da Itália, servia como local de férias e descanso para aqueles que fugiam da agitação de Roma, quando, em 79 d.C., uma erupção do vulcão Vesúvio provocou a morte e o sepultamento de grande parte da população. [...]
As ruínas de Pompéia revelam [...] muitos aspectos da vida cotidiana dos romanos antigos. A ornamentação das casas é muitas vezes riquíssima. A beleza das pinturas nas paredes (afrescos), elaboradas com cores vivas e representando cenas mitológicas, dos pisos caprichosamente feitos de mosaico, das estátuas e dos jardins causa a seus visitantes um deslumbramento inesquecível.
As casas da classe alta de Pompéia dão-nos a idéia do luxo em que viviam seus moradores. Mostram também recursos ‘modernos’ de que dispunham os habitantes privilegiados da cidade: encanamentos de chumbo, janelas com vidraças, pisos de mármore e móveis luxuosos. [...].
FERREIRA, Olavo Leonel. Visita a Roma antiga. São Paulo: Moderna, 2003. p. 94-98.(Fragmento)
a) Qual a importância das ruínas de Pompéia para o trabalho dos historiadores?
b) Identifique quais características e elementos da vida cotidiana dos romanos antigos que estão evidenciadas nas ruínas de Pompéia.
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
O movimento entre as substâncias provenientes do meio abiótico para o mundo vivo e o retorno delas a partir dos seres vivos para o meio ambiente se dá por meio dos ciclos biogeoquímicos. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) o que se afirma sobre os ciclos biogeoquímicos.
( ) O que passa a circular na atmosfera é retirado do ambiente através processo de fotossíntese realizado exclusivamente pelas plantas.
( ) No ciclo hidrológico, a água circula entre animais da cadeia alimentar, retornando à superfície através de evapotranspiração, respiração, fezes, urina ou decomposição.
( ) A maioria dos seres vivos consegue incorporar e utilizar o nitrogênio na forma de gás presente no ar.
( ) As rochas fosfatadas sofrem erosão e liberam para o solo o fósforo, elemento que será absorvido pelos vegetais, para a produção de ATP e ácidos nucleicos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Literatura
(UNESP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o poema de Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810).
18
Não vês aquele velho respeitável,
que à muleta encostado,
apenas mal se move e mal se arrasta?
Oh! quanto estrago não lhe fez o tempo,
o tempo arrebatado,
que o mesmo bronze gasta!
Enrugaram-se as faces e perderam
seus olhos a viveza:
voltou-se o seu cabelo em branca neve;
já lhe treme a cabeça, a mão, o queixo,
nem tem uma beleza
das belezas que teve.
Assim também serei, minha Marília,
daqui a poucos anos,
que o ímpio tempo para todos corre.
Os dentes cairão e os meus cabelos.
Ah! sentirei os danos,
que evita só quem morre.
Mas sempre passarei uma velhice
muito menos penosa.
Não trarei a muleta carregada,
descansarei o já vergado corpo
na tua mão piedosa,
na tua mão nevada.
As frias tardes, em que negra nuvem
os chuveiros não lance,
irei contigo ao prado florescente:
aqui me buscarás um sítio ameno,
onde os membros descanse,
e ao brando sol me aquente.
Apenas me sentar, então, movendo
os olhos por aquela
vistosa parte, que ficar fronteira,
apontando direi: — Ali falamos,
ali, ó minha bela,
te vi a vez primeira.
Verterão os meus olhos duas fontes,
nascidas de alegria;
farão teus olhos ternos outro tanto;
então darei, Marília, frios beijos
na mão formosa e pia,
que me limpar o pranto.
Assim irá, Marília, docemente
meu corpo suportando
do tempo desumano a dura guerra.
Contente morrerei, por ser Marília
quem, sentida, chorando
meus baços olhos cerra.
Tomás Antônio Gonzaga. Marília de Dirceu e mais poesias.
Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1982.No conteúdo da quinta estrofe do poema encontramos uma das características mais marcantes do Arcadismo: