Observe a imagem a seguir.
Disponível em: <http://goo.gl/M8VN8f>. Acesso em: 15 jun. 2016.
Considerando as informações fornecidas pelo gráfico
a) explique o que foi o chamado “milagre econômico” brasileiro ocorrido durante a ditadura militar no país.
b) identifique os limites e contradições que marcaram a construção dessa política econômica no Brasil.
Questões relacionadas
- História | A. Grécia
(FUVEST 2017 1° FASE) Em relação à ética e à justiça na vida política da Grécia Clássica, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Texto base: Leia o texto a seguir, observando com atenção a figura, a fim de responder à questão. Manifesto contra publicidade infantil convoca o público por Rogério Ferro, da equipe Akatu. 10 dez 2009. Carta, apoiada pelo instituto Akatu, reconhece a vulnerabilidade da criança. Veja a seguir o texto do manifesto: Manifesto pelo fim da publicidade e da comunicação mercadológica dirigida ao público infantil Em defesa dos diretos da infância, da Justiça e da construção de um futuro mais solidário e sustentável para a sociedade brasileira, pessoas, organizações e entidades abaixo assinadas reafirmam a importância da proteção da criança frente aos apelos mercadológicos e pedem o fim das mensagens publicitárias dirigidas ao público infantil.
A criança é hipervulnerável. Ainda está em processo de desenvolvimento biofísico e psíquico. Por isso, não possui a totalidade das habilidades necessárias para o desempenho de uma adequada interpretação crítica dos inúmeros apelos mercadológicos que lhe são especialmente dirigidos.
Consideramos que a publicidade de produtos e serviços dirigidos à criança deveria ser voltada aos seus pais ou responsáveis, estes sim, com condições muito mais favoráveis de análise e discernimento. Acreditamos que a utilização da criança como meio para a venda de qualquer produto ou serviço constitui prática antiética e abusiva, principalmente quando se sabe que 27 milhões de crianças brasileiras vivem em condição de miséria e dificilmente têm atendidos os desejos despertados pelo marketing. A publicidade voltada à criança contribui para a disseminação de valores materialistas e para o aumento de problemas sociais como a obesidade infantil, erotização precoce, estresse familiar, violência pela apropriação indevida de produtos caros e alcoolismo precoce.
Acreditamos que o fim da publicidade dirigida ao público infantil será um marco importante na história de um país que quer honrar suas crianças. Por tudo isso, pedimos, respeitosamente, àqueles que representam os Poderes da Nação que se comprometam com a infância brasileira e efetivamente promovam o fim da publicidade e da comunicação mercadológica voltada ao público menor de 12 anos de idade. Disponível em: <http://zip.net/brlblQ>. Acesso em: 14 out. 2013.
Enunciado:
Explique por que a publicidade, de acordo com o texto, não deveria ser dirigida às crianças, mas, sim, aos adultos.
- História | A. Grécia
A imagem acima retrata parte do mosaico romano de Nennig, um dos mais bem conservados que se encontram até o momento no norte da Europa. A composição conta com mais de e apresenta como tema cenas próprias de um anfiteatro romano.
https://fr.wikipedia.org/wiki/Perl_(Sarre)#/media/File:Retiarius_stabs_secutor_(color).jpg.
Acessado em: 12/08/2016.
A partir da leitura da imagem e do conhecimento sobre o período em questão, pode-se afirmar corretamente que a imagem representa:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el cuento a seguir:
Gafotas
10 enero 2014
Un día Juan Carlos llegó al colegio con gafas. El que se sentaba a su lado izquierdo le dijo, mirándolo con cara de pena:
-¿Se te han roto los ojos?
-No. Solo están algo estropeados.
-¿Eres cegato? -le preguntó el que se sentaba a su derecha, mirando con un poco de asco.
-No. Veo bien. Pero mejor con las gafas.
La chica que se sentaba delante, le dijo:
-¡Estás más atractivo!
La que se sentaba detrás añadió:
-¡Y más guapo!
El de la izquierda, el de la derecha y todos los demás chicos de la clase empezaron a gritar:
-¡¡Queremos ser unos gafotas!! ¡¡Queremos ser unos gafotas!!
Disponible en:< http://losminicuentos.wordpress.com/page/3/>Acceso el: 10 oct. 2014.
De acuerdo al texto contesta a las preguntas:
a) ¿Cómo los compañeros de la de izquierda y de la derecha de Juan Carlos lo miró cuándo él llegó al colegio con gafas?
b) Y las chicas ¿qué dijeron de él?
c) Explique la expresión: “¡ser unos gafotas!”
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
O ouvido humano é o responsável pelo nosso sentido auditivo. Ele distingue no som três qualidades que são: altura, intensidade e timbre. A altura é a qualidade que permite ao mesmo diferenciar sons graves de sons agudos, dependendo somente da frequência do som.Considerando os conhecimentos sobre ondas sonoras e o exposto acima, assinale a alternativa correta que completa as lacunas das frases a seguir.Podemos afirmar que o som será mais _______ quanto ________ for sua frequência.