(IFSUL) Considere um relógio com mostrador circular de 10 cm de raio e cujo ponteiro dos minutos tem comprimento igual ao raio do mostrador. Considere esse ponteiro como um vetor de origem no centro do relógio e direção variável.
Calcule o módulo da soma vetorial dos três vetores determinados pela posição desse ponteiro quando o relógio marca exatamente 12 horas, 12 horas e trinta minutos e, por fim, 12 horas e 40 minutos:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 02. Potenciação e Radiciação
Marque a alternativa correta:
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(FATEC) Os cientistas que realizam pesquisas históricas com base nos anéis de crescimento das árvores organizam amostras de madeiras de plantas vivas e mortas para determinar as condições climáticas do passado em regiões específicas. Isso é possível porque, em certas espécies, principalmente em regiões de clima temperado, o número de anéis de crescimento corresponde exatamente ao número de anos de existência da árvore, sendo que, durante cada inverno, a atividade do câmbio é interrompida e, posteriormente, retomada na primavera. Além disso, a espessura do caule varia de acordo com diversos fatores ambientais, tais como luminosidade, temperatura, regime de chuvas, água disponível no solo e duração do período de crescimento. Quando as condições são favoráveis, os anéis são largos; em condições desfavoráveis, eles são mais estreitos.
Amabis, José Mariano; Martho , Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos. – 3a. ed. – São Paulo: Moderna, 2009. Adaptado.
Sobre os anéis de crescimento de certas espécies de árvores, é correto afirmar que são formados
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
- O professor vai propor que os alunos elaborem um sarau com algumas músicas da Bossa
Nova. Para tanto, deverão ouvir várias músicas e depois elegerão algumas para a
apresentação. Neste sentido se faz necessário que as crianças cantem todos os dias as
músicas escolhidas.
- Os pais também poderão se apresentar no sarau. Para tanto, deverão escolher uma música e
deixar seu nome na lista fixada na porta da sala, juntamente com o nome da música que irá
cantar, assim os outros pais saberão quais foram as músicas escolhidas. Os pais que tocarem
algum instrumento poderão acompanhar os demais , ou cantar juntos.
- O professor apresentará a música "o barquinho" de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, que deverá ser cantada no momento da roda.
"Dia de luz
Festa de sol
E o barquinho a deslizar
No macio azul do mar
Tudo é verão
O amor se faz
Num barquinho pelo mar
Que desliza sem parar
Sem intenção nossa canção
Vai saindo desse mar
E o sol beija o barco e luz
Dias tão azuis
Volta do mar
Desmaia o sol
E o barquinho a deslizar
E a vontade de cantar
Céu tão azul do Sul
E o barquinho é um coração
Deslizando na canção
Tudo isso é paz
Tudo isso traz
Uma calma de verão e então
O barquinho vai
A tardinha cai
O barquinho vai
Vídeo da música: http://www.youtube.com/watch?v=zCkeyPyB73s
- O professor poderá propor a turma que façam barquinhos de papel através da
dobradura. Passar um vídeo ensinando a dobradura.
Disponível:
http://www.youtube.com/watch?v=ENbgnTyAEWc
http://www.youtube.com/watch?v=O9JS4tLRxJg
Fonte: http://magiadepapel.com
- Outra sugestão para o professor é propor a turma a releitura da obra de Ivan Cruz “Barquinho
de Papel”. As crianças poderão pintar o fundo da tela e depois colar o barquinho de papel
feito através do origami.
Fonte: http://www.brincadeirasdecriança.com.br
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24985
BOSSA NOVA:UM BANQUINHO E UM VIOLÃO
- Biologia | 09. Botânica
(Ueg) Os pigmentos fotossintetizantes (ou fotossintéticos) têm a propriedade de absorver certos comprimentos de onda da luz, refletindo os demais. A cor do pigmento é dada pelo comprimento de onda refletido. O olho humano é capaz de distinguir os comprimentos de onda que compõem a luz visível ou luz branca. Nos seres fotossintetizantes, os pigmentos que conseguem captar a energia luminosa estão principalmente representados por
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(ENEM 2020 1° APLICAÇÃO) Eu tenho empresas e sou digno do visto para ir a Nova York. O dinheiro que chove em Nova York é para pessoas com poder de compra. Pessoas que tenham um visto do consulado americano. O dinheiro que chove em Nova York também é para os nova-iorquinos. São milhares de dólares. [...] Estou indo para Nova York, onde está chovendo dinheiro. Sou um grande administrador. Sim, está chovendo dinheiro em Nova York. Deu no rádio. Vejo que há pedestres invadindo a via onde trafega o meu carro vermelho, importado da Alemanha. Vejo que há carros nacionais trafegando pela via onde trafega o meu carro vermelho, importado da Alemanha. Ao chegar em Nova York, tomarei providências.
SANT’ANNA, A. O importado vermelho de Noé. In: MORICONI, I. (Org.).
Os cem melhores contos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
As repetições e as frases curtas constituem procedimentos linguísticos importantes para a compreensão da temática do texto, pois