(IFSUL) Considere um relógio com mostrador circular de 10 cm de raio e cujo ponteiro dos minutos tem comprimento igual ao raio do mostrador. Considere esse ponteiro como um vetor de origem no centro do relógio e direção variável.
Calcule o módulo da soma vetorial dos três vetores determinados pela posição desse ponteiro quando o relógio marca exatamente 12 horas, 12 horas e trinta minutos e, por fim, 12 horas e 40 minutos:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
Deficientes visuais já podem ir a algumas salas de cinema e teatros para curtir, em maior intensidade, as atrações em cartaz. Quem ajuda na tarefa é o aplicativo Whatscine, recém-chegado ao Brasil e disponível para os sistemas operacionais iOS (Apple) ou Android (Google). Ao ser conectado à rede wi-fi de cinemas e teatros, o app sincroniza um áudio que descreve o que ocorre na tela ou no palco com o espetáculo em andamento: o usuário, então, pode ouvir a narração em seu celular.
O programa foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Carlos III, em Madri. “Na Espanha, 200 salas de cinema já oferecem o recurso e filmes de grandes estúdios já são exibidos com o recurso do Whatscine!”, diz o brasileiro Luis Mauch, que trouxe a tecnologia para o país. “No Brasil, já fechamos parceria com a São Paulo Companhia de Dança para adaptar os espetáculos deles! Isso já é um avanço. Concorda?”
Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em 25 jun. 2014 (adaptado).
Por ser múltipla e apresentar peculiaridades de acordo com a intenção do emissor, a linguagem apresenta funções diferentes. Nesse fragmento, predomina a função referencial da linguagem, porque há a presença de elementos que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.04 Cartum
Leia o cartum e o artigo 5.º do Estatuto da Criança e do Adolescente para responder à questão. Art. 5º – Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 23 out. 2013. Disponível em: <http://www.charge.com.br>. Acesso em: 1º out. 2013.
Releia o artigo 5.º e exemplifique algumas situações de negligência às quais crianças brasileiras são expostas.
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
Ao colocar um pouco de açúcar na água e mexer até a obtenção de uma só fase, prepara-se uma solução. O mesmo acontece ao se adicionar um pouquinho de sal à água e misturar bem. Uma substância capaz de dissolver o soluto é denominada solvente; por exemplo, a água é um solvente para o açúcar, para o sal e para várias outras substâncias. A figura a seguir ilustra essa citação.
(Foto: Disponível em: www.sobiologia.com.br. Acesso em 27 abr. 2010.)Suponha que uma pessoa, para adoçar seu cafezinho, tenha utilizado 3,42 g de sacarose (massa molar igual a 342 g/mol) para uma xícara de 50 mℓ do líquido. Qual é a concentração final em mol/ℓ de sacarose nesse cafezinho?
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
O trilho de ar é um dispositivo utilizado em laboratórios de física para analisar movimentos em que corpos de prova (carrinhos) podem se mover com atrito desprezível. A figura ilustra um trilho horizontal com dois carrinhos (1 e 2) em que se realiza um experimento para obter a massa do carrinho 2. No instante em que o carrinho 1, de massa 150,0g, passa a se mover com velocidade escalar constante, o carrinho 2 está em repouso. No momento em que o carrinho 1 se choca com o carrinho 2, ambos passam a se movimentar juntos com velocidade escalar constante. Os sensores eletrônicos distribuídos ao longo do trilho determinam as posições e registram os instantes associados à passagem de cada carrinho, gerando os dados do quadro.
Carrinho 1
Carrinho 2
Posição (cm)
Instante (s)
Posição (cm)
Instante (s)
15,0
0,0
45,0
0,0
30,0
1,0
45,0
1,0
75,0
8,0
75,0
8,0
90,0
11,0
90,0
11,0
Com base nos dados experimentais, o valor da massa do carrinho 2 é igual a:
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
As aves costumam voar em rotas migratórias, utilizando a formação de um arco ou em V. Voar de modo organizado e em bando é uma estratégia utilizada por estas aves para diminuir o gasto calórico e, assim, alcançar maiores distâncias. Como não poderia ser diferente, no ciclismo pedala-se em bando, assim como as aves. Ciclistas e treinadores profissionais sugerem que, quando você está bem encaixado na “barriga do pelotão”, a resistência do ar é significativamente menor.
Disponível em: https://www.esss.co. Acesso em: 14 maio 2020.
Essa técnica do ciclismo é análoga à adaptação das aves em um tipo de relação ecológica denominado