Maria vai recortar um quadrado de um dos cantos de um retângulo de papelão, como representado na figura a seguir.
Após a retirada desse quadrado, o papelão terá o formato de um polígono de perímetro igual a:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UEFS)
A figura ilustra o mecanismo de autosselagem presente na membrana plasmática dos seres vivos, responsável pela capacidade de autorregeneração existente nessa estrutura. Considerando-se a importância desse fenômeno, pode-se apontar um tipo de transporte entre o meio externo e a célula que é diretamente dependente desse mecanismo, como: - Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
TEXTO I
ALMEIDA, H. Dentro de mim, 2000. Fotografia p/b. 132 cm x 86 cm. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
TEXTO II
A body art põe o corpo tão em evidência e o submete a experimentações tão variadas, que sua influência estende-se aos dias de hoje. Se na arte atual as possibilidades de investigação do corpo parecem ilimitadas – pode-se escolher entre representar, apresentar, ou ainda apenas evocar o corpo – isso ocorre graças ao legado dos artistas pioneiros.
SILVA, P. R. Corpo na arte, body art, body modification; fronteiras. II. Encontro de História da Arte: IFCH-Unicamp. 2006 (adaptado).
Nos textos, a concepção de body art está relacionada à intenção de
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O pai de Ana Paula é carroceiro. Recolhe madeira, papelão, alumínio, latas que as pessoas jogam fora e vende para depósitos. Dizem que é um dos primeiros moradores da favela; chegou há seis anos. O pai de Fernanda é técnico em eletricidade. Ele trabalha fazendo manutenção das redes elétricas da cidade. Mora num condomínio fechado, recém construído.
FOLHA DE SÃO PAULO, São Paulo, 24 maio 1997. Adaptado.
Diante das duas realidades apresentadas no texto, pode-se afirmar que os dois personagens
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UNIT) Uma das maiores reviravoltas na evolução foi a transformação de uma forma de poluição atmosférica, anteriormente fatal — o oxigênio —, num recurso cobiçado. Longe de destruir o planeta, o oxigênio o energizou.
(MARGULIS; SAGAN. 2002. p. 119)
A respeito dos processos metabólicos envolvidos com a presença, a transformação e a energização da biosfera pelo oxigênio molecular (O2), é correto afirmar:
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UDESC) Um satélite artificial, em uma órbita geoestacionária em torno da Terra, tem um período de órbita de 24 h. Para outro satélite artificial, cujo período de órbita em torno da Terra é de 48 h, o raio de sua órbita, sendo RGeo o raio da órbita geoestacionária, é igual a: