Maria vai recortar um quadrado de um dos cantos de um retângulo de papelão, como representado na figura a seguir.
Após a retirada desse quadrado, o papelão terá o formato de um polígono de perímetro igual a:
Questões relacionadas
- Filosofia | 2.2 Clássica
Enquanto o pensamento de Santo Agostinho representa o desenvolvimento de uma filosofia cristã inspirada em Platão, o pensamento de São Tomás reabilita a filosofia de Aristóteles — até então vista sob suspeita pela Igreja —, mostrando ser possível desenvolver uma leitura de Aristóteles compatível com a doutrina cristã. O aristotelismo de São Tomás abriu caminho para o estudo da obra aristotélica e para a legitimação do interesse pelas ciências naturais, um dos principais motivos do interesse por Aristóteles nesse período.
MARCONDES, D. Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
A Igreja Católica por muito tempo impediu a divulgação da obra de Aristóteles pelo fato de a obra aristotélica - Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto para a questão
Nick levantou-se. Estava inteiro. Olhou no trilho as luzes do vagão de serviço desaparecendo na curva. Havia água dos dois lados dos trilhos, e depois o brejo com os seus lariços.
Apalpou o joelho. A calça estava rasgada, e a pele, ralada. Tinha as mãos arranhadas e areia e cinza nas unhas. Desceu o barranco dos trilhos, chegou à cacimba e lavou as mãos. Lavou-as bem na água fria, limpando toda a sujeira das unhas. Agachou-se e lavou o joelho.
Aquele filho da mãe do guarda-freios. Ainda vou pegá-lo. Ainda vou encontrá-lo um dia. Fazer aquilo comigo.
– Vem cá, menino – disse o guarda-freios. – Tenho uma coisa pra você.
Nick caíra na conversa. Que coisa mais infantil. Ninguém mais o enganaria daquele jeito.
– Vem cá, menino, tenho uma coisa pra você. – Depois, vupt, e ele caiu de quatro ao lado do trilho.
Nick esfregou o olho. Um grande calombo se formava. Ficaria com um olho preto. Já doía. O guarda-freios filho da mãe
Apalpou com os dedos o calombo acima do olho. Ainda bem que era só um olho preto que ele ganhara. Saiu barato. Queria ver o olho, mas não podia olhando na água. Era noite, e ele estava longe de qualquer lugar. Limpou as mãos na calça e levantou-se; subiu o barranco para os trilhos.
Foi andando pela via. Era bem lastreada, fácil de caminhar nela, areia e cascalho socados entre os dormentes. A via parecendo passarela atravessava o pântano. Nick foi andando. Precisava chegar a algum lugar.
[...]
HEMINGWAY, Ernest. “O lutador”. 7 ed. Contos, v.1. Trad. José J. Veiga. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015, p. 49-50.
“Ainda bem que era só um olho preto que ele ganhara.” A oração grifada tem a função de
- Biologia | 15.5 Genética de Populações
(UEL) Em uma população composta de 100 mil indivíduos, 24 mil apresentam o genótipo AA e 36 mil apresentam o genótipo aa. Com base nesses dados, é correto afirmar que a frequência dos alelos A e a será respectivamente: - Química | 1.1 Introdução à Química
Para demonstrar os processos físicos de separação de componentes em misturas complexas, um professor de química apresentou para seus alunos uma mistura de limalha de ferro, areia, cloreto de sódio, bolinhas de isopor e grãos de feijão. Os componentes foram separados em etapas, na seguinte ordem:
Em qual etapa foi necessário adicionar água para dar sequência às separações? - Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Ben writes about his afternoons
Three times a week I stay at school in the afternoon because I have football training (on Mondays and Thursdays) and on Fridays I have Music Club. I have lunch at the school canteen and then I go to our library and I do my homework. After my extracurricular activities I go home. It takes me about ten minutes to get home by bus. Before dinner I usually have a shower and watch my favorite TV series. I always have dinner with my family. Then I play on the computer, listen to music or read. I never go to bed late.
Available at: http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=513#a. Accessed on Oct 3rd 2011.
Complete the sentences with always, never, sometimes and usually.
1. Ben _____________ stays at school in the afternoon.
2. Ben _____________ stays at school on Tuesdays and Thursdays.
3. He _____________ has lunch at the school canteen.
4. He _____________ goes home after extracurricular activities.
5. Ben _____________ goes home by bus.