A partir de las definiciones disponibles en el diccionario electrónico de la RAE, adivina a qué se refiere cada descripción. Sigue el ejemplo. Ejemplo: Vasija pequeña, por lo común de loza o de metal y con asa, empleada generalmente para tomar líquidos.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 3.5 Migrações no Território Brasileiro
Observe o mapa.
Os dados do mapa revelam que o maior fluxo migratório ocorreu a partir da região
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
Leia o texto a seguir, que servirá de base para sua dissertação.
3 razões para amar e outras 3 para odiar as ciclovias em SP
Desde que começaram a ser instaladas em maior escala pela prefeitura, as ciclovias atraíram o amor e o ódio dos paulistanos. Veja os argumentos de cada lado.
Por Mariana Desidério
São Paulo – Desde que começaram a ser instaladas em maior escala pela prefeitura, as ciclovias atraíram o amor e o ódio dos paulistanos. De um lado, ciclistas e urbanistas defendem os benefícios das novas faixas para o trânsito e para a saúde. Do outro, motoristas e comerciantes reclamam da perda de espaço nas vias e da falta de diálogo para a mudança. [...]
Veja agora três motivos para amar e outros três para odiar as faixas para bicicletas na cidade, de acordo com os principais interessados no tema. De que lado você está?
3 razões para amar as ciclovias
1 – Elas significam menos carros.
As ciclovias incentivam o uso da bicicleta como forma de se locomover pela cidade. Com isso, a expectativa é de que elas ajudem a diminuir o número de carros nas ruas, reduzindo o trânsito, a poluição e o barulho gerado por eles.
Nas palavras da Ciclocidade, associação de ciclistas de São Paulo, as ciclovias reduzem “os desperdícios públicos e privados com os congestionamentos e a evidente falência do sistema de transportes baseado no automóvel”.
2 – Também significam mais qualidade de vida.
Fazer exercícios físicos é importante para a saúde de todos. E andar de bicicleta é uma ótima atividade. Além dos benefícios à saúde, a Ciclocidade também argumenta que a instalação de ciclovias permite aos ciclistas conhecerem melhor a cidade enquanto trafegam de um ponto a outro, tornando a viagem mais agradável e menos estressante do que se feita em um automóvel. Dá para parar em uma lojinha que você não conhecia, ou até descobrir uma praça nova.
3 – E ainda trazem mais economia e segurança.
Quem anda de bicicleta não gasta dinheiro com gasolina nem com bilhete único. Então, essa pode ser uma ótima forma de dar uma folga ao orçamento familiar. Além disso, as ciclovias garantem mais segurança aos ciclistas, que antes trafegavam entre os carros.
Não custa lembrar dos diversos acidentes que já ocorreram com ciclistas na cidade, inclusive na avenida Paulista, cuja ciclovia gerou grande discussão. Em outubro do ano passado, o ciclista Marlon Moreira de Castro morreu após ser atropelado por um ônibus na avenida, que ainda não tinha iniciado as obras para a ciclovia.
3 razões para odiar as ciclovias
1 – Elas foram feitas sem planejamento.
Uma das principais reclamações de moradores e comerciantes é a falta de diálogo com a população sobre a instalação da ciclovia. Esse é um dos argumentos que consta na ação movida pelo Ministério Público Estadual solicitando a paralisação das obras.
Para o MPE, é “sem justificativa e ilegal a opção da atual gestão municipal em proceder, com velocidade exacerbada, à implantação do sistema cicloviário neste município sem prévias audiências públicas, sem consulta à população, principalmente das pessoas que vivem no entorno dos locais em que estão sendo instaladas as ciclovias e as ciclofaixas”, diz a petição.
2 – E ainda deixam menos espaço para estacionar.
Outra questão é o fato de as faixas ocuparem espaços antes destinados ao estacionamento de veículos. “Com a ciclovia fica impossível descarregar compras, apanhar um idoso na porta de casa. O comerciante também não tem mais acesso ao seu comércio”, afirmou um comerciante da região da Santa Cecília à Folha de S.Paulo.
Outra moradora, desta vez dos Jardins, questionou em reportagem do Estado de S. Paulo: “Se eu fizer um jantar e quiser receber meus amigos, onde eles vão parar?”
3 – Como se não bastasse, ocupam calçadas e podem causar acidentes com pedestres.
Outro argumento de quem é contrário às faixas é a falta de segurança para ciclistas e pedestres. No caso dos ciclistas, os críticos dizem que há ciclovias em avenidas muito movimentadas, o que poderia gerar acidentes. Outra questão é a instalação das faixas em calçadas, o que pode trazer riscos aos pedestres. [...]
Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/3-razoes-para-amar-e-outras-3-para-odiar-as-ciclovias-em-sp/.
Acesso em: 22 abr. 2019.
Escreva agora uma dissertação expondo sua opinião e seus argumentos sobre esta questão:
O aumento de ciclovias na cidade contribui ou atrapalha o trânsito de veículos?
Instruções complementares:
• Antes de iniciar a produção do texto, defina sua opinião sobre o tema. Em seguida, retorne ao texto-base para encontrar ideias ou informações que possam ajudá-lo a construir sua argumentação, mas não as copie.
• Utilize pelo menos dois argumentos para justificar sua posição. Desenvolva-os de modo que possam cumprir a função de convencer o leitor.
• Estruture seu texto em pelo menos três parágrafos, lembrando-se de que o desenvolvimento pode ter dois ou mais, dependendo de como você expuser os argumentos.
• Dê um título ao texto.
• Ao finalizar, passe a limpo o texto e revise-o atentamente. Para isso, utilize critérios utilizados em classe para revisar esse gênero de texto.
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
Dançando com a pintura
Ainda que não haja som, nas imagens há ritmo. Nas composições dos pintores concretistas brasileiros, apresentam-se esses atributos de maneira marcante.
Aplicaremos esses conceitos em um exercício de visualidade e expressão corporal criativa.
Materiais
- Projetor para exibição de imagens
Procedimentos
1.º Professor, projete três diferentes obras do Concretismo. Sugerimos as que se seguem. Diante da análise do movimento criado a partir da disposição dos elementos na tela, são despertadas diversas sensações visuais: peso, velocidade, verticalidade, etc.
2.º Proponha aos alunos que, de uma maneira subjetiva, representem movimentos para aquelas imagens. Eles podem escolher representar as três ou apenas uma. Será uma ótima oportunidade para associar as características e maneiras de analisar a imagem, abstraí-las e projetá-las para o concreto, para o espaço, através de um movimento.
3.º As apresentações serão individuais e breves, como uma representação sucinta e corporal da pintura.
CORDEIRO. Waldemar.Contradição Espacial.1958. Disponível em: <http://vejasp.abril.com.br/atracao/waldemar-cordeiro#16>.Acesso em: 20 abr. 2015.
CORDEIRO, Waldemar. Ideia visível.1957. Disponível em: <http://www.pitoresco.com/brasil/cordeiro.htm>.Acesso em: 23 mar 2015.
CASTRO, Willys de. ‘Projetos Para Pintura’. 1958’. Disponível em: <http://www.catalogodasartes.com.br/Lista_Obras_Biografia_Artista.asp?idArtista=3620>.Acesso em: 20 abr. 2015.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Enunciado:
Vítor foi com o pai fazer sua matrícula na escola. Esta é a ficha de Vítor.
- a) Circule os números que aparecem na ficha de Vítor. O que eles indicam? Converse com colegas e professor.
- b) Agora, responda.
Qual dessas é a sua idade? Marque com um X:
- Química | 4. Química Ambiental
(UNIMONTES) O caráter iônico de determinadas substâncias, em função da diferença de eletronegatividade, está apresentado a seguir.
Em análise do gráfico, a alternativa CORRETA é: