Dançando com a pintura
Ainda que não haja som, nas imagens há ritmo. Nas composições dos pintores concretistas brasileiros, apresentam-se esses atributos de maneira marcante.
Aplicaremos esses conceitos em um exercício de visualidade e expressão corporal criativa.
Materiais
- Projetor para exibição de imagens
Procedimentos
1.º Professor, projete três diferentes obras do Concretismo. Sugerimos as que se seguem. Diante da análise do movimento criado a partir da disposição dos elementos na tela, são despertadas diversas sensações visuais: peso, velocidade, verticalidade, etc.
2.º Proponha aos alunos que, de uma maneira subjetiva, representem movimentos para aquelas imagens. Eles podem escolher representar as três ou apenas uma. Será uma ótima oportunidade para associar as características e maneiras de analisar a imagem, abstraí-las e projetá-las para o concreto, para o espaço, através de um movimento.
3.º As apresentações serão individuais e breves, como uma representação sucinta e corporal da pintura.
CORDEIRO. Waldemar.Contradição Espacial.1958. Disponível em: <http://vejasp.abril.com.br/atracao/waldemar-cordeiro#16>.Acesso em: 20 abr. 2015.
CORDEIRO, Waldemar. Ideia visível.1957. Disponível em: <http://www.pitoresco.com/brasil/cordeiro.htm>.Acesso em: 23 mar 2015.
CASTRO, Willys de. ‘Projetos Para Pintura’. 1958’. Disponível em: <http://www.catalogodasartes.com.br/Lista_Obras_Biografia_Artista.asp?idArtista=3620>.Acesso em: 20 abr. 2015.