Observe o mapa.
Os dados do mapa revelam que o maior fluxo migratório ocorreu a partir da região
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MATERIAIS
- Lãs - cores variadas
- Bandejas de isopor
- Régua
- Tesoura sem ponta
- Caneta preta para marcação
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula compartilhando com os alunos uma maneira maravilhosa de
tecer usando bandejas de isopor.
- Peça os alunos para fazerem uma marcação com a régua de 1,0 cm em toda a bandeja de
isopor.
- Marque dos dois lados da bandeja para ficarem uniformes.
OBS: no restante da atividade a bandeja vai ser nomeada como “tear”
- Peça aos alunos para passar um fio de lã na parte de trás do tear e começar a girar para
frente e para trás através das marcações, de ponta a ponta.
- Depois que os alunos já tiverem passado todo o fio no tear, peça para eles puxarem a ponta
pela parte de trás, amarrando a extremidade inicial do fio, e cortá-lo. Amarre com um nó.
- À partir desta etapa, os alunos vão começar a tecer. Instrua os alunos a escolher uma cor de
lã e ir passando o fio de lã, por cima e por baixo dos fios que foram colocados no tear.
- Passe os fios de lã até preencher todo o espaço.
- Se o professor achar interessante ele poderá colocar uma régua entre os fios para sustentá-
los e auxiliar os alunos durante a tecelagem.
- Se for necessário, oriente os alunos a empurrar com a régua as lãs já tecidas, para não ficar
nenhum espaço entre eles.
- Incentive os alunos a mudar as cores das lãs durante a tecelagem. Para isto basta dar um nó
na ponta da lã e continuar a tecer.
- Quando terminarem de tecer, corte as lãs que foram colocadas no tear e amarre as pontas ,
duas a duas para a tecelagem não desfazer.
- Vai ser uma atividade muito interessante e legal!
Fonte: https://kidoinfo.com/weaving-with-children/
A CULTURA INDÍGENA DAS AMÉRICAS-A TECELAGEM DOS POVOS INDÍGENAS
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A organização do espaço diz respeito à divisão espacial do trabalho, à disposição e distribuição espacial da infraestrutura técnica e social, bem como ao padrão de segregação e autossegregação residencial, entre outros aspectos.
A respeito da organização do espaço geográfico brasileiro, assinale a alternativa correta.
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Futebol: “A rebeldia é que muda o mundo”
Conheça a história de Afonsinho, o primeirojogador do futebol brasileiro a derrotar a cartolagem e aconquistar o Passe Livre, há exatos 40 anosPelé estava se aposentando pra valer pela primeira vez, então com a camisa do Santos (porque depois voltaria a atuar pelo New York Cosmos, dos Estados Unidos), em 1972, quando foi questionado se, finalmente, sentia-se um homem livre. O Rei respondeu sem titubear:
— Homem livre no futebol só conheço um: o Afonsinho. Este sim pode dizer, usando as suas palavras, que deu o grito de independência ou morte. Ninguém mais. O resto é conversa.
Apesar de suas declarações serem motivo de chacota por parte da mídia futebolística e até dos torcedores brasileiros, o Atleta do Século acertou. E provavelmente acertaria novamente hoje.
Pela admiração por um de seus colegas de clube daquele ano. Pelo reconhecimento do caráter e personalidade de um dos jogadores mais contestadores do futebol nacional. E principalmente em razão da história de luta — e vitória — de Afonsinho sobre os cartolas.
ANDREUCCI, R. Disponível em: http://carosamigos.terra.com.br. Acesso em: 19 ago. 2011.
O autor utiliza marcas linguísticas que dão ao texto um caráter informal. Uma dessas marcas é identificada em: