Enunciado:
Vítor foi com o pai fazer sua matrícula na escola. Esta é a ficha de Vítor.
- a) Circule os números que aparecem na ficha de Vítor. O que eles indicam? Converse com colegas e professor.
- b) Agora, responda.
Qual dessas é a sua idade? Marque com um X:
Questões relacionadas
- Química | B. Equilíbrio Iônico
(FUVEST 2010 1ª FASE) Um botânico observou que uma mesma espécie de planta podia gerar flores azuis ou rosadas. Decidiu então estudar se a natureza do solo poderia influenciar a cor das flores. Para isso, fez alguns experimentos e anotou as seguintes observações:
I. Transplantada para um solo cujo pH era 5,6 , uma planta com flores rosadas passou a gerar flores azuis.
II. Ao adicionar um pouco de nitrato de sódio ao solo, em que estava a planta com flores azuis, a cor das flores permaneceu a mesma.
III. Ao adicionar calcário moído (CaCO3) ao solo, em que estava a planta com flores azuis, ela passou a gerar flores rosadas.
Considerando essas observações, o botânico pôde concluir que
- Física
Um vagão-caçamba de massa M se desprende da locomotiva e corre sobre trilhos horizontais com velocidade constante v = 72,0km/h (portanto, sem resistência de qualquer espécie ao movimento). Em dado instante, a caçamba é preenchida com uma carga de grãos de massa igual a 4M, despejada verticalmente a partir do repouso de uma altura de 6,00m (veja figura). Supondo que toda a energia liberada no processo seja integralmente convertida em calor para o aquecimento exclusivo dos grãos, então, a quantidade de calor por unidade de massa recebido pelos grãos é:
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(Uesc) O trabalho de Mendel não encontrou, em sua época, um único cientista que o compreendesse a ponto de nele descobrir uma das maiores obras de toda a ciência. Parece certo que o ambiente científico não estava preparado para receber a grande conquista. Mendel constitui, por isso, um dos mais belos (e tristes) exemplos de homem que andou à frente de seu tempo, conhecendo fatos e elaborando leis que a sua época ainda não podia compreender. Além disso, era um gênio que não tinha condições de se tornar um figurão da ciência: era sacerdote, tinha publicado um único trabalho bom e era professor substituto de escola secundária. (FREIRE-MAIA, 1995. p. 31).
Considerando-se o trabalho desenvolvido por Mendel a partir dos cruzamentos com espécimes de ervilhas-de-cheiro (Pisumsativum) e a pouca repercussão obtida entre os cientistas da época, é possível afirmar:
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UEFS) Aplicando a primeira lei da termodinâmica às transformações de um gás ideal, analise as afirmativas, marcando com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O calor trocado em uma transformação isobárica é igual a zero.
( ) A variação da energia interna em uma transformação isocórica é igual ao calor trocado.
( ) O trabalho realizado em uma transformação isotérmica é igual à variação da energia interna.
( ) O calor trocado em uma transformação cíclica é igual ao trabalho realizado.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Física | A. Escalar
(CEFET-MG) Um objeto tem a sua posição (x) em função do tempo (t) descrito pela parábola conforme o gráfico.
Analisando-se esse movimento, o módulo de sua velocidade inicial, em m/s, e de sua aceleração, em m/s2, são respectivamente iguais a