Veja as bolas que Pedro tinha para vender.
1. Hoje Pedro conseguiu vender a metade das bolas. Isso significa que ele vendeu quantas bolas?
2. Quantas bolas sobraram depois da venda que ele fez?
3. No dia seguinte, ele conseguiu novamente vender metade das bolas que sobraram. Quantas bolas ele vendeu?
Questões relacionadas
- Biologia | 4.2 Citoplasma
A professora distribuiu aos alunos algumas fichas contendo, cada uma delas, uma descrição de características de uma organela celular.
Abaixo, as fichas recebidas por sete alunos.
Fernando
Giovana
Auxílio na formação de cílios e flagelos.
Associação ao RNAm para desempenhar sua função.
Carlos
Rodrigo
Síntese de proteínas que serão exportadas pela célula.
Síntese de alguns glicídios e modificação de proteínas, preparando-as para secreção.
Mayara
Gustavo
Digestão de componentes desgastados da própria célula.
Presença de equipamento próprio para síntese de proteínas.
Lígia
Síntese de ácidos nucleicos.
A professora também desenhou na quadra de esportes da escola uma grande célula animal, com algumas de suas organelas (fora de escala), conforme mostra a figura.
Ao comando da professora, os alunos deveriam correr para a organela cuja característica estava escrita na ficha em seu poder.
Carlos e Mayara correram para a organela indicada pela seta 7; Fernando e Rodrigo correram para a organela indicada pela seta 5; Giovana e Gustavo correram para a organela indicada pela seta 4; Lígia correu para a organela indicada pela seta 6.
Os alunos que ocuparam o lugar correto na célula desenhada foram:
- Química | A. Modelos Atômicos
(UFJF) Desde a Grécia antiga, filósofos e cientistas vêm levantando hipóteses sobre a constituição da matéria. Demócrito foi uns dos primeiros filósofos a propor que a matéria era constituída por partículas muito pequenas e indivisíveis, as quais chamaram de átomos. A partir de então, vários modelos atômicos foram formulados, à medida que novos e melhores métodos de investigação foram sendo desenvolvidos. A seguir, são apresentadas as representações gráficas de alguns modelos atômicos:
Assinale a alternativa que correlaciona o modelo atômico com a sua respectiva representação gráfica.
- Biologia | 4.2 Citoplasma
Considerando as figuras precedentes, que mostram os cortes de duas células cujos componentes são identificados pelos números de I a VIII, julgue o item subsequente.
O centríolo (identificado por VII) está associado à divisão celular e à formação de cílios e flagelos; a ocorrência de mutações nos genes que codificam as proteínas que o compõem pode causar anormalidades no desenvolvimento embrionário humano.
- Arte - Fundamental | 10. Arte no Cotidiano
2. Texto base: Studiare 107373
MATERIAL
- Corantes para tingir tecido
- Camiseta branca
- Saco plástico
- Água quente
- Bacia pequena
- Recipiente para colocar água quente
- Sal
- Elástico/ligas de borracha
- Cordão
- Avental
- Luvas
- Fogareiro ou fogão pequeno
- Embalagens de ketchup
PROCEDIMENTOS
- O professor vai conversar com os alunos sobre como as fibras são preparadas para serem usadas nas indústrias. Entre os vários tipos de tratamentos de fibras, nesta atividade o professor vai destacar o tingimento de fibras.
- Disponível: http://www.kohlercia.com.br/quali/07.pdf
- http://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/algodao-a-fibra-mais-usada-no-mundo/
- Professor, explique para os alunos que existem várias maneiras de tingir as fibras ou tecidos
- Há uma variedade de plantas que podem ser usadas para produzir corantes vegetais tais como: açafrão da terra – tons de amarelo ; repolho roxo – tons de lilás; casca de cebola -tons de roxo, marrons; cravos- tons de laranja, amarelo , verdes, dentre outras. No site abaixo o professor poderá encontrar algumas receitas utilizando o pigmento natural.
- Disponível: http://www.jardimdomundo.com/tingindo-tecidos-e-linhas-com-plantas/
- Esta atividade não deverá ser feita dentro da sala de aula.
- Se a escola permitir, fazer esta atividade na cozinha da escola pois o professor vai precisar utilizar o fogão. Se a escola não disponibilizar a cozinha, leve os alunos para o pátio e coloque um fogareiro que servirá para esquentar a água.
- Nesta atividade os alunos vão experimentar tingir uma camiseta utilizando os corantes industrializados próprios para tingir tecidos.
- Professor antes de começar esta atividade, forre o chão com um plástico e peça aos alunos para colocar luvas e aventais pois o corante fixa na pele e só sai aos poucos. Suja muito as mãos e as unhas.
- Os alunos deverão pegar a camiseta e a partir do meio, fazer bolinhas com a própria camisa e amarrar com as ligas de borracha. Coloque mais de uma liga em cada bolinha de pano que você irá fazer na camisa. Onde o cordão estiver amarrado, vai ficar branco quando for tingir.
Fonte: http://www.comofazeremcasa.net/como-tingir-roupas-hippie-passo-a-passo/
- Os alunos deverão dividir a camiseta em várias camadas com as ligas de borracha. Vá fazendo este procedimento até o final da camiseta.
- Colocar a água para ferver. Quando a água estiver fervendo, colocar uma pitada de sal (que vai fazer a tinta fixar no tecido) e adicionar o corante.
- O professor deverá auxiliar os alunos durante todo o processo de tingimento.
- Colocar as camisetas dentro desta mistura e deixar por uns 20 minutos.
- Retirar as camisas, esperar esfriar , desenrolar o cordão e colocar para secar.
- Outra sugestão para tingir as camisetas, utilizando várias cores seria colocar os corantes de cada cor separados dentro recipientes de ketchup(um para cada cor) e ir depositando cada cor de uma vez na camiseta. Depois que colocar todas as cores, colocar a camiseta dentro da água fervendo com sal e deixar por uns 20 minutos.
- Retirar as camisas, esperar esfriar , desenrolar o cordão e colocar para secar.
Fonte: https://ferrazisadora.wordpress.com/2013/09/30/customizando-tie-dye-mandala/
Enunciado:
ARTE TÊXTIL
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(Unesp) O cogumelo shimeji (Pleurotus ostreatus) aos poucos vai se incorporando à culinária das grandes cidades brasileiras. Encontrado facilmente em supermercados, é usado como principal ingrediente de molhos, refogados, risotos e outros pratos.
Sobre o cogumelo shimeji, foram feitas as assertivas:
1. Trata-se de um fungo, um organismo heterótrofo que não faz fotossíntese e não produz seu próprio alimento.
2. Por ser um fungo, não sintetiza proteínas e carboidratos, tendo baixo valor nutricional.
Sobre essas assertivas, é correto dizer que