(UFJF) Desde a Grécia antiga, filósofos e cientistas vêm levantando hipóteses sobre a constituição da matéria. Demócrito foi uns dos primeiros filósofos a propor que a matéria era constituída por partículas muito pequenas e indivisíveis, as quais chamaram de átomos. A partir de então, vários modelos atômicos foram formulados, à medida que novos e melhores métodos de investigação foram sendo desenvolvidos. A seguir, são apresentadas as representações gráficas de alguns modelos atômicos:
Assinale a alternativa que correlaciona o modelo atômico com a sua respectiva representação gráfica.
Questões relacionadas
- Física | B. Força Magnética
(UEFS) Uma partícula, de carga elétrica positiva q = 5μC e massa m = 10-10kg, penetra em um campo magnético uniforme de intensidade B = 10T, com velocidade de módulo v = 104m/s, perpendicularmente ao campo magnético. A intensidade da força magnética que atua sobre a partícula, em 10-1N, e o raio da trajetória circular descrita pela partícula em cm, são iguais, respectivamente, a
- Física
Três cargas elétricas puntiformes qa qb e qc estão fixas, respectivamente, nos vértices A B e C de um triângulo isósceles,conforme indica a figura abaixo.
Considerando Fa o módulo da força elétrica de interação entre as cargas qa e qc Fb o módulo da força elétrica de interação entre as cargas qb e qc e sabendo-se que a força resultante sobre a carga qc é perpendicular ao lado AB e aponta para dentro do triângulo, pode-se afirmar, certamente,que a relação entre os valores das cargas elétricas é
Quando necessário, use:
g=10 m/s2
sen37°=0,6
cos37°0,8
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
(CPS) “Aves tecem seu mundo em ninhos, a partir de galhos, capins, lãs, musgos, crinas de cavalo, entre outros materiais (...). A diversidade arquitetônica dos ninhos é usada para desvendar a complexa genealogia das aves canoras da América do Sul (...). Investigações em curso, inclusive um artigo publicado na revista Science no início deste ano, mostram que as aves usam a decoração dos ninhos para competir por companheiros e se comunicar entre si, com mais frequência do que se conhecia.”
(Por Nina Baí, in Scientific American Brasil/ Set. 2011/ p.58)
O texto acima retrata um conceito ecológico fundamental apresentado pelas aves. Quanto ao conceito ecológico (CE) e às aves (A), podemos dizer que são, respectivamente:
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Entrevista Almir Suruí
Não temos o direito de ficar isolados
Soa contraditório, mas a mesma modernidade que quase dizimou os suruís nos tempos do primeiro contato promete salvar a cultura e preservar o território desse povo. Em 2007, o líder Almir Suruí, de 37 anos, fechou uma parceria inédita com o Google e levou a tecnologia às tribos. Os índios passaram a valorizar a história dos anciãos. E a resguardar, em vídeos e fotos on-line, as tradições da aldeia. Ainda se valeram de smartphones e GPS para delimitar suas terras e identificar os desmatamentos ilegais. Em 2011, Almir Suruí foi eleito pela revista americana Fast Company um dos 100 líderes mais criativos do mundo dos negócios.
ÉPOCA - Quando o senhor percebeu que a internet poderia ser uma aliada do povo suruí?
Almir Suruí - Meu povo acredita no diálogo. Para nós, é uma ferramenta muito importante. Sem a tecnologia, não teríamos como dialogar suficientemente para propor e discutir os direitos e territórios de nosso povo. Nós, povos indígenas, não temos mais o direito de ficar isolados. Ao usar a tecnologia, valorizamos a floresta e criamos um novo modelo de desenvolvimento. Se a gente usasse a tecnologia de qualquer jeito, seria um risco. Mas hoje temos a pretensão de usar a ferramenta para valorizar nosso povo, buscar nossa autonomia e ajudar na implementação das políticas públicas a favor do meio ambiente e das pessoas.
RIBEIRO, A. Época, 20 fev. 2012 (fragmento).
As tecnologias da comunicação e informação podem ser consideradas como artefatos culturais. No fragmento de entrevista, Almir Suruí argumenta com base no pressuposto de que
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Interbits) Hoje em dia, muitos pais acreditam que, a partir de certa idade, devem delegar a educação de seus filhos à escola, pois já cumpriram seu papel até ali, e nada podem acrescentar para o filho, não melhor do que faria o colégio.
A questão é que estão enganados. Os pais são os melhores professores de seus filhos, e sempre serão. Mas quando digo professores, não me refiro aos ensinamentos de matérias como o português ou a matemática, e sim ao desenvolvimento de virtudes e capacidades relacionadas a todos os âmbitos de seu ser, pois sabemos que o ser humano não é apenas composto por seu lado racional (aqui me refiro aos aprendizados puramente escolares).
Fonte: <http://www.serfamilia.com.br/educacao/uma-parceria-ideal.html>. Acesso em 03 nov. 2012.
O discurso acima procura evidenciar a importância da família para a educação da criança. Do ponto de vista sociológico, o que está ocorrendo é: