A professora distribuiu aos alunos algumas fichas contendo, cada uma delas, uma descrição de características de uma organela celular.
Abaixo, as fichas recebidas por sete alunos.
Fernando | Giovana | |
Auxílio na formação de cílios e flagelos. | Associação ao RNAm para desempenhar sua função. | |
Carlos | Rodrigo | |
Síntese de proteínas que serão exportadas pela célula. | Síntese de alguns glicídios e modificação de proteínas, preparando-as para secreção. | |
Mayara | Gustavo | |
Digestão de componentes desgastados da própria célula. | Presença de equipamento próprio para síntese de proteínas. | |
Lígia |
|
|
Síntese de ácidos nucleicos. |
|
|
A professora também desenhou na quadra de esportes da escola uma grande célula animal, com algumas de suas organelas (fora de escala), conforme mostra a figura.
Ao comando da professora, os alunos deveriam correr para a organela cuja característica estava escrita na ficha em seu poder.
Carlos e Mayara correram para a organela indicada pela seta 7; Fernando e Rodrigo correram para a organela indicada pela seta 5; Giovana e Gustavo correram para a organela indicada pela seta 4; Lígia correu para a organela indicada pela seta 6.
Os alunos que ocuparam o lugar correto na célula desenhada foram: