Considerando as figuras precedentes, que mostram os cortes de duas células cujos componentes são identificados pelos números de I a VIII, julgue o item subsequente.
O centríolo (identificado por VII) está associado à divisão celular e à formação de cílios e flagelos; a ocorrência de mutações nos genes que codificam as proteínas que o compõem pode causar anormalidades no desenvolvimento embrionário humano.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto que conta como era o relacionamento entre dois irmãos: Pedro e Joana.
Resolva a questão
___________________________________
Pois eram dois irmãos: um menino, o Pedro. E uma menina, a Joana. Eles viviam com os pais, seu Setúbal e dona Brites. E os problemas que eles tinham não eram diferentes dos problemas de todos os irmãos. Por exemplo...
Pedro pegava a bola para ir jogar futebol, lá vinha Joana:
- Eu também quero jogar!
Pedro danava:
- Onde é que já se viu mulher jogar futebol?
- Ué, toda hora eu vejo! Tem até jogo de artista de televisão! E mesmo que não visse... Uma vez é a primeira!
- Eu é que não vou levar você! O que é que meus amigos vão dizer?
- E eu estou ligando para o que os seus amigos vão dizer?
- Pois eu estou. Não levo e pronto!
Joana ficava furiosa, batia as portas, chutava o que encontrasse no chão, fazia cara feia.
Dona Brites ficava zangada.
- Que é isso, menina? Que comportamento! Menina tem que ser delicada, boazinha...
- Boazinha? Pois sim! – respondia Joana de maus modos.
Às vezes Pedro chegava da rua todo esfolado, chorando.
- Que é isso? – espantava-se seu Setúbal. – O que foi que aconteceu?
- Foi o Carlão! Foi o besta do Carlão! Me pegou na esquina – choramingava Pedro.
- E você? O que foi que você fez? (...) E vamos parar com essa choradeira! Homem não chora!
Pedrinho desapontava:
- Eu estou chorando é de raiva! É de ódio!
Joana se metia:
- Homem é assim mesmo! Quando a gente chora é porque é mole, é boba, é covarde. Agora, homem quando chora é de ódio...
Pedro ficava furioso, queria bater na irmã. Dona Brites entrava no meio:
- Que é isso, menino? Numa menina não se bate nem com uma flor...
Pedro ia embora, pisando duro. (...)
E as brigas se repetiam sempre.
Quando Joana subia na árvore para apanhar goiaba, Pedro implicava:
- Mãe, olha a Joana encarapitada na árvore. Parece um moleque!
- Moleque é o seu nariz! – gritava Joana. –Você toda hora está em cima da árvore, por que é que eu não posso?
- Não pode porque é mulher! Por isso é que não pode. E não adianta vir com conversa mole, não! Mulher é mulher, homem é homem! (...)
Mas nas outras coisas eles eram bem amigos: jogavam cartas, viam televisão juntos, iam ao cinema...
ROCHA, Ruth. Faca sem ponta, galinha sem pé. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983. p.1-7.
Nesse texto, há vários diálogos.
(A) De que forma as falas das personagens foram marcadas nos diálogos?
(B) Releia este parágrafo:
- Foi o Carlão! Me pegou na esquina – choramingava Pedro.
Circule a parte que não faz parte da fala de Pedro. Qual a função dessa parte no texto?
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text.
Fill in the blanks with the information from the text.
Mary and Joe are talking about ___________. Mary has __________ pets: ___________________. Mary has ________dogs. Their names are ________________. She has ____________ fish. They are __________________. She has ____ cats, too. Their names are ________________.
- Arte - Fundamental | 04. Arte Pré-Cabralina
Antigas tecnologias arquitetônicas
Materiais
- Computadores para pesquisa
- Projetores
- Acesso à Internet
Atividade
- Divida a turma em 5 grupos;
- Cada grupo deverá pesquisar as diferentes formas de construção e habitação das tribos listadas a seguir.
- Os grupos deverão fazer uma apresentação para a sala, contemplando os itens sugeridos:
- Nome da tribo, localização, população atual
- Imagens encontradas
- Características das habitações e do espaço comunitário
- Como as habitações influenciam o modo de vida desses povos
Links e tribos indicadas para a pesquisa
- Yawapiti – Sites com informações: <https://pib.socioambiental.org/pt/povo/yawalapiti/1192>; <http://arquitetofala.blogspot.com.br/2011/12/arquitetura-indigena-no-brasil.html>. Acesso em: 23 fev. 2017.
- Yanomami – Sites com informações:< https://pib.socioambiental.org/pt/povo/yanomami/578>; <http://arquitetofala.blogspot.com.br/2011/12/arquitetura-indigena-no-brasil.html>. Acesso em: 23 fev. 2017.
- Marubo – Sites com informações:< https://pib.socioambiental.org/pt/povo/marubo/754>; <http://www.unigran.br/ciencias_exatas/conteudo/ed3/artigos/02.pdf.>. Acesso em: 23 fev. 2017.
- Tiriyó – Sites com informações: <https://pib.socioambiental.org/pt/povo/tiriyo/668>; <http://www.unigran.br/ciencias_exatas/conteudo/ed3/artigos/02.pdf.>. Acesso em 23 fev. 2017.
- Tukano – Sites com informações: <https://pib.socioambiental.org/pt/povo/tukano/1504>; <http://www.unigran.br/ciencias_exatas/conteudo/ed3/artigos/02.pdf.>. Acesso em: 23 fev. 2017.
Ao término dos trabalhos, faça um debate comparativo com a turma, pensando nas habitações do Brasil atual, suas aproximações e distanciamentos. Além disso, podem ser levantados os aspectos mais interessantes das apresentações.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Look at the map of the city and fill in the sentences with NEXT TO, ACROSS FROM or BETWEEN.
Enunciado:
- The school is __________________________ the park and the voting place.
- The grocery store is ______________________ the library.
- The store is _____________________________ the voting place.
- Mrs White’s house is ________________________ the car wash.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o poema a seguir e responda a questão.
Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...
O homem, a fera e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres da fome e de fadigas:
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.
Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo. Envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem,
Na glória de alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!
Olavo Bilac (Rio de Janeiro/RJ – 1865-1918)
Disponível em: <http://pensador.uol.com.br/poemas_olavo_bilac>. Acesso em: 15 mar. 2012. (Adaptado).
Leia o verso a seguir.
Dando sombra e consolo aos que padecem!
Classifique a oração subordinada destacada de acordo com o termo que completa sintaticamente um sentido do verbo da oração anterior