Sabemos que existem vários tipos de arte e que ela está sempre presente em vários momentos e lugares de nossa vida. Você sabe por que o homem faz arte e para a arte é necessária ao mundo?
Questões relacionadas
- Arte | 2. Pré-História
Pintura Rupestre.
Disponível em: http://www.fashionbubble2.com/wp-content/uploads/2008/12/cena-de-caca-pre-historica.jpg. Acesso em 2/maio/2009.
A arte é quase tão antiga quanto o ser humano. A função decisiva da arte nos seus primórdios foi a de conferir poder mágico: poder sobre a natureza, poder sobre os inimigos, poder sobre o parceiro de relações sexuais, poder sobre a realidade, poder exercido no sentido de um fortalecimento da coletividade humana. Nos alvores da humanidade, a arte pouco tinha a ver com a “beleza” e nada tinha a ver com a contemplação estética, com o desfrute estético: era um instrumento mágico, uma arma da coletividade humana em sua luta pela sobrevivência. Por exemplo, a figura apresentada de uma pintura rupestre comprova que as pinturas de animais nas cavernas tinham a função de ajudar a dar ao caçador um sentido de segurança e superioridade sobre a presa.
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Guanabara, p. 45. (adaptado).
Com base nas informações do texto, conclui-se que a arte, nos seus primórdios, tinha a função de
- Física
Atualmente, os combustíveis mais utilizados para o abastecimento dos carros de passeio, no Brasil, são o etanol e a gasolina. Essa utilização somente é possível porque os motores desses automóveis funcionam em ciclos termodinâmicos, recebendo combustível e convertendo-o em trabalho útil.Com base nos conhecimentos sobre ciclos termodinâmicos, assinale a alternativa que apresenta corretamente o diagrama da pressão P versus volume V de um motor a gasolina.
- Geografia | 1. Introdução ao Pensamento Geográfico
Ações de educação patrimonial são realizadas em diferentes contextos e localidades e têm mostrado resultados surpreendentes ao trazer à tona a autoestima das comunidades. Em alguns casos, promovem o desenvolvimento local e indicam soluções inovadoras de reconhecimento e salvaguarda do patrimônio cultural para muitas populações.
PELEGRINI, S. C. A.; PINHEIRO, A. P. (Orgs.). Tempo, memória e patrimônio cultural.
Piauí: Edupi, 2010.
A valorização dos bens mencionados encontra-se correlacionada a ações educativas que promovem a(s)
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
A tabela mostra o ponto de ebulição da água e a pressão atmosférica em diversas altitudes.
Altitude (m)
Pressão atmosférica (cmHg)
Ponto de ebulição da água (ºC)
0
76
100
500
72
98
1000
67
97
1500
64
95
2000
60
93
2500
56
92
9000
24
70
Ao armar acampamento durante a escalada, um alpinista verifica em seus instrumentos que a pressão atmosférica local é de 60 cmHg e a temperatura ambiente é de 10 °C. Esse alpinista deseja ferver 200 g de água (calor específico 1 cal/g°C), que se encontra à temperatura ambiente, utilizando para isso um fogão que fornece 200 cal/s.Considerando as perdas de energia térmica (para o ambiente e para o recipiente) correspondentes a 50% da energia fornecida, pode-se afirmar que o aquecimento demorará
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
Uma empresa fabricante de suco que envasava o produto em frascos de vidro passou a fazer o envasamento em um novo vasilhame plástico com capacidade de 2/3 do frasco anterior.
A lanchonete revendedora enche de suco um copo com capacidade de 1/5 do frasco de vidro.
A quantidade de copos de suco (inteiro + fração) que a lanchonete obtém com um frasco do novo vasilhame é igual a