Importantes fenômenos naturais e tecnológicos estão associados à ocorrência de fenômenos químicos. A seguir, são dados exemplos de reações químicas.
(a) SO2(g) + O2(g) -> SO3(g)
(b) H2S + Br2 + H2O -> H2SO4 + HBr
Considerando as reações químicas dadas, julgue as afirmações a seguir:
I. Ambas são exemplos de reações de oxidação e redução.
II. A reação (a) está envolvida no processo de formação da chuva ácida.
III. Na reação (b), a molécula de bromo é o agente redutor.
Marque a alternativa CORRETA:
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Aparentemente sua proposta de uma teoria da justiça vem em resposta ao utilitarismo clássico. O ponto principal dessa divergência está na adoção de uma posição original que rejeita por completo o princípio da maximização da utilidade dada pelo utilitarismo. Rawls, por acreditar que essa ideia contradiz a base da democracia liberal, opõe-se aos utilitaristas quando afirma que “algo é justo, por exemplo, um sistema social, se for aprovado por um espectador idealmente racional e imparcial que ocupa um ponto de vista geral e possui todo o conhecimento pertinente das circunstâncias”, e que, portanto, essa sociedade será bem-ordenada se for aprovada por esse observador.
QUINTANILHA, Flavia Renata. A concepção de justiça de John Rawls. Intuitio, v. 3, n. 1, p. 33-44, 2010.
No texto, a crítica tecida por John Rawls tem como base o argumento de que a filosofia utilitarista desconsidera os(as)
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Mas plantar pra dividir
Não faço mais isso, não.
Eu sou um pobre caboclo,
Ganho a vida na enxada.
O que eu colho é dividido
Com quem não planta nada.
Se assim continuar
vou deixar o meu sertão,
mesmo os olhos cheios d‘água
e com dor no coração.
Vou pró Rio carregar massas
pros pedreiros em construção.
Deus até está ajudando:
está chovendo no sertão!
Mas plantar pra dividir,
Não faço mais isso, não.
VALE, J; AQUINO, J. B. Sina de caboclo. São Paulo: Polygram, 1994 (fragmento).
No trecho da canção, composta na década de 1960, retrata-se a insatisfação do trabalhador rural com
- Filosofia | 5.1 Filosofia no Século XIX
TEXTO I
Às ações de pensar que só têm a mente humana com a causa chamamos de volições. A mente humana, enquanto é concebida como causa suficiente para produzir tais ações, é chamada vontade. [...] Deve-se notar que, embora a alma humana seja determinada pelas coisas exteriores para afirmar ou negar, não é determinada a ponto de ser constrangida por elas, mas permanece livre, pois nenhuma coisa tem a capacidade de destruir a essência dela.
ESPINOSA, B. Pensamentos metafísicos. São Paulo: Clube dos Autores, 2020 (adaptado).
TEXTO II
Não é apenas nos fenômenos semelhantes ao seu, entre os homens e os animais, que reencontramos como essência íntima esta mesma vontade. (...) Pode-se vê-la na força que faz crescer e vegetar a planta e cristalizar o mineral; na comoção que ocorre no contato de dois metais heterogêneos (...) e até mesmo na gravidade que age com tanto poder sobre toda matéria e que atraia pedra para a Terra assim com a Terra para o Sol.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e representação. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007 (adaptado).
Baruch Espinosa e Arthur Schopenhauer, notáveis filósofos, analisaram o que para eles seria “vontade”. Ao ler os trechos extraídos das obras desses teóricos, percebe-se que
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Um paciente precisa ser submetido a um tratamento, sob orientação médica, com determinado medicamento. Há cinco possibilidades de medicação, variando a dosagem e o intervalo de ingestão do medicamento. As opções apresentadas são:
A: um comprimido de 400 mg, de 3 em 3 horas, durante 1 semana;
B: um comprimido de 400 mg, de 4 em 4 horas, durante 10 dias;
C: um comprimido de 400 mg, de 6 em 6 horas, durante 2 semanas;
D: um comprimido de 500 mg, de 8 em 8 horas, durante 10 dias;
E: um comprimido de 500 mg, de 12 em 12 horas, durante 2 semanas.
Para evitar efeitos colaterais e intoxicação, a recomendação é que a quantidade total de massa da medicação ingerida, em miligramas, seja a menor possível.
Seguindo a recomendação, deve ser escolhida a opção:
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Estudos sobre comunidades de espécies em ilhas têm levado ao desenvolvimento de princípios gerais sobre a distribuição da diversidade biológica, como o modelo representado na figura a seguir.
A partir da interpretação da figura pode-se concluir que: