Mas plantar pra dividir
Não faço mais isso, não.
Eu sou um pobre caboclo,
Ganho a vida na enxada.
O que eu colho é dividido
Com quem não planta nada.
Se assim continuar
vou deixar o meu sertão,
mesmo os olhos cheios d‘água
e com dor no coração.
Vou pró Rio carregar massas
pros pedreiros em construção.
Deus até está ajudando:
está chovendo no sertão!
Mas plantar pra dividir,
Não faço mais isso, não.
VALE, J; AQUINO, J. B. Sina de caboclo. São Paulo: Polygram, 1994 (fragmento).
No trecho da canção, composta na década de 1960, retrata-se a insatisfação do trabalhador rural com
Questões relacionadas
- Biologia | E. Nervoso
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem, referentes ao sistema nervoso.
( ) O primeiro grupo de animais multicelulares a apresentar um sistema nervoso foi o dos anelídeos.
( ) Em animais multicelulares, as células nervosas, os neurônios, são especializados para receber informação, codificá-la e transmiti-la a outras células.
( ) Um sistema nervoso difuso é característico dos invertebrados com simetira bilateral primária.
( ) Nos vertebrados, o cérebro e o cerebelo fazem parte do sistema nervoso central, enquanto o bulbo raquidiano, a ponte e a medula espinhal fazem parte do sistema nervoso periférico.
( ) Nos vertebrados, o sistema nervoso encontra-se posicionado na região dorsal.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia os textos.
Texto I
Os preguiçosos
Dois preguiçosos estão sentados, cada um na sua cadeira de balanço, sem vontade nem de balançar. Um deles diz:
— Será que está chovendo?
O outro:
— Acho que está.
— Será?
— Não sei.
— Vai lá fora ver.
— Eu não. Vai você.
— Eu não.
— Chama o cachorro.
— Chama você.
— Tupi!
O cachorro entra da rua e senta entre os dois preguiçosos.
— E então?
— O cachorro tá seco...
VERISSIMO, Luis Fernando. Santinho.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
Texto II
João e Maria
Não sabiam, os coitadinhos, que a velha era uma bruxa que comia crianças e, para atraí-las, tinha construído a casinha de doces. Agora ela esfregava as mãos, satisfeita.
— Estão em meu poder, não podem me escapar. Porém, estão um pouco magros. É preciso fazer alguma coisa. [...]
Grimm, Irmãos. João e Maria.
Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001614.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2017.
Considerando os gêneros de ficção, verifica-se que:
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UNIFACS) Toda vez que expiramos, damos partida no automóvel, acendemos uma lâmpada, ou fazemos qualquer coisa, lançamos dióxido de carbono na atmosfera. O carvão, o petróleo e o gás natural que movimentam a economia dos países industrializados contêm todos eles carbono incorporado a plantas há centenas de milhões de anos, e esse carbono agora está voltando à atmosfera através das chaminés, dos canos de escapamento e das queimadas. O CO2 é o principal, dentre os diversos gases gerados por atividade humana, que aumenta a capacidade da atmosfera em reter calor. O metano emitido por rebanhos de gado e aterros sanitários, assim como os clorofluorcarbonos, CFCs, usados em alguns modelos de geladeira e aparelho de ar condicionado, são outros desses gases. Por ano, a humanidade despeja na atmosfera cerca de 9 bilhões de toneladas de carbono. Desse total, 88% vêm da queima de combustíveis fósseis e da fabricação de cimento.
O resto é de reflorestamento. No entanto, menos da metade dessa emissão bruta permanece na atmosfera e contribui para o aquecimento do Planeta. A estação de pesquisa na floresta Harvard, no estado de Massachusetts, não é o único local em que a natureza está respirando fundo. Pois são as florestas, os campos e os oceanos que funcionam como sorvedouros de carbono. Eles reabsorvem metade de CO2 que emitimos, freando o seu acúmulo na atmosfera e adiando os efeitos no clima. (APPENZELLER, 2011, p. 44-47).
Sobre o funcionamento de dispositivos que contribuem com o retorno de carbono na atmosfera terrestre, é correto afirmar:
- História
Os clamores da revolta e da destruição de Nínive, registrados na Bíblia, devem-se:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
REDES SOCIALES, APPS Y OTRAS TECNOLOGÍAS DEFINIRÁN A LAS FIESTAS DEL FUTURO
Ciudad de México.- En conjunto con Future Foundation, J&B realizó un estudio conducido por Opinium Research en el que se establecen varios datos que indican cómo _____________ (ser) las fiestas en el futuro, a través de indicadores como los hábitos de consumo y de comunicación. Uno de los resultados es que para 2015 el 95% de la población entre 18 y 34 años___________ (tener) presencia en por lo menos una red social. Además, se concluyó que los siguientes factores son los que ______________(definir) a una fiesta del futuro: – La posibilidad de descargar inmediatamente las canciones del DJ a un reproductor MP3 o smartphone. – Mezclar diversos ingredientes en una pantalla para que un cóctel sea servido al instante. – Hologramas 3D de videos musicales proyectados al centro de la fiesta. – Crear pistas flotantes de baile. De acuerdo con las características antes mencionadas, las fiestas __________(ser) hiper-enlazadas (porque los usuarios ________________(estar) hiper-conectados) y ____________(ter) un estilo al que definen como fiesta-concierge (término que se refiere al hecho de que los consumidores disfruten de festejos hechos de acuerdo con su personalidad). Disponible en: http://goo.gl/o3WJ9A. Acceso el: 31 mar. 2015. (Fragmento)
El texto habla sobre cómo las redes sociales, apps y demás tecnologías definirán las fiestas en el futuro. La secuencia que completa correctamente el texto es: