Estudos sobre comunidades de espécies em ilhas têm levado ao desenvolvimento de princípios gerais sobre a distribuição da diversidade biológica, como o modelo representado na figura a seguir.
A partir da interpretação da figura pode-se concluir que:
Questões relacionadas
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(UNIT)
Um em cada cinco americanos fará o impensável neste verão setentrional, xixi na piscina, o que causa o surgimento de substâncias químicas tóxicas, embora em quantidades muito pequenas. Mas como a água contém cloro e ácido hipocloroso, HClO, não há problemas. Segundo um engenheiro químico da Pardue University, a função do cloro é matar bactérias, entretanto algumas substâncias dissolvidas reagem com ácido úrico e produzem cloreto de cianogênio, ClCN, e cloreto de nitrogênio, NCl3, substâncias tóxicas presentes em todas as amostras de água de piscina colhidas durante dez anos. Durante competições esportivas de natação um estudo mostrou que os níveis de cloreto de nitrogênio aumentaram quatro vezes. Cientistas constataram que a exposição de nadadores e salva-vidas torna-os sujeitos a asma e outros problemas respiratórios, embora essas correlações exijam mais estudos.
Os resultados dos estudos elaborados pela Universidade de Pardue permitem considerar:
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(Upe-ssa 1) Leia o texto a seguir:
Nos últimos anos, vem crescendo a compreensão de que a membrana, de aspecto frágil ao microscópio, desempenha funções bem mais complexas que a de somente separar o conteúdo interno do meio externo das células. Uma origem embrionária comum pode explicar o fato de a membrana dos macrófagos e a das micróglias compartilharem as mesmas propriedades elásticas. Ambas as células são provenientes da mesoderme; além disso, têm de suportar forças intensas e grande deformação da superfície durante a fagocitose, o que justifica membranas mais resistentes. Assim, as propriedades elásticas da membrana conservam uma relação direta com a função da célula no organismo.
Fonte: http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/11/18/fronteiras-fluidas/ (Adaptado).
Sobre isso, é CORRETO afirmar que
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
A figura apresenta um processo alternativo para obtenção de etanol combustível, utilizando o bagaço e as folhas da cana-de-açúcar. Suas principais etapas são identificadas com números.
Em qual etapa ocorre a síntese desse combustível?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
exto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) Qual é a pessoa que vocês mais admiram? Por quê?
b) O que essa pessoa faz para que vocês a admirem tanto?
2. Segundo passo
2.1. Professor, peça aos alunos que escrevam no quadro nomes que eles admiram.
Personagem
Na música
Na escola
Na família
2.2. Reflita com os alunos.
Existem pessoas que, com suas atitudes, vão se tornando importantes para nossa vida.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o jogador Neymar.
Leia para os alunos o texto que fala sobre o jogador Neymar.
Na correria do dia a dia, seria fácil pensar nos próprios problemas, esquecer as mazelas do mundo e tocar a vida sem grandes preocupações, certo? Mas isso não se aplica a alguns famosos que gostam de reservar parte do seu tempo para fazer boas ações e ajudar quem precisa. Craque no campo, Neymar também bate um bolão quando o assunto é ajudar ao próximo. Em 2014, ele inaugurou o "Instituto Projeto Neymar Jr.” no litoral de São Paulo. Sempre que tem oportunidade, o atacante da seleção brasileira fala sobre o complexo esportivo que oferece salas para alfabetização em inglês e espanhol, salas de leitura, cinema, informática e de cursos profissionalizantes. Isso tudo sem contar o espaço médico e odontológico.
Disponível em:<http://www.purepeople.com.br/noticia/confira-cinco-famosos-que-dao-um-show-de-solidariedade-com-boas-acoes_a81988/1> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
3.2. Peça aos alunos que respondam às perguntas de acordo com o texto:
a) O que algumas pessoas famosas fazem além do trabalho que exercem?
b) O que vocês pensam sobre as atitudes dessas pessoas?
3.3. a) Peça aos alunos que sublinhem no texto o que o jogador Neymar faz para ajudar ao próximo.
b) O que vocês acham da atitude do Neymar?
c) Neymar é uma pessoa que vocês admiram? Por quê?
- História | 1.1 Pré-Colonial
(FUVEST) Eu por vezes tenho dito a V. A. aquilo que me parecia acerca dos negócios da França, e isto por ver por conjecturas e aparências grandes aquilo que podia suceder dos pontos mais aparentes, que consigo traziam muito prejuízo ao estado e aumento dos senhorios de V. A. E tudo se encerrava em vós, Senhor, trabalhardes com modos honestos de fazer que esta gente não houvesse de entrar nem possuir coisa de vossas navegações, pelo grandíssimo dano que daí se podia seguir.
Serafim Leite. Cartas dos primeiros jesuítas do Brasil, 1954.
O trecho acima foi extraído de uma carta dirigida pelo padre jesuíta Diogo de Gouveia ao Rei de Portugal D. João III, escrita em Paris, em 17/02/1538. Seu conteúdo mostra