Aponte uma das razões que favoreceu a implantação do regime monárquico no Brasil, após a independência.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Após longos anos, os cidadãos que portam alguma deficiência podem se divertir, estudar, conviver com outras pessoas em diferentes lugares e culturas. Os direitos da criança e do adolescente portadores de deficiência (ECA) foram garantidos. “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e convivência familiar e comunitária.” Disponível em: http://www.deficienteonline.com.br/lei-n-8-069-leis-e-normas-conheca-as-leis-e-normas-para-o-trabalhador-deficiente___38.html. Acesso em: 06 abril 2015.
Enunciado:
Essa lei torna a criança ou adolescente portador de necessidades especiais um cidadão que deve ser
- Matemática | 3.7 Logarítmicas
Em 2011, a costa nordeste do Japão foi sacudida por um terremoto com magnitude de
graus na escala Richter. A energia liberada E por esse terremoto, em kWh, pode ser calculada por
sendo
e R a magnitude desse terremoto na escala Richter. Considere
como aproximação para
Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 2 ago. 2012.
A energia liberada pelo terremoto que atingiu a costa nordeste do Japão em
em KWh, foi de
- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Texto base: Você fará a seguir a leitura de um trecho da peça A vida de Galileu, escrita pelo teatrólogo alemão Bertolt Brecht, na qual o matemático e astrônomo italiano do Renascimento reflete a respeito das descobertas científicas. Podemos traçar um paralelo entre a sua reflexão e o processo de mudanças no campo das ideias, da cultura e do cotidiano da sociedade europeia que ficou conhecido como Iluminismo. [...] o tempo antigo acabou, e começou um tempo novo. [...] [...] E surgiu um grande gosto pela pesquisa da causa de todas as coisas: saber por que cai a pedra, se a soltamos, e como ela sobe, se a jogamos para cima. [...] Pois onde a fé teve mil anos de assento, sentou-se agora a dúvida. Todo mundo diz: é, está nos livros – mas nós queremos ver com nossos olhos. BRECHT, Bertolt. Teatro completo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. p. 57.
Enunciado:
Leia os apontamentos.
I. Na peça, o personagem Galileu relata “o gosto pela pesquisa” ao longo do Renascimento, assim como no século das Luzes em que os teóricos afirmavam que o método científico era indispensável para chegar a conclusões “verdadeiras”.
II. Os iluministas elegeram como a principal forma de desvendar o funcionamento da natureza a observação e a experimentação. Galileu reforça que esse pensamento era recorrente no Renascimento ao afirmar o interesse em: “saber por que cai a pedra, se a soltamos, e como ela sobe, se a jogamos para cima. [...]
III. Galileu e os iluministas criticavam as explicações que eram dadas com fundamentos divinos.
Considere V para os itens que você julga verdadeiros e F para os itens falsos.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Assinale a alternativa em que o pronome relativo está empregado incorretamente
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
Foi realizada uma experiência, denominada de “Mudança instantânea de cor”, cujo procedimento foi o seguinte:
1) Dissolveu-se uma pastilha de permanganato de potássio (KMnO4) em um becker contendo 40mL de água destilada, com formação da cor violeta.
2) A seguir, adicionou-se neste becker, 20mL de vinagre incolor, permanecendo a cor violeta.
3) Neste mesmo becker, adicionou-se 20mL de água oxigenada, H2O2 (10 vol.), e imediatamente a cor violeta desapareceu, ficando incolor.
4) Em outro becker, repetiu-se a etapa 1 desse procedimento, e logo a seguir adicionou-se 20mL de água oxigenada (10 vol.), ocorrendo a mudança da cor violeta para marrom.
Com relação a essa experiência, assinale a alternativa correta.