Foi realizada uma experiência, denominada de “Mudança instantânea de cor”, cujo procedimento foi o seguinte:
1) Dissolveu-se uma pastilha de permanganato de potássio (KMnO4) em um becker contendo 40mL de água destilada, com formação da cor violeta.
2) A seguir, adicionou-se neste becker, 20mL de vinagre incolor, permanecendo a cor violeta.
3) Neste mesmo becker, adicionou-se 20mL de água oxigenada, H2O2 (10 vol.), e imediatamente a cor violeta desapareceu, ficando incolor.
4) Em outro becker, repetiu-se a etapa 1 desse procedimento, e logo a seguir adicionou-se 20mL de água oxigenada (10 vol.), ocorrendo a mudança da cor violeta para marrom.
Com relação a essa experiência, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 05. Componentes Naturais
A imagem, que apresenta o planeta Marte, descreve uma trajetória percebida por nós (nos pontos de 1 a 5) como uma laçada, enquanto as estrelas ficam paradas.
Leia o texto a seguir. São apenas cinco os planetas que podemos enxergar aqui, na Terra, sem o auxílio de equipamentos: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Procurá-los no céu exige um pouco de prática, mas o ideal é buscar um local bem escuro. Assim, fica mais fácil enxergar os pontinhos de luz no céu. Para não confundir planetas com estrelas, vale saber que, enquanto os primeiros refletem um brilho fixo, as estrelas ficam piscando, ou, conforme o vocabulário utilizado em astronomia, cintilando. Há ainda outra diferença pontual entre eles: as estrelas ficam praticamente sempre na mesma posição. Já os planetas se deslocam em uma faixa onde se encontram as constelações do zodíaco, numa trajetória de laçada, como a de Marte, no exemplo mostrado acima. Planetas e estrelas - Um guia prático de carta celeste, Arjuna C. Panzera, Ed. UFMG. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/quais-planetas-podem-ser-vistos-terra-olho-nu-como-posso-diferencia-los-estrelas-astronomia-539185.shtml> Acesso em: 09 abr. 2014.
De acordo com o texto e a imagem:
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(UPE) Observe o texto e a figura ao lado: Imagine que você precisou entreter algumas crianças com a visualização de um vídeo sobre dinossauros. O trecho a seguir despertou perguntas.
...Dinossauro
Veio muito antes do meu ta ta taravô...
...Não é fácil de achar um fóssil
Ainda mais haver um ovo intacto
Imagina ver um desses vivo
Eu corria logo pro meu quarto...
http://www.mundobita.com.br/
As crianças querem saber:
- Por que não é fácil achar um fóssil?
- Por que dinossauros deixaram de existir?
- Por que é importante conhecê-los?
Assinale a alternativa que responde, de forma CORRETA, a uma das curiosidades das crianças.
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
(UFJF-PISM) Leia os trechos abaixo sobre o período da Guerra Fria e responda ao que se pede:
“A grande descoberta dos EUA foi que, para manter a hegemonia conquistada durante a Segunda Guerra, era necessário recuperar a economia e o tecido político europeu e japonês. Em vez de países frágeis, precisava de aliados para a Guerra Fria e consumidores para a sua indústria (muito maior do que as reais necessidades do seu mercado interno). O acordo de Bretton Woods, complementado pelo Plano Marshall, garantiu um volume de moeda que viabilizou a relação demanda-produção”.
PADRÓS, E. S. Capitalismo, prosperidade e Estado de Bem-Estar Social. In: O Século XX. O tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, p. 235.
“A oeste, graças ao avanço das tropas soviéticas até Berlim, foi possível, em primeiro lugar, anexar à URSS importantes territórios: os chamados Estados bálticos (Letônia, Estônia e Lituânia), a parte oriental da Polônia e uma porção da Romênia – transformada em República Soviética da Moldávia. (...). Na área da Europa Central (Polônia, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental e, depois, República Democrática Alemã (RS), Hungria, Romênia, Albânia, Bulgária e Iugoslávia), quase toda ocupada pelos exércitos soviéticos, a expectativa de Moscou era formar um cinturão de Estado no mínimo não hostis”.
REIS, D. A. O mundo socialista: expansão e apogeu. In: O Século XX. O tempo das dúvidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 17.
Em relação aos dois trechos selecionados é CORRETO afirmar que eles se referem:
- Química | A. Equilíbrio Químico
Às vezes, ao abrir um refrigerante, percebe-se que uma parte do produto vaza rapidamente pela extremidade do recipiente. A explicação para esse fato está relacionada à pertubação do equilíbrio químico existente entre alguns dos ingredientes do produto, de acordo com a equação:
CO2(g) + H2O(l)⇌H2CO3(aq)
A alteração do equilibrio anterior, relacionada ao vazamento do refrigerante nas condições descritas, tem como consequência a
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Leia as informações a seguir:
Não se sabe com certeza de onde vieram as brincadeiras, mas acredita-se que o brincar existe desde o surgimento do homem, pois com qualquer objeto pode-se criar um brinquedo ou uma brincadeira.
Muitas brincadeiras que conhecemos hoje são antigas e foram sendo ensinadas de geração em geração.
Veja alguns exemplos:
As crianças chinesas que viveram há mais de 2200 anos já brincavam com pipas.
No Brasil, a pipa tornou-se conhecida por volta de 1600 e foi trazida para cá pelos portugueses.
As crianças que viveram no Egito há mais de 4000 anos já se divertiam brincando de cabo-de-guerra, também com bonecas feitas de madeiras e com piões feitos de um barro chamado argila.
Além disso, elas gostavam de jogar bola montadas uma sobre os ombros das outras.
Entre as crianças gregas que viveram há mais de 2500 anos, a diversão principal era rolar grandes aros de metal com as mãos. Elas também se divertiam brincando com ioiôs.
Já os garotos romanos que viviam há cerca de 2000 anos gostavam de brincar com bolinhas de gude coloridas e também de colecioná-las.
A) Quais das brincadeiras antigas citadas no texto existem até hoje?
B) Escolha uma brincadeira do passado que ainda existe hoje e explique a forma como ela é realizada nos dias atuais.