Em 2011, a costa nordeste do Japão foi sacudida por um terremoto com magnitude de graus na escala Richter. A energia liberada E por esse terremoto, em kWh, pode ser calculada por sendo e R a magnitude desse terremoto na escala Richter. Considere como aproximação para
Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 2 ago. 2012.
A energia liberada pelo terremoto que atingiu a costa nordeste do Japão em em KWh, foi de
Questões relacionadas
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
Considere a seguinte sequência de códons de um segmento de RNA mensageiro:
AUG – CUC – UAU – CCC – GUC – GGG – AGG – UGA
Assinale a alternativa que contém os nomes do primeiro e do último aminoácido (sequência da esquerda para a direta) que estarão presentes na cadeia polipeptídica a ser formada.
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
(ENEM 2012 2ª APLICAÇÃO) No Brasil de hoje são falados por volta de 200 idiomas. As nações indígenas do país falam cerca de 180 línguas, e as comunidades de descendentes de imigrantes cerca de 30 línguas. Há uma ampla riqueza de usos, práticas e variedades no âmbito da própria língua portuguesa falada no Brasil, diferenças estas de caráter diatópico (variações regionais) e diastrático (variações de classes sociais) pelo menos. Somos, portanto, um país de muitas línguas, tal qual a maioria dos países do mundo (em 94% dos países são faladas mais de uma língua).
Fomos no passado, ainda muito mais do que hoje, um território plurilíngue. Cerca de 1078 línguas indígenas eram faladas quando aqui aportaram os portugueses, há 500 anos, segundo estimativas de Rodrigues (1993). Porém, o Estado português e, depois da independência, o Estado brasileiro, que o sucedeu, tiveram por política impor o português como a única língua legítima, considerando-a “companheira do Império”. A política linguística principal do Estado sempre foi a de reduzir o número de línguas, num processo de glotocídio (eliminação de línguas) por meio do deslocamento linguístico, isto é, de sua substituição pela língua portuguesa. Somente na primeira metade do século XX, segundo Darcy Ribeiro, 67 línguas indígenas desapareceram no Brasil — mais de uma por ano, portanto. Das cerca de 1 078 línguas indígenas faladas em 1 500, ficamos com aproximadamente 180 em 2000 (um decréscimo de 85%), e várias destas 180 encontram-se em estado avançado de desaparecimento.
Disponível em: www.cultura.gov. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).
As línguas indígenas contribuíram, entre outros aspectos, para a introdução de novas palavras no português do Brasil. De acordo com o texto apresentado, infere-se que a redução do número de línguas indígenas:
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(UFF) Sobre as transformações políticas do Leste Europeu, da URSS e do mundo socialista, a partir da década de 1980, é INCORRETO afirmar que:
- Matemática | 08. Análise Combinatória
Considere a configuração dos números dispostos nas colunas e linhas abaixo.
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(UFRGS) Considere o enunciado a seguir e as três propostas para completá-lo.
Flerning, um microbiologista, ao examinar placas de cultivo semeadas com bactérias, observou que elas eram incapazes de crescer perto de uma colônia de fungos contaminantes, A identificação posterior dos antibióticos comprovou a hipótese formulada pelo pesquisador de que os fungos produzem substâncias que inibem o crescimento das bactérias.
Sabendo-se que Fleming aplicou em sua pesquisa o método científico, é correto afirmar que
I. ele formulou uma hipótese de pesquisa tendo como base a observação de que as bactérias não proliferavam em determinado ambiente.
II. ele realizou experimentos de acordo com predições decorrentes da formulação de uma hipótese, ou seja, a de que substâncias produzidas por fungos inibem o crescimento bacteriano.
III. ele concluiu, baseado em suas reflexões sobre a reprodução de fungos, que a substância por eles produzida inibia a divisão mitótica de bactérias.
Quais estão corretas?