( ENEM 2009 CANCELADA ) No depósito de uma biblioteca há caixas contendo folhas de papel de 0,1 mm de espessura, e em cada uma delas estão anotados 10 títulos de livros diferentes. Essas folhas foram empilhadas formando uma torre vertical de 1 m de altura.
Qual a representação, em potência de 10, correspondente à quantidade de títulos de livros registrados nesse empilhamento?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.02 Relato
Texto base: A questão refere-se aos seguintes textos: Texto 1 (fragmentos) Safári no Jalapão 5 dias A região do Jalapão, situada a leste do Estado do Tocantins, é uma região ainda virgem, inexplorada e com paisagens espetaculares. Nossa expedição começa na capital do estado e segue por veredas e cerrados com influência da vegetação de caatinga. A infraestrutura conta com hospedagem alternativa – acampamento em tendas canadenses, às margens do Rio Novo, cozinha completa e veículos especiais para desbravar toda a região. Os inúmeros atrativos contemplados como a Cachoeira da Velha, as Dunas, o Fervedouro entre outros são visitados com o acompanhamento de uma equipe especializada disposta a realizar uma viagem inesquecível. 1º dia - ORIGEM / PALMAS – […] 2º dia - PALMAS – JALAPÃO: SERRA GERAL – CACHOEIRA DA VELHA – SAFARI CAMP […] 3º dia - JALAPÃO: SAFARI CAMP – CANOAGEM NO RIO NOVO – DUNAS – SAFARI CAMP […] 4º dia - JALAPÃO: SAFARI CAMP – FERVEDOURO – CACHOEIRA DO FORMIGA – MATEIROS – SAFARI CAMP (C,A,J) – Traslado até o Poço do Fervedouro (75 km em estrada de terra – aproximadamente 1h30min). Almoço. Saída em direção a Cachoeira do Formiga (15 km em estrada de terra). Traslado até Mateiros (25 km em estrada de terra – aproximadamente 40 min). Parada para compras do artesanato do Capim Dourado, bebidas. Retorno ao Safari Camp (50 km em estrada de terra – 1 hora). Jantar e pernoite. 5º dia - SAFARI CAMP – PALMAS / ORIGEM (C,A) – […] Disponível em: <www.venturas.com.br/diaadia.asp?id=41&cod=7581>. Acesso em: 15 maio 2014. Adaptado. Texto 2 Destino: Jalapão Nome: Bruno Vivenciei dias incríveis no Jalapão, sem dúvidas uma das melhores viagens que já fiz. É um grande privilégio poder conhecer locais tão preservados. O Jalapão é indescritível! É inimaginável em meio ao serrado nos deparar com paisagens como o Fervedouro ou o rio Formiga. Sem dúvida é uma região com grandes surpresas. Tive a oportunidade de conhecer um dos últimos rios de água potável remanescentes, avistar diversos tucanos, araras-canindé e até mesmo um pequeno grupo de araras-azuis. Esta é uma imagem que não vou esquecer tão cedo. É encantadora a paixão dos guias por seu trabalho e pelo Jalapão. A preocupação constante com o impacto mínimo possível motiva reflexões sobre nosso papel na preservação ambiental. É inspirador ver como pequenas atitudes fazem grandes diferenças. Fui sozinho para expedição, voltei com uma porção de novos amigos! O grupo foi sensacional! Não poderia ter sido melhor! Uma experiência incrível, transformadora! Obrigado e até a próxima viagem! Disponível em: <www.venturas.com.br/relatos/relatos.asp?id=41&id_dep=137>. Acesso em: 15 maio 2014.
Enunciado:
Leia as afirmações sobre os dois textos:
I. Os comentários do relato de viagem confirmam as expectativas criadas pelo roteiro.
II. A principal finalidade do texto 1 é relatar as experiências de um viajante.
III. O texto 2 é uma mistura de relato de viagem e roteiro de viagem.
Assinale a alternativa
- Matemática - Fundamental | 04. Frações
Texto base: .
Enunciado:
João, Marcelo e Eduardo foram desafiados a resolver o seguinte desafio: somar e . Do resultado, subtrair .
Acertou o desafio quem encontrou como resultado a expressão:
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UEFS) Três amostras de um mesmo líquido são introduzidas num calorímetro adiabático de capacidade térmica desprezível: uma de 12g, a 25°C, outra de 18g, a 15°C, e a terceira de 30g, a 5°C. A temperatura do líquido, quando se estabelecer o equilíbrio térmico no interior do calorímetro, é igual, em °C, a
- Biologia | 10.5 Cordados
(FUVEST 2013 1° FASE) A figura representa uma hipótese das relações evolutivas entre alguns grupos animais.
De acordo com essa hipótese, a classificação dos animais em Vertebrados e Invertebrados
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Giocondas gêmeas A existência de uma segunda pintura da Mona Lisa - a Gioconda, de Leonardo da Vinci - foi confirmada pelo Museu do Prado, em Madri, em fevereiro. O quadro era conhecido desde o século XVIII, mas tido como uma reprodução tardia do original. Um trabalho de restauração revelou que seu fundo de cor negra na verdade recobria a reprodução de uma típica paisagem da Toscana, como a pintada por Da Vinci. Radiografias mostraram que a tela é irmã gêmea do original, provavelmente pintada por discípulos do mestre, sob supervisão de Da Vinci, no seu ateliê de Florença, entre 1503 e 1506. Os dois quadros serão, agora, expostos no Louvre. Há, entretanto, diferenças: a florentina Lisa Gherardini ( Mona Lisa), aparentemente na meia-idade, parece mais moça na nova tela. O manto sobre o ombro esquerdo do quadro original surge como um véu transparente, e o decote aparece com mais nitidez. A descoberta reforça a tese de estudiosos, como o inglês Martin Kemp, de que assistentes de Da Vinci ajudaram na composição de telas importantes do mestre. Revista Planeta, ano 40, ed. 474, mar. 2012.
Enunciado:
Para cumprir sua função social, o gênero notícia precisa divulgar informações novas. No texto Giocondas gêmeas, além de ser confirmada a existência de uma tela gêmea de Mona Lisa e de serem destacadas as diferenças entre elas, o valor informativo do texto está centrado na