(ESPCEX) “A partir do século XI, a Europa Ocidental foi palco de uma série de mudanças: crescimento da população, avanço técnico, aumento da produtividade agrícola, intensificação do comércio entre o Ocidente e o Oriente e ascensão da burguesia (mercadores, armadores, banqueiros). Todas essas mudanças inspiraram uma nova visão do mundo, da arte e do conhecimento, impulsionando, assim, um movimento de grande renovação cultural, único na história do Ocidente: o Renascimento.”
(BOULOS JR, 2011)
São características do Renascimento:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
CASO SEJA IDENTIFICADA COMO INADEQUADA, escreva cada uma dessas expressões ADEQUADAMENTE seguindo a consulta realizada e a Regência de cada um dos verbos.
A Ambiguidade consiste em um vício de linguagem ao estabelecer em determinada mensagem dois sentidos, provocados pela má organização das palavras na frase. Além disso, a Ambiguidade pode ser também provocada no que chamamos de polissemia, na possibilidade de uma palavra apresentar vários sentidos em um contexto: algo duvidoso, incerto.
Analise o anúncio publicitário a seguir, do desodorante masculino produzido pela empresa Unilever – empresa fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes. Em seguida, responda as questões 33, 34 e 35.
- Filosofia | 2.3 Helenismo
Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.
No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim:
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAIS
- Jornal ou revistas
- Cola
- Tesoura
- Saco de plástico
- Folha de papel ofício.
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar um pouco sobre os Movimentos de vanguarda que surgiram na Europa no início do século XX. Cubismo, Dadaismo ,Surrealismo.
- Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cubismo
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Dada%C3%ADsmo
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Surrealismo
- Apresentar para os alunos o poeta Tristan Tzara que foi um dos iniciadores do Dadaísmo.
- Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tristan_Tzara
- “Como o Dadaísmo veio para abolir de vez a lógica, a organização, a postura racional, trazendo para a arte um caráter de espontaneidade e gratuidade total, segundo Tritan Tzara, foi na literatura que o ilogismo e a espontaneidade alcançaram sua expressão máxima: no último manifesto que divulgou, Tristan Tzara disse que o grande segredo da poesia é que “o pensamento se faz na boca”. Como uma afirmação desse tipo é evidentemente incompreensível, ele procurou orientar melhor os seus seguidores dando uma receita para fazer um poema dadaísta.”
- A proposta para esta aula será a criação de um poema dadaísta e apresentação do mesmo pelos alunos.
- O professor vai explicar para os alunos que eles deverão fazer um poema seguindo a receita dada por Tristan Tzara. O professor vai ler a receita para os alunos. Segue a receita:
- Pegue um jornal.
- Pegue uma tesoura.
- Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.
- Recorte o artigo.
- Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e coloque-as em um saco.
- Agite suavemente.
- Tire em seguida cada pedação um após o outro.
- Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.
- O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.
- Fonte: https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-20/dadaismo/
- Esta atividade deverá ser feita em duplas.
- A dupla vai escolher o artigo que vai trabalhar, recortar as palavras e enquanto um aluno tira as palavras do saco, o outro aluno vai colando na folha ofício, montando o poema.
- O professor deve instruir os alunos neste momento. Mostrar para os alunos que eles não devem alterar a ordem das palavras para dar sentido ao poema. O poema deve ficar sem sentido, sem lógica.
- Depois de escrito o poema, cada dupla deverá fazer uma apresentação para os colegas. Eles podem fazer a leitura do poema e encenar o que foi escrito. O professor deverá instruir os alunos neste momento, ajudando-os a definir como será sua apresentação.
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(MACKENZIE) Um homem daltônico e destro, filho de pai canhoto, casa-se com uma mulher de visão normal e canhota. O casal tem uma criança do sexo masculino, daltônica e destra. Considerando que o daltonismo é condicionado por um gene recessivo ligado ao X e o uso da mão esquerda é determinado por um gene autossômico recessivo, é correto afirmar que - Matemática | 12.3 Função Seno e Cosseno
Uma pessoa usa um programa de computador que descreve o desenho da onda sonora correspondente a um som escolhido. A equação da onda é dada, num sistema de coordenadas cartesianas, por
em que os parâmetros a,b,c são positivos. O programa permite ao usuário provocar mudanças no som, ao fazer alterações nos valores desses parâmetros. A pessoa deseja tornar o som mais agudo e, para isso, deve diminuir o período da onda.O(s) único(s) parâmetro(s) que necessita(m) ser alterado(s) é(são):