(UNESP) Em março de 1988, o modelo sindical levado por Lindolfo Collor para o Ministério do Trabalho completou 57 anos de idade. Em todos estes anos foi olhado com suspeita pelos empresários e com bastante desconfiança pelos grupos socialistas, comunistas e pela esquerda em geral. Atribuía-se sua criação, na década de 30, à influência das doutrinas autoritárias e fascistas então na moda.
(Letícia Bicalho Canêdo. A classe operária vai ao sindicato, 1988.)
Entre as características do modelo citado no texto, sobressaíam:
Questões relacionadas
- Química | 2.5 Oxirredução
Considere as reações envolvendo o sulfeto de hidrogênio representadas pelas equações seguintes:
I. 2H2S(g) + H2SO3(aq) -> 3S(s) + 3H2O(ℓ)
II. H2S(g) + 2H+(aq) + SO42-(aq) -> SO2(g) + S(s) + 2H2O(ℓ)
III. H2S(g) + Pb(s) -> PbS(s) + H2(g)
IV. 2H2S(g) + 4Ag(s) + O2(g) -> 2Ag2S(s) + 2H2O(ℓ)
Nas reações representadas pelas equações acima, o sulfeto de hidrogênio é agente redutor em
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UESB) Todas as nossas células são marcadas por uma vetusta servidão microbiana, e a disciplina dos antigos agentes de infecção foi aprisionada e passou a trabalhar no interior de nossas células. As plantas também contém bactérias permanentemente acasaladas. Os cloroplastos começaram como bactérias de vida livre, providas de paredes e que flutuavam livremente — as chamadas cianobactérias. Até a planta ou animal mais virginais têm um passado promíscuo, uma longa história de hipersexualidade — de acasalamentos bacterianos permanentes — nas profundezas de suas células. (MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 59).
Considerando os “acasalamentos bacterianos permanentes” presentes ao longo da evolução que deu origem ao grupo animal, é possível afirmar:
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(UFJF) Desde o descobrimento, a América Portuguesa recebeu inúmeros grupos sociais que ocuparam seu espaço acompanhando o lento processo de colonização. Do contato entre os grupos surgiu uma sociedade muito diferenciada, composta por diversos segmentos. A partir de listas de população elaboradas em 1831 para diversos municípios mineiros, apresentamos um quadro que representa uma amostra da população do sudeste brasileiro. Observe-o:
Composição geral da População
População branca
População escrava
População de cor livre (liberto/pardos/índios)
25%
55%
20%
Baseando-se nos dados acima, marque a afirmativa que está CORRETA acerca do processo de colonização do Brasil no século XVIII:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Felipe Guaman Poma de Ayala produziu uma obra ilustrada contando a vida do seu povo, os incas. Observe as imagens e leia as descrições apresentadas a seguir. 1) Cuidar dos animais, como o jovem pastor está fazendo na imagem __________, era tarefa comum para os camponeses. 2) O quipu, representado na imagem __________, era um sistema de cordas cheia de nós utilizado para fazer cálculos e transmitir mensagens ao Sapa Inca. 3) Embora os incas preferissem ampliar seu império por meio da reciprocidade, não há dúvida de que as batalhas, como a representada na imagem __________ cumpriram um papel importante na consolidação do Império. 4) A imagem __________ mostra um camponês vestido para a sua função: espantar os predadores da plantação.
Enunciado:
Associando cada uma das imagens às suas respectivas descrições, a sequência correta de números é:
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Question: Is there anything I can do to train my body to need less sleep?
Karen Weintraub
June 17, 2016
Many people think they can teach themselves to need less sleep, but they’re wrong, said Dr. Sigrid Veasey, a professor at the Center for Sleep and Circadian Neurobiology at the University of Pennsylvania’s Perelman School of Medicine. We might feel that we’re getting by fine on less sleep, but we’re deluding ourselves, Dr. Veasey said, largely because lack of sleep skews our self-awareness. “The more you deprive yourself of sleep over long periods of time, the less accurate you are of judging your own sleep perception,” she said.
Multiple studies have shown that people don’t functionally adapt to less sleep than their bodies need. There is a range of normal sleep times, with most healthy adults naturally needing seven to nine hours of sleep per night, according to the National Sleep Foundation. Those over 65 need about seven to eight hours, on average, while teenagers need eight to 10 hours, and school-age children nine to 11 hours. People’s performance continues to be poor while they are sleep deprived, Dr. Veasey said.
Health issues like pain, sleep apnea or autoimmune disease can increase people’s need for sleep, said Andrea Meredith, a neuroscientist at the University of Maryland School of Medicine. A misalignment of the clock that governs our sleep-wake cycle can also drive up the need for sleep, Dr. Meredith said. The brain’s clock can get misaligned by being stimulated at the wrong time of day, she said, such as from caffeine in the afternoon or evening, digital screen use too close to bedtime, or even exercise at a time of day when the body wants to be winding down.
Disponível em: http://well.blogs.nytimes.com. Acesso em: 15 set. 2021 (adaptado).
No primeiro parágrafo, a resposta da Drª Sigrid Veasey à questão “Is there anything I can do to train my body to need less sleep?” indica que