Um arquiteto está fazendo um projeto de iluminação de ambiente e necessita saber a altura que deverá instalar a luminária ilustrada na figura.
Sabendo-se que a luminária deverá iluminar uma área circular de 28,26 m2, considerando , a altura h será igual a:
Questões relacionadas
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
(FCMMG) Dois espelhos perpendiculares entre si estão posicionados em paredes verticais de um shopping. Mônica move-se entre eles na direção de Pedro, que está sentado num banco, também entre os espelhos, como mostrado na figura, vista do alto.
Pedro observa três imagens da Mônica, através dos espelhos, nas regiões R1, R2 e R3. O sentido do movimento de Mônica observado por Pedro na região R2 é representado pela seta:
- Física
Na figura, estão representadas, no plano XY, linhas equipotenciais espaçadas entre si de 1 V.
Considere as seguintes afirmações sobre essa situação.
I. O trabalho realizado pela força elétrica para mover uma carga elétrica de 1 C de D até A é de - 1 J.
II. O módulo do campo elétrico em C é maior do que em B.
III. O módulo do campo elétrico em D é zero.
Quais estão corretas?
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text and answer question
Smart Homes
My home is not very smart. It does not know when to start my coffee or how to clean the floor. It has difficulty distinguishing between a roaring grease fire and a steamy shower, which makes it a good thing it can't remember the number to call in an emergency. The only interaction I have with the house is when I must dance the Macarena in front of the motion detector to get my outside lights to come on.
What will be in the smart home of the future? These are my predictions for the home of the future. What are yours?
You infer that this text tells us about a / an __________________house.
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Materiais:
- Imagens de partes internas do corpo humano
- Giz de cêra
- Canetinha
- Lápis e borracha
- Tesoura e Cola
- Papel A4
Desenvolvimento:
Apresentar às crianças imagens de partes internas do corpo humano.
O professor poderá organizar tais imagens para serem apresentadas impressas e montadas em papel cartão preto.
Sugerimos as seguintes imagens:
Imagem 1 Imagem 2
Imagem 3 Imagem 4
Caso o professor considere realizar sua própria pesquisa de imagens considerar na escolha um resultado estético agradável que desperte o encantamento das crianças em relação a este mundo maravilhoso que é o corpo humano!
Primeiramente o professor deve fixar as imagens na parede da sala de aula, devidamente montadas em papel cartão preto ou branco e deixar que as crianças observem e construam suas suposições. Em seguida o professor pode orientar a elaboração de conceitos a partir de perguntas, tais como:
- O que vocês acharam destas imagens?
- Vocês já viram algo parecido? Com que elas se parecem?
- Revelar que são imagens do corpo humano e de que parte do corpo fazem parte.
- Perguntar às crianças quais as curiosidades presentes em cada imagem.
- Pedir para que demonstrem onde a linha e o ponto estão definidos nas imagens.
- Discutir sobre as cores. Se são cores que pertencem ao corpo conforme o imaginamos, se são cores surpreendentes para representarem algo que está dentro de nós ou se serão cores artificiais vinculadas por exemplo às cores da revelação fotográfica e que importância elas tem dentro das imagens, qual o papel das cores nestas imagens.
Em seguida distribuir duas folhas de papel branco A4, canetinha hidrocor e giz de cêra e pedir que façam dois desenhos observando as imagens. Estes desenhos poderão ser feitos nas cores que eles escolherem, sem necessariamente seguir o modelo de cores do original.
Em seguida cada um escolherá seu melhor desenho e explicará para turma porque o considera como o melhor entre os dois.
Já o segundo desenho poderá ser utilizado em grupo para recorte e montagem de uma linda colagem que certamente trará um belo resultado quanto à textura a partir da linha, do ponto e da cor.
Referências:
1. Imagem 1: O rim humano visto no microscópio
2. Imagem 2: As células sanguíneas vistas do microscópio
3. Imagem 3: Fibras Musculares
4. Neurônios maduros
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Enunciado:
Os números estão muito presentes em nossa vida nas situações retratadas nas imagens a seguir.
Em qual dessas situações o número foi utilizado como código?