Explicaê

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Materiais:  

 

 

  • Imagens de partes internas do corpo humano
  • Giz de cêra
  • Canetinha
  • Lápis e borracha
  • Tesoura e Cola
  • Papel A4

       

  Desenvolvimento:  

      

Apresentar às crianças imagens de partes internas do corpo humano.  

O professor poderá organizar tais imagens para serem apresentadas impressas e montadas em papel cartão preto.  

   

   

Sugerimos as seguintes imagens:  

   

  Imagem        Imagem  

              Imagem 1                                                    Imagem 2  

   

  Imagem        Imagem  

        Imagem 3                                  Imagem 4  

   

Caso o professor considere realizar sua própria pesquisa de imagens considerar na escolha um resultado estético agradável que desperte o encantamento das crianças em relação a este mundo maravilhoso que é o corpo humano!  

Primeiramente o professor deve fixar as imagens na parede da sala de aula, devidamente montadas em papel cartão preto ou branco e deixar que as crianças observem e construam suas suposições. Em seguida o professor pode orientar a elaboração de conceitos a partir de perguntas, tais como:  

   

  • O que vocês acharam destas imagens?
  • Vocês já viram algo parecido? Com que elas se parecem?
  • Revelar que são imagens do corpo humano e de que parte do corpo fazem parte.
  • Perguntar às crianças quais as curiosidades presentes em cada imagem.
  • Pedir para que demonstrem onde a linha e o ponto estão definidos nas imagens.
  • Discutir sobre as cores. Se são cores que pertencem ao corpo conforme o imaginamos, se são cores surpreendentes para representarem algo que está dentro de nós ou se serão cores artificiais vinculadas por exemplo às cores da revelação fotográfica e que importância elas tem dentro das imagens, qual o papel das cores nestas imagens.

     

Em seguida distribuir duas folhas de papel branco A4, canetinha hidrocor e giz de cêra e pedir que façam dois desenhos observando as imagens. Estes desenhos poderão ser feitos nas cores que eles escolherem, sem necessariamente seguir o modelo de cores do original.  

Em seguida cada um escolherá seu melhor desenho e explicará para turma porque o considera como o melhor entre os dois.  

Já o segundo desenho poderá ser utilizado em grupo para recorte e montagem de uma linda colagem que certamente trará um belo resultado quanto à textura a partir da linha, do ponto e da cor.  

  Referências:  

1. Imagem 1: O rim humano visto no microscópio  

  http://www.google.com.br/imgres?q=rim+no+microsc%C3%B3pio&um=1&hl=pt-BR&sa=G&rlz=1R2GFRE_pt-BRBR379&biw=1366&bih=546&tbm=isch&tbnid=uncMSF4nu2xSdM:&imgrefurl=http://www.pathology.com.br/instrutoria/linfoide.html&docid=0aOXyy9yoR3JBM&w=800&h=600&ei=z-IxTuX3KsG9tgfKiKmeDQ&zoom=1&iact=rc&dur=281&page=1&tbnh=123&tbnw=162&start=0&ndsp=21&ved=1t:429,r:2,s:0&tx=117&ty=71  

2. Imagem 2: As células sanguíneas vistas do microscópio  

  http://www.google.com.br/imgres?q=sangue+no+microsc%C3%B3pio&um=1&hl=pt-BR&rlz=1R2GFRE_pt-BRBR379&tbm=isch&tbnid=OEBrPZUFwmEFGM:&imgrefurl=http://143.107.180.237/cbme/index.php/news_site/imagens/biologia__1/citologia__1/celulas&docid=uQ2q7FLTj-TP1M&w=353&h=440&ei=WOMxToL0DZCWtwf67ZCIDQ&zoom=1&iact=hc&vpx=813&vpy=175&dur=12495&hovh=251&hovw=201&tx=114&ty=156&page=1&tbnh=129&tbnw=100&start=0&ndsp=19&ved=1t:429,r:10,s:0&biw=1366&bih=546  

3. Imagem 3: Fibras Musculares  

  http://www.google.com.br/imgres?q=fibras+musculares+no+microsc%C3%B3pio&um=1&hl=pt-BR&rlz=1R2GFRE_pt-BRBR379&biw=1366&bih=546&tbm=isch&tbnid=2rZx5evFlgbXkM:&imgrefurl=http://cabaergasrega.blogspot.com/2009/10/histologia-animal-tecidos-musculares.html&docid=dOm0Qjm1Bev99M&w=320&h=170&ei=weUxTtqjDo6Xtwf3zbyiDQ&zoom=1&iact=rc&dur=936&page=3&tbnh=83&tbnw=156&start=43&ndsp=23&ved=1t:429,r:7,s:43&tx=30&ty=26  

4. Neurônios maduros  

  http://www.google.com.br/imgres?q=neur%C3%B4nios+no+microsc%C3%B3pio&um=1&hl=pt-BR&sa=G&rlz=1R2GFRE_pt-BRBR379&biw=1366&bih=546&tbm=isch&tbnid=MtSJOg9xssgHVM:&imgrefurl=http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/2665/ciencia-e-tecnologia/estudo-pioneiro-da-ufrj-propoe-nova-terapia-para-mal-de-parkinson&docid=YJsRVjod2vmQKM&w=295&h=193&ei=necxTqGiKseEtgej_9D_DA&zoom=1