Enunciado:
Os números estão muito presentes em nossa vida nas situações retratadas nas imagens a seguir.
Em qual dessas situações o número foi utilizado como código?
Questões relacionadas
- Física
Considere um ebulidor, dispositivo usado nas residências para o aquecimento da água, é um exemplo bem ilustrativo de aplicação do efeito JOULE. Esse fenômeno foi estudado no século XIX pelo cientista James P. Joule e consiste na transformação da energia elétrica perdida pelas cargas da corrente elétrica em calor.Considere um ebulidor ligado a uma tensão de 120V imerso em um recipiente que contenha um litro de água a 20°C. Admitindo-se que todo o calor originado da resistência elétrica seja transferido à água, o valor da resistência do ebulidor para que a água atinja a temperatura de 100°C em 2,0 minutos será de, aproximadamente:
Considere: c = 4,18 J/g°C e d = 1 litro/kg
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Analise a imagem referente ao Domingo Sangrento, um conflito ocorrido na Rússia no ano de 1905. Disponível em: <http://goo.gl/xyttQ9>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
O Czar Nicolau II governou a Rússia mediante muitas insatisfações e revoltas populares.
a) Caracterize a situação social e econômica da Rússia no início do século XX.
b) Aponte quatro consequências do Domingo Sangrento para o contexto político na Rússia.
- História | 6.14 Guerra Fria
A Guerra do Vietnã, polêmico e violento conflito armado da segunda metade do século XX, envolveu as guerrilhas do Vietnã do Sul e o governo comunista do Vietnã do Norte. O conflito atingiu maiores proporções com a participação dos Estados Unidos da América (EUA) ao lado das tropas do Vietnã do Sul. Entretanto, foi também uma guerra com imagens, que divulgavam, amplamente e de forma crua, o sofrimento da população civil — crianças com os corpos queimados por napalm, mulheres violentadas, velhos feridos — e de jovens soldados americanos mutilados ou mortos e ensacados.
Considerando-se o fato histórico descrito, é correto afirmar que
- História - Fundamental | 13. A Expansão do Islã e os Reinos Africanos
Leia o texto a seguir:
— A cidade natal de Maomé tornou-se para os muçulmanos o que Jerusalém era para os cristãos. Para lá começaram a dirigir-se peregrinos — e até hoje todo muçulmano, pelo menos uma vez na vida, há de ir a Meca. E onde quer que esteja, faz sempre as suas orações com o rosto voltado para os lados de Meca.
As igrejas deles chamam-se mesquitas. Mas não rezam só nas mesquitas. Rezam 5 vezes por dia onde quer que estejam. Há nas mesquitas umas torres chamadas minaretes, onde uma espécie de sacerdotes, chamados muezins, sobem a certas horas para gritar ao povo: “Só há um Deus, que é Alá. Rezai, rezai!” Ao ouvirem isso, os muçulmanos largam do que estão fazendo e, seja em casa ou na rua, ajoelham-se com o rosto dirigido para os lados de Meca e oram, de cabeça inclinada para o chão. Muitos andam com um tapetinho enrolado — tapete de rezar — que estendem por terra cada vez que soa a voz do muezim. Essa religião cresceu rápido.
LOBATO, Monteiro. Histórias do mundo para crianças. São Paulo: Brasiliense, 1995. Adaptado.
Considerando o que você estudou sobre a Civilização Árabe e o Islamismo, é correto afirmar que:
- Literatura | 5.3 Contemporâneo
Casa dos Contos
& em cada conto te cont
o& em cada enquanto me enca
nto& em cada arco te a
barco& em cada porta m
e perco & em cada lanço t
e alcanço & em cada escad
a me escapo & em cada pe
dra te prendo & em cada g
rade me escravo & em ca
da sótão te sonho & em cada
esconso me affonso& em
cadaclaúdio te canto & e
m cada fosso me enforco &
ÁVILA, A. Discurso da difamação do poeta. São Paulo: Summus, 1978.
O contexto histórico e literário do período barroco- árcade fundamenta o poema Casa dos Contos, de 1975. A restauração de elementos daquele contexto por uma poética contemporânea revela que: