(FUVEST 2007 1ª FASE) Duas barras isolantes, A e B, iguais, colocadas sobre uma mesa, têm em suas extremidades, esferas com cargas elétricas de módulos iguais e sinais opostos. A barra A é fixa, mas a barra B pode girar livremente em torno de seu centro O, que permanece fixo. Nas situações I e II, a barra B foi colocada em equilíbrio, em posições opostas. Para cada uma dessas duas situações, o equilíbrio da barra B pode ser considerado como sendo, respectivamente,
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A violência contra as mulheres sempre foi um problema mundial. Por isso, a Organização das Nações Unidas, ONU, publicou os direitos da mulher, uma orientação que deve ser seguida por todos os países que fazem parte dessa organização. Após ler o texto acima, escolha um desses direitos e faça um comentário sobre a necessidade da garantia do mesmo em nossa sociedade.
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Trechos da entrevista com José Saramago, na extinta “A Bola Magazine”, concedida em 1998 – logo após o escritor se tornar o primeiro escritor em língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura.
BM - Porque é que o esporte em geral e o futebol em particular têm sido incompatíveis com a literatura? Quer dizer, o esporte não é propriamente um tema literário, pois não?
J.S. - Aqui entre nós, não é. Mas na América Latina é, e muito. Tem-se escrito, e muitíssimo bem, sobre o mundo do futebol.
BM - Mas qual o porquê de esse fenômeno ser tão localizado?
J.S. - Não sei como responder-lhe a essa pergunta. No caso da América Latina poderíamos atribuir isso à terrível paixão com que o jogo é vivido por lá.
BM - Que me lembre, dos 94 Prêmios Nobel da Literatura que o precederam, apenas um, Camilo José Cela, escreveu assumidamente em redor do esporte no seu “Onze Contos de Futebol”. Alguma vez lhe passaria pela cabeça escrever contos sobre futebol?
J.S. - Não… Não. E a razão é simples: trata-se de um mundo que não conheço. Em princípio, quem escreve deve ter muito cuidado e não meter-se por assuntos que não domina. Da mesma maneira que não seria capaz de escrever um romance ou um conto em que o personagem principal fosse um presidente do conselho de administração de uma empresa multinacional, também não seria capaz de meter-me na pele de um dirigente de um clube de futebol ou de um jogador de futebol.
Disponível em: https://trivela.com.br. Acesso em: 14 mar. 2021.
Na entrevista, o escritor José Saramago expõe a sua visão sobre o futebol e a presença desse esporte na literatura. Na perspectiva de José Saramago, o futebol
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
(UEL) Em 1953, James Watson e Francis Crick elucidaram a estrutura tridimensional da dupla hélice de DNA e postularam que o pareamento específi co de bases nitrogenadas sugere um possível mecanismo de cópia para o material genético.
Baseado neste postulado, o processo de duplicação do DNA é considerado como sendo semiconservativo porque:
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(UEFS) Segundo pesquisadores, a composição química da atmosfera da Terra se modificou ao longo do tempo, o que permitiu o surgimento da vida. Em uma das experiências que simulavam as condições supostamente existentes na Terra primitiva, Miller construiu um simulador formado por tubos, condensador e balões interligados, em que colocou uma mistura dos gases metano, amônia, hidrogênio e vapor de água, que foi submetida a fortes descargas elétricas, durante alguns dias. O resultado observado, nesse experimento, foi o aparecimento de um líquido contendo várias substâncias, dentre elas os aminoácidos glicina e alanina, além de outras substâncias orgânicas mais simples.
(Jr. Santos, 2014, p. 65).
Considerando-se as informações do texto, as estruturas e as propriedades das substâncias químicas, é correto afirmar:
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(FUVEST 2016 1° FASE) Os centros de quatro esferas idênticas, I, II, III e IV, com distribuições uniformes de carga, formam um quadrado. Um feixe de elétrons penetra na região delimitada por esse quadrado, pelo ponto equidistante dos centros das esferas III e IV, com velocidade inicial na direção perpendicular à reta que une os centros de III e IV, conforme representado na figura.
A trajetória dos elétrons será retilínea, na direção de , e eles serão acelerados com velocidade crescente dentro da região plana delimitada pelo quadrado, se as esferas I, II, III e IV estiverem, respectivamente, eletrizadas com cargas
Note e adote:
-> Q é um número positivo.