A violência contra as mulheres sempre foi um problema mundial. Por isso, a Organização das Nações Unidas, ONU, publicou os direitos da mulher, uma orientação que deve ser seguida por todos os países que fazem parte dessa organização. Após ler o texto acima, escolha um desses direitos e faça um comentário sobre a necessidade da garantia do mesmo em nossa sociedade.
Questões relacionadas
- Química | 2.5 Oxirredução
(UEFS)
Ag (s) + H2S (g) + O2(g) → Ag2S (s) + H2O (l)
Objetos de prata expostos a poluentes, como o sulfeto de hidrogênio, H2S (g), na presença do oxigênio, escurecem devido à formação de uma camada de sulfeto de prata, Ag2S (s), sobre a superfície, de acordo com a reação química representada pela equação química não balanceada.
Após o balanceamento da equação química com os menores coeficientes estequiométricos e considerando-se as propriedades das substâncias químicas, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Desencaixotando Machado: a crônica está no detalhe, no mínimo, no escondido, naquilo que aos olhos comuns pode não significar nada, mas, uma palavra daqui, “uma reminiscência clássica” dali, e coloca-se de pé uma obra delicada de observação absolutamente pessoal. O borogodó está no que o cronista escolhe como tema. Nada de engomar o verbo. É um rabo de arraia na pompa literária. Um “falar à fresca”, como o bruxo do Cosme Velho pedia. Muitas vezes uma crônica brilha, gloriosa, mesmo que o autor esteja declarando, como é comum, a falta de qualquer assunto. Não vale o que está escrito, mas como está escrito.
SANTOS, Joaquim Ferreira dos (org.). As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005, p.17.
Em As Cem Melhores Crônicas Brasileiras, Joaquim Ferreira dos Santos argumenta contra a ideia de que a crônica é um gênero menor. De acordo com o fragmento apresentado acima, a crônica
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
(FGV-SP) Pesquisadores descobrem novo ecossistema em lago antártico. Um lago com água sete vezes mais salgada que a do mar, soterrado por vários metros de gelo numa região desértica do continente antártico, abriga um ecossistema composto por criaturas hoje totalmente desconhecidas. (...) O melhor ainda está por vir, quando os pesquisadores estudarem a porção líquida e os organismos nesse habitat isolado. (...) O líder do grupo afirmou que “pretendem voltar ao lago em dois anos para atingir a água e caracterizar a vida lá. Ainda não o fizemos porque queríamos ter certeza de que estaríamos fazendo do jeito mais limpo e menos perturbador possível”. A grande preocupação é não contaminar o lago com organismos do mundo exterior.
(Folha de S.Paulo, 17.12.2002.) ]
No texto, o emprego do termo ecossistema será adequado apenas se:
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(FUVEST 2005 1ª FASE) Considere as seguintes atividades humanas:
I. Uso de equipamento ligado à rede de energia gerada em usinas hidrelétricas.
II. Preparação de alimentos em fogões a gás combustível.
III. Uso de equipamento rural movido por tração animal.
IV. Transporte urbano movido a álcool combustível.
As transformações de energia solar, por ação direta ou indireta de organismos fotossintetizantes, ocorrem exclusivamente em
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
(PUCSP) Nas áreas próximas a Brasília, encontramos parte do cerrado, um bioma que apresenta árvores de troncos tortuosos com folhas geralmente endurecidas. Algumas delas apresentam flores, como o ipe-amarelo e o iperoxo, e frutos como o pequi e a mangaba. Em um trecho da canção de Caetano Veloso denominada Flor do Cerrado, diz-se
“Mas da próxima vez Que for a Brasília
Eu trago uma flor do cerrado pra você.”
Com relacao as informações descritas acima a respeito desse bioma, foram feitas três afirmações:
I. O aspecto da vegetação do cerrado deve-se a escassez de nutrientes no solo.
II. O fato de as plantas apresentarem folhas endurecidas e uma adaptação para evitar a perda de água.
III. As flores e os frutos referidos no texto indicam a presença de plantas do grupo das angiospermas nesse bioma.
Assinale: