(UEL) Em 1953, James Watson e Francis Crick elucidaram a estrutura tridimensional da dupla hélice de DNA e postularam que o pareamento específi co de bases nitrogenadas sugere um possível mecanismo de cópia para o material genético.
Baseado neste postulado, o processo de duplicação do DNA é considerado como sendo semiconservativo porque:
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As plantas da caatinga possuem algumas características particulares, como folhas transformadas em espinhos, cutículas altamente impermeáveis, caules suculentos, raízes profundas etc. Essa descrição se refere ao que definimos como
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(UNICAMP) Os recifes de corais são florestas submarinas coloridas que fervilham de vida e funcionam como uma barreira protetora natural para as regiões costeiras. Os peixes e plantas que os chamam de lar pertencem a alguns dos ecossistemas mais frágeis e frágeis do planeta. Temperaturas mais altas do mar devido ao aquecimento global já causaram grandes eventos de branqueamento de corais. O branqueamento ocorre quando os corais respondem ao estresse das temperaturas mais quentes expulsando as algas coloridas que vivem dentro delas. Níveis aumentados de dióxido de carbono atmosférico resultam em níveis mais altos na água, levando à acidificação oceânica, que também é uma ameaça ao coral. À medida que os oceanos se tornam mais ácidos, a capacidade dos corais de formar esqueletos através da calcificação é inibida, fazendo com que seu crescimento diminua. O aumento do nível do mar causado pelo derretimento do gelo marinho também pode causar problemas para alguns recifes, tornando-os muito profundos para receber a luz solar adequada, outro fator importante para a sobrevivência.
(Adaptado de Coral Reefs, The National Wildlife Federation)
Considerando o texto e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
As nossas cavernas
Materiais
- Lápis e papel para anotação
- Caixas de sapato
- Papel Kraft
- Areia
- Cola branca
- Lápis sanguínea, guache ou pigmentos terrosos, como o xadrez
Atividade
- Esta atividade pode ser feita em pequenos grupos, de 3 a 4 alunos;
- Inicie a atividade perguntando aos alunos sobre seus conhecimentos acerca das pinturas rupestres. Conversem acerca dos possíveis objetivos daquelas pessoas em registrar imagens nas paredes das cavernas e pergunte-lhes sobre o que eles acham que desenharíamos atualmente, caso morássemos nas cavernas;
- Nesse ponto, peça que anotem esses desenhos, e esta será a atividade: eles devem criar pequenas cavernas utilizando as caixas de sapato e gravar ali esses registros;
- Os desenhos serão feitos no papel kraft com pigmentos terrosos misturados com cola e areia para dar a textura das cavernas;
- Após essa etapa, coloquem o papel kraft dentro da caixa de papelão, dando pequenas amassadas para simular a textura desigual das paredes das cavernas. O papel pode ser colado com cola ou fita adesiva;
- Façam uma exposição das caverninhas na sala de aula, ou nos corredores da escola, e uma roda de conversa sobre os processos e resultados.
- Física | B. Vetorial
(PUC-RJ) Um objeto é atirado, horizontalmente, com velocidade de 35 m/s, da borda de um penhasco, em direção ao mar. O objeto leva 3,0s para cair na água. Calcule, em metros, a altura, acima do nível do mar, a partir da qual o objeto foi lançado.
Considere g = 10m/s2 e despreze a resistência do ar.
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(PUCRS) Para responder à questão, analise as informações sobre as etapas necessárias para que ocorra a variabilidade genética em seres vivos com reprodução sexuada.
1. Fertilização aleatória.
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3. Segregação independente na anáfase da meiose I.
4. Introdução do órgão reprodutor masculino no órgão reprodutor feminino.
Está/Estão correta(s) apenas a(s) etapa(s)