TEXTO I
Brasil africano
De várias partes da África, veio a metade dos nossos antepassados no período da escravidão, entre os séculos XVII e XIX. As muitas línguas que falavam mudaram o português existente no Brasil. Da estética à culinária, dos costumes à religião, as influências também foram numerosas e permanecem. Os estudos africanos no país remontam ao começo do século XX, mas há, ainda, muito para ser descoberto e compreendido dessas tantas trocas culturais.
TEXTO II
Cais em Salvador, em foto dde Gaensly & Lindermann, século XX. Revista Biblioteca Entre Livros: Vozes da África. São Paulo: Ediouro.
Ao relacionar-se a temática dos Textos I e II, sobre a influência africana no Brasil, constata-se que:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.8. Porcentagem e Juros
A taxa de inflação é um índice que aponta, em percentuais, a evolução média dos preços de mercadorias e serviços. Entretanto, cada família percebe a variação dos preços de modo particular, pois o peso de cada item no seu orçamento é diferente. Assim, se o preço dos medicamentos sobe muito, o impacto da inflação para as famílias que têm mais idosos tende a ser maior. Se o preço dos alimentos cai, o impacto da inflação para as famílias mais pobres tende a ser menor, já que boa parte de seu orçamento é gasto em alimentação.
Disponível em: http://www.dieese.org.br (adaptado).
Considere que os salários de determinado grupo de pessoas crescem 10,0% ao ano, mas a inflação, para esse grupo, cresce 6,0% ao ano.
O aumento percentual do poder de compra, em dois anos, das pessoas que pertencem ao referido grupo, mais aproximado, será de
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
(UNISINOS) Numa sala de cinema, o preço da entrada inteira é R$ 20,00 e o da meia-entrada é R$ 10,00. Num certo dia, foram vendidos 1.500 ingressos, e a arrecadação foi de R$ 27.000,00. A razão entre a quantidade de meias-entradas e de entradas inteiras vendidas nesse dia foi de:
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, leia para os alunos a primeira parte história da “Menina do leite”.
A menina era só alegria.
Era a primeira vez que iria à cidade, vender o leite de sua querida vaquinha.
Colocou sua melhor roupa, um belo vestido azul, e partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça.
Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=30>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
1.2. Professor, pergunte aos alunos qual era o foco da menina.
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia para os alunos a segunda parte história da “Menina do leite”.
Ao caminhar, o leite chacoalhava dentro da lata.
A menina também, não conseguia parar de pensar.
"Vou vender o leite e comprar ovos, uma dúzia."
"Depois, choco os ovos e ganharei uma dúzia de pintinhos."
"Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas."
"Vendo os galos e crio as galinhas, que são ótimas para botar ovos."
"Choco os ovos e terei mais galos e galinhas."
"Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas."
"Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e ..."
Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=30>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
2.2. Professor, pergunte aos alunos se a menina pensava como uma pessoa empreendedora. Peça que justifiquem suas respostas de acordo com a história.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, leia para os alunos a terceira parte história da “Menina do leite”.
A menina estava tão distraída em seus pensamentos, que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo. Lá se foi o leite branquinho pelo chão. E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.
Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=30>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
3.2. Professor, retome com os alunos a primeira pergunta que você fez a eles: qual era o foco da menina. Relembre as respostas que eles deram.
3.3. Pergunte aos alunos:
a) A menina teve foco enquanto ia para a cidade? Explique sua resposta.
b) Ser distraída é uma atitude de um empreendedor que tem foco no que faz? Por quê?
c) O que podemos aprender com a atitude da personagem da história “Menina do leite”?
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
(UERN) Um homem, portador de aglutinina anti-A e anti-B e Rh negativo, casou-se com uma mulher que não porta aglutinogênio nas hemácias e é Rh positivo. Sabe-se que a mãe dessa mulher não é portadora do fator Rh. Qual a probabilidade desse casal ter uma menina sem aglutinogênio nas hemácias e ser portadora do fator Rh? - Língua Portuguesa - Fundamental | 6.3 Conjunção
Texto base: Analise a imagem abaixo para responder Disponível em: <http://www.fotolog.com/bluelines/56853471/#profile_start> Acesso em: 20 fev. 2013.
Enunciado:
Leia a frase - Todos gostam de sombra, mas poucos cuidam das árvores!
Assinale a conjunção, a seguir, que alteraria o sentido original da frase, caso a trocássemos.