O principal processo de transmissão da energia que a Terra envia de volta ao espaço é a:
Questões relacionadas
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
A análise do heredograma II permite verificar a herança do sistema ABO de grupos sanguíneos em três gerações de uma família. Com base nos conhecimentos sobre a herança do sistema ABO e na análise do heredograma, é correto afirmar:
- Arte | 6.2 Vanguardas Artísticas
PICASSO, P. Les desmoiselles d’Avignon. Óleo sobre tela, 243,9 x 233,7 cm. Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, 1907.
Disponível em: www.moma.org. Acesso em: 13 set. 2012.
A obra Les desmoiselles d'Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista. Essa obra filia-se também ao primitivismo, uma vez que sua composição recorre à manifestação cultural de um determinado grupo étnico, que se caracteriza por
- Filosofia | 2. Antiga
(UEG) A cultura grega marca a origem da civilização ocidental e ainda hoje podemos observar sua influência nas ciências, nas artes, na política e na ética. Dentre os legados da cultura grega para o Ocidente, destaca-se a ideia de que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 3.06 Concordância Nominal
De que outra maneira a frase do primeiro balão poderia ser reescrita, mantendo-se a coesão, a coerência e a adequação aos princípios da concordância nominal?
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Antiode
Poesia, não será esse
o sentido em que
ainda te escrevo:
flor! (Te escrevo:
flor! Não uma
flor, nem aquela
flor-virtude – em
disfarçados urinóis).
Flor é a palavra
flor; verso inscrito
no verso, como as
manhãs no tempo.
Flor é o salto
da ave para o voo:
o salto fora do sono
quando seu tecido
se rompe; é uma explosão
posta a funcionar,
como uma máquina,
uma jarra de flores.
MELO NETO, J. C. Psicologia da composição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (fragmento).
A poesia é marcada pela recriação do objeto por meio da linguagem, sem necessariamente explicá-lo. Nesse fragmento de João Cabral de Melo Neto, poeta da geração de 1945, o sujeito lírico propõe a recriação poética de: