(UEFS)
Em 1831, Michael Faraday (1791-1867), físico e químico inglês, descobriu a indução eletromagnética, ao verificar que toda vez que o fluxo magnético através de um circuito variava, surgia, nesse circuito, uma força eletromotriz induzida.
O gráfico mostra como o fluxo magnético varia com o tempo, em uma bobina, e, com isso, o valor absoluto da força eletromotriz máxima induzida na bobina, em volts, no intervalo de 1s a 2s, é igual a:
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Texto
Las danzas y el fuego
[1] Si bien algunos autores dudan de que en la Península
Ibérica existiesen danzas regladas con anterioridad a la venida
de los romanos, lo cierto es que Estrabón nos habla de los
[4 ]pueblos celtas y celtíberos diciéndonos que bailaban en el
plenilunio a un Dios sin nombre, y por otra parte, han llegado
a nosotros, aunque algo modificadas, un gran número de
[7 ]danzas, la mayoría de las cuales tiene un marcado carácter
religioso. Se pueden citar como ejemplo: las danzas de
vísperas en Galicia, la danza prima en Asturias, la sardana en
[10] Cataluña, etc. Más tarde, al ser conquistada la Península por
los romanos, el pueblo asimiló las danzas, generalmente
licenciosas, que los conquistadores traían, pero manteniendo
[13] siempre las indígenas. Además de las danzas de carácter
religioso, existía otro tipo de danzas muy importante de carácter
guerrero, de las cuales encontramos muestras por toda la
[16] Península, aunque hubo pueblos, como los cántabros, que casi
no fueron invadidos, en los que se conservaron las tradiciones
de una forma más pura.
Rocío Espada. La danza española (adaptado).
Internet: <www20.gencat.cat>.
Juzgue los ítem siguiente de acuerdo con el texto.
Del textoes correcto inferir que existe unanimidad con respecto a la afirmación de que fueron los romanos los que reglamentaron las danzas en la Península Ibérica.
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
A black woman born into slavery replaces a White slave owner on $ 20 note
Harriet Tubman – the 19th century abolitionist and suffragist who led dozens of slaves through the Underground Railroad to free states – is about to become the new face of the $ 20 bill, replacing slaveholder Andrew Jackson, the seventh president of the United States. The Treasury Department secretary Jack Lew announced the decision – which would make Tubman the first black American and second woman to appear on American paper currency – on Wednesday. [...] The idea of replacing Jackson with Tubman on the $ 20 by 2020 started with an online petition. Advocates of the idea liked its inherent symbolism – and 2020 marks the 100th anniversary of the constitutional amendment giving women the right to vote. [...] Jackson owned a property known as the Hermitage in Tennessee, a 1,000-acre cotton plantation that relied entirely on slave labor. [...] Tubman was born into slavery in Maryland, and was regularly beaten and whipped by her slave masters. She escaped, and later made 13 separate missions to rescue scores of enslaved families, helping them reach the free Northern states. [...]
Harriet Tubman é um dos grandes nomes que marcaram a história do mundo, sendo escolhida para estampar a nota de 20 dólares dos Estados Unidos por
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
No jogo de batalha naval abaixo, o último tiro, no ponto B4, está marcado com um X em negrito. Os outros tiros que já foram dados estão marcados com um X normal e os retângulos representam navios a serem afundados.
Para um navio ser afundado, todos os seus quadrinhos devem ser atingidos. Sabendo disso, um tiro que poderia afundar um dos navios seria no ponto:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
TEXTO 2
Leia-o e observe-o com atenção.
Esta é sua vida
Maltratado e descamisado
A história da colonização do Brasil pelos portugueses coincide com a história das transformações que vêm ocorrendo no solo brasileiro. Você pode até pensar: o que Ciências tem a ver com essa "história"? Ou, ainda, o que o solo tem a ver com a história do Brasil?
Quando os portugueses aportaram à costa brasileira, vieram com a intenção de tomar posse das terras e com a esperança de encontrar ouro, prata e especiarias que, até então, compravam nas índias. Vocês sabem o que são especiarias? São aqueles condimentos que melhoram o sabor dos alimentos, tais como cravo, noz-moscada, canela, na época já muito apreciados na Europa.
Os portugueses não encontraram prontamente os minerais que procuravam, e entre as espécies vegetais de nossas matas não existiam as esperadas especiarias, mas em compensação se depararam com uma outra riqueza vegetal, o pau-brasil. Conhecedores de sua aplicação como matéria-prima no tingimento de tecidos e vislumbrando a possibilidade de comercialização desse produto na Europa, já podemos imaginar o que aconteceu...
Intensificou-se o extrativismo sem reposição dessa espécie vegetal. Se hoje ainda conhecemos o pau-brasil, é porque ele vem sendo cultivado por meio de sementes, em áreas de preservação ambiental.
O processo da colonização foi se intensificando, e com os novos habitantes foram sendo introduzidas outras plantas de espécies diferentes das existentes por aqui.
Vieram os ciclos da cana-de-açúcar do ouro, do café, do cacau, do gado, dê soja e das indústrias.
A forma de plantio adotada não era adequada ao tipo de solo e de clima. Empregavam a rotina de fogo na mata para limpar o terreno (técnica que aprenderam com os índios) e do plantio morro-abaixo, o que favoreceu a erosão pelas águas das chuvas, muito abundantes nas regiões tropicais.
Assim os ricos solos de terra roxa, espalhados por várias regiões de nossa terra, foram pouco a pouco perdendo seus nutrientes.
Os índios, ao cultivar a terra, também alteraram a natureza porque dela retiravam materiais, mas sem intenção exploratória. Quando suas terras perdiam a fertilidade, praticavam a rotação de terras, ou seja, buscavam outras áreas como alternativas para o plantio, deixando para trás as terras fracas, mal-usadas e improdutivas.
Por meio da agricultura, o ser humano tem provocado alterações nos solos do planeta. Ficando a terra desprovida de vegetação, a erosão se intensifica e o solo, que demorou milhares de anos para ser criado, pode desaparecer em poucos meses.
Hoje, vemos milhares de hectares de vegetação nativa substituídos por pastos, agricultura e cidades.
Você pode imaginar o que todas essas modificações introduzidas na natureza têm acarretado para o solo? Até quando os ecossistemas brasileiros suportarão tantas agressões em função das necessidades humanas? O que fazer para que as gerações atuais deixem a visão imediatista e se preocupem com as gerações futuras?
O crescimento econômico, social e cultural de uma nação pode ocorrer de duas formas: uma delas aponta para a industrialização do país para torná-Io desenvolvido a todo custo, e a outra propõe um tipo de desenvolvimento que se chama desenvolvimento sustentável.
Esse tipo de desenvolvimento propõe refletir sobre a qual idade de vida e a redução da desigualdade social, permitindo o acesso aos recursos naturais, desde que haja a preservação da diversidade natural e sociocultural.
Sílvia Bortolozzo e Suzana Maluhy. Ciências 5ª série. São Paulo: Escala Educacional, s.d. (Série Link da Ciência) Adaptado
Leia com atenção o texto a seguir:
“[...] consiste em desenvolver programas de manejo e conservação dos recursos naturais, preservando a biodiversidade [...]”
Considerando o contexto, a definição apresentada REFERE-se a(o)
- Química | 2.3 Termoquímica
Considerando, ainda, a equação química que mostra que a queima do butano (gás de cozinha), em nossas residências, é:
Dados: (C = 12; O = 16 E H = 1g . mol-1)
Sobre a queima do gás butano, avalie as afirmativas abaixo.
I. A reação acima é exotérmica.
II. A reação acima é endotérmica.
III. Se 58 g do gás butano são queimados, o volume de CO2 produzido é 46,0 L (na CNTP).
IV. Se o gás butano está 90% puro, a quantidade de CO2 produzido será 80,64L (na CNTP).
V. A energia envolvida na reação acima equivale ao calor de combustão do gás butano.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: