(Espcex (Aman)) Uma das principais dificuldades que alguns países periféricos ou semi-periféricos, como o Brasil, encontram no mercado mundial de produtos agrícolas é:
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 8.01 Colonização e Independência
Enunciado:
Leia as informações e analise a imagem a seguir.
De acordo com o Banco Mundial, metade dos países pobres como os africanos, tem mais de 90% de sua renda de exportação concentrada em commodities, ou seja, matéria, como cacau, café e recursos minerais. O commodities é responsável pelo desenvolvimento de 55% dos países africanos. Por causa da alta do petróleo a atividade econômica da África cresceu 5% em 2005 e continua a crescer. (Trecho adaptado do texto)
Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_253919.shtml Acesso em: 23 de mar de 2012.
Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-blog/commodities-in-longest-winning-streak-since-04-beating-stocks-in-cfd-forex- trading&docid=83022-tUkXa-hM&imgurl=http://www.tradeviewforex.com/forex-blog/wp-content/uploads/2011/03/commodities
Acesso em: 23 mar. 2012.
Cite três países africanos em que a renda de exportação concentra-se nos commodities.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Segundo as regras da Fórmula 1, o peso mínimo do carro, de tanque vazio, com o piloto, é de 605 kg, e a gasolina deve ter densidade entre 725 e 780 gramas por litro. Entre os circuitos nos quais ocorrem competições dessa categoria, o mais longo é Spa-Francorchamps, na Bélgica, cujo traçado tem 7 km de extensão. O consumo médio de um carro da Fórmula 1 é de 75 litros para cada 100 km.
Suponha que um piloto de uma equipe específica, que utiliza um tipo de gasolina com densidade de 750 g/L, esteja no circuito de Spa-Francorchamps, parado no box para reabastecimento. Caso ele pretenda dar mais 16 voltas, ao ser liberado para retornar à pista, seu carro deverá pesar, no mínimo:
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(UESC) As paredes dos capilares são constituídas por uma camada única de finas células endoteliais.
Envolvendo as células endoteliais, há uma lâmina basal muito permeável. Assim, os capilares são vazantes. Eles são permeáveis a água, a alguns íons e a algumas pequenas moléculas. A interação de duas forças opostas — pressão sanguínea contra potencial osmótico — determina o fluxo líquido entre o plasma e o fluido intersticial.
(PURVES; ORIANS; HELLER, 2006, p. 876)
Esse diagrama demonstra a variação na pressão (mmHg) dessas forças, desde a extremidade arterial até a extremidade venosa.
A análise desse diagrama, juntamente com o conhecimento atual a respeito da fisiologia do sistema cardiovascular, permite afirmar:
I. A pressão sanguínea é mais elevada na extremidade arterial do leito capilar e decresce gradativamente à medida que o sangue flui para a extremidade venosa.
II. O potencial osmótico passa a atrair todo o fluido de volta para o capilar, à medida que essa força se torna equivalente, em valores, à pressão sanguínea na extremidade arterial.
III. Durante a troca de fluidos entre os vasos sanguíneos e os espaços intercelulares, nutrientes e O2 serão trocados pelos resíduos produzidos pelo metabolismo celular.
IV. O balanço entre a pressão sanguínea e o potencial osmótico pode ser alterado se a pressão sanguínea nas arteríolas ou a permeabilidade das paredes dos capilares se modificarem, como, por exemplo, no que ocorre durante a liberação da histamina por glóbulos brancos em um processo inflamatório.
Dessas afirmativas, estão corretas as indicadas em:
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
- O professor vai apresentar aos alunos vários tipos de fotografia em diversas épocas e lugares. - Apresente algumas fotografias aos alunos em data show ou se preferir você poderá imprimir
e elaborar cartazes em cartolina ou papel Kraft.
https://www.jws.com.br/2019/03/retratos-de-familia-do-passado/
https://fotografiamais.com.br/fotografia-publicitaria/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aerofotografia
https://fotografiamais.com.br/tipos-de-fotografia/
Fonte: Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores". Disponível em : <http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=76 >. Acesso em: 11 de maio 2014.
- Posteriormente questione-os:
. Quais os tipos de fotografia existem?
. Para que servem as fotografias?
. Vocês têm o hábito de tirar fotos nos lugares que frequentam?
. Nos tempos atuais, quais os equipamentos podem ser utilizados para fotografar?
- Leve os alunos para a sala de informática e peça para pesquisarem sobre os diferentes tipos
de fotografias
Disponível: https://www.fotografia-dg.com/principais-tipos-de-fotografia/
- Converse com a turma sobre as informações coletas, anote os detalhes mais relevantes. Eme
seguida, junto com a turma, escreva um pequeno texto coletivo relatando as informações
coletadas.
- Peça aos alunos que tragam de casa câmeras fotográficas antigas (se tiverem) e atuais, Ipad,
celulares que tiram fotos (com a autorização dos pais) para montarem uma exposição que
mostre a evolução desses aparelhos.
- Professor, prepare o ambiente para os alunos compartilharem os aparelhos que trouxeram
de casa. Converse com os alunos sobre as mudanças dos aparelhos utilizados para fotografar.
- Em seguida, organize o ambiente no corredor da escola para a exposição das máquinas
fotográficas e oriente os alunos para que convidem os colegas das outras turmas para a
apreciação.
- Vai ser uma atividade muito interessante.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55697
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
. Texto base: Marcos resolveu realizar adições usando as peças de dominó a seguir.
Enunciado:
Faça o que ele fez e descubra os resultados.
A) + = ______________
B) + = ______________
C) + = ______________
D) + = ______________