Considere as funções f e g, cujos gráficos estão representados na figura abaixo.
O valor de f(g(1)) – g(f(1)) é igual a
Questões relacionadas
- História | 5.1 Expansão Marítima
(UCCAMP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder à(s) quest(ões) a seguir, considere o texto abaixo.
(...) os mitos e o imaginário fantástico medieval não foram subitamente subtraídos da mentalidade coletiva europeia durante o século XVI. (...) Conforme Laura de Mello e Sousa, “parece lícito considerar que, conhecido o Índico e desmitificado o seu universo fantástico, o Atlântico passará a ocupar papel análogo no imaginário do europeu quatrocentista”.
(VILARDAGA, José Carlos. Lastros de viagem: expectativas, projeções e descobertas portuguesas no Índico (1498-1554). São Paulo: Annablume, 2010, p. 197)
O imaginário que povoou as crenças dos viajantes no contexto da expansão marítima europeia pressupunha a
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
(UECE) Leia atentamente o trecho a seguir, que é um fragmento do pensamento de Francis Bacon a respeito do processo de conhecimento e da relação entre conhecimento contemplativo e conhecimento prático:
“Efetivamente construímos no intelecto humano um modelo verdadeiro do mundo, tal qual foi descoberto e não segundo o capricho da razão de fulano ou beltrano. Porém, isso não é possível levar a efeito, sem uma prévia e diligentíssima dissecção e anatomia do mundo. Por isso, decidimos correr com todas essas imagens ineptas e simiescas que a fantasia humana infundiu nos vários sistemas filosóficos. Saibam os homens como já antes dissemos a imensa distância que separa os ídolos da mente humana das ideias da mente divina. Aqueles, de fato, nada mais são que abstrações arbitrárias; estas, ao contrário, são as verdadeiras marcas do Criador sobre as criaturas, gravadas e determinadas sobre a matéria, através de linhas exatas e delicadas. Por conseguinte, as coisas em si mesmas, neste gênero, são verdade e utilidade, e as obras devem ser estimadas mais como garantia da verdade que pelas comodidades que propiciam à vida humana”.
BACON, Francis. Novum Organum ou Verdadeiras Indicações Acerca da Interpretação da Natureza. Domínio público (http://br.egroups.com/group/acropolis/)
Levando em consideração o trecho acima e o pensamento de Francis Bacon, é correto afirmar que:
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
O glifosato (C3H8NO5P) é um herbicida pertencente ao grupo químico das glicinas, classificado como não seletivo. Esse composto possui os grupos funcionais carboxilato, amino e fosfonato. A degradação do glifosato no solo é muito rápida e realizada por grande variedade de microrganismos, que usam o produto como fonte de energia e fósforo. Os produtos da degradação são o ácido aminometilfosfônico (AMPA) e o N-metilglicina (sarcosina):
A partir do texto e dos produtos de degradação apresentados, a estrutura química que representa o glifosato é:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
QUAIS SÃO OS ANIMAIS MAIS BARULHENTOS?
O som mais ensurdecedor que você já ouviu foi num show de heavy metal? Ou numa pista de aeroporto durante uma decolagem? Ou nas avenidas movimentadas de uma grande cidade? Pois esses barulhos são pouco mais que sussurros se comparados a alguns sons que os animais são capazes de produzir.
(...)
MODALIDADE GRITO EM ALTURA (em decibéis)
Disponível em <http://revistagalileu.globo.com/> Acesso em 10/04/2010
Faça um pequeno texto com 3 conclusões que podemos tirar ao ler as informações do gráfico.
- Língua Espanhola | 2.02 Substantivos
(UFRGS) El 3científico Manuel Mandianes ha señalado que los mayas predijeron en su calendario que en 2012 se produciría alguna catástrofe pero, “en ningún momento se habla del 7fin del mundo”. Según este 8científico, el 9calendario maya “no se puede seguir de la misma manera como hoy 6lo contemplamos”, pues “su forma de elaborarlo era proyectando para el 10futuro lo que habían vivido en el 11pasado”.
“12Siglos atrás, por la concordancia de planetas, estrellas y otros astros, se 13habría producido alguna mala 4cosecha o pestes; por ello, los mayas, adivinando que en 2012 probablemente se daría la misma confluencia, profetizaron que se produciría alguna catástrofe”, ha señalado Mandianes.
La preocupación fundamental del pueblo maya era el tiempo, y su filosofía y su religión están construidas a partir de él. “Prácticamente la totalidad de sus divinidades 15tenían que ver con algún periodo, algún ciclo del tiempo o alguna hora del día”, ha destacado el científico.
El tiempo 17era como el mito del eterno retorno. 1__________, 18creían que si conocían lo que había ocurrido en los siglos pasados podrían adivinar lo que sucedería en el futuro.
Así se “ha llegado a la profecía de que el mundo puede acabarse”. Los 5expertos nunca 23han afirmado que los mayas hayan predicho el fin del mundo, explica Mandianes, que dice que esa idea 24caló en la sociedad por otros cana les.
2__________, para Mandianes, la pregunta que 20habría que hacerse ante un acontecimiento como éste es “por qué la gente del año 2012, que es mucho más científica y vive en la era de la nuevas tecnologías y grandes telescopios, da tanta importancia a lo que 19dijeron unos sacerdotes mayas que no 22tenían los instrumentos que se tienen hoy en día”.
Aunque el estudio del tiempo cíclico de los mayas no es “muy acertado”, Mandianes 14ha explicado que su cultura ha realizado grandes aportaciones a la astronomía puesta al servido de la astrología. A pesar de que las profecías 21alertaban de que el fin del mundo llegaría el 21 de diciembre de este año, el pasado mes de mayo un equipo de científicos descubría que existían nuevas escrituras del calendario maya que 16acabarían con las previsiones del fin del mundo.
Adaptado de: http://www.20minutos.es/noticia/ 1576677/0/mayas-2012/catastrofe/fin-del-mundo. Acceso en: 07 set. 2012
Los sustantivos científico (ref. 3), cosecha (ref. 4) y expertos (ref. 5) significan, en portugués, respectivamente,