(Uesb)
Na manteiga, como nos óleos e gorduras, em geral, pode ocorrer a cisão de ligações duplas das cadeias carbônicas desses alimentos, sob ação de oxigênio, com a formação de ácidos que os rancificam. Para diminuir a velocidade do processo de rancificação, adicionam-se antioxidantes, a exemplo do éster propílico obtido a partir do ácido 3,4,5- triidroxibenzoico, representado pela fórmula estrutural, com objetivo de aumentar o tempo de validade de alimentos.
Uma análise dessas informações e da fórmula estrutural do antioxidante permite corretamente afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o trecho a seguir O surgimento das primeiras cidades O desenvolvimento da agricultura irrigada nas planícies dos grandes rios foi o fator econômico decisivo na fundação das primeiras cidades, no Oriente Próximo. O principal progresso técnico que a acompanhou foi a descoberta e uso do bronze (metal conseguido a partir da mistura do cobre e do estanho), que substituiu definitivamente a pedra na manufatura de todas as espécies de armas e ferramentas. As primeiras cidades surgiram entre 3 500 e 3000 a. C., nos vales dos rios Nilo, no Egito e Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia; posteriormente, mais ou menos em 2 500 a.C., no vale do rio Indo, na Índia e por volta de 1 500 a. C., na China. A existência das primeiras cidades dependia da possibilidade de se organizar o transporte eficaz de grandes quantidades de produtos e de matérias primas. Os habitantes das cidades precisavam receber com regularidade alimentos vindos dos campos ou de localidades distantes. Era indispensável ir buscar em florestas e montanhas, por vezes longínquas, madeira, metais e até pedra. Essas necessidades levaram a um grande aperfeiçoamento dos meios de transporte e ao desenvolvimento do comércio. Disponível em: <http://www.miniweb.com.br/Historia/Artigos/i_antiga/surgimento_cidades.html>. Acesso em: 05 out. 2015
Enunciado:
A característica semelhante das primeiras cidades com as cidades atuais é a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia o texto a seguir. Você gosta de histórias de verdade? Então vai se emocionar ao ler Serafina e a criança que trabalha. Os autores, Jô Azevedo, Iolanda Huzak e Cristina Porto, contam neste livro a história de crianças trabalhadoras brasileiras através de um personagem imaginário chamado Serafina. São histórias verdadeiras de crianças pobres que muitas vezes enfrentam dificuldades e perigos no trabalho diário, a fim de ajudar seus pais no sustento da família. Você terá oportunidade de conhecer crianças que levantam muito cedo para ir a colheita de laranjas no interior do estado de São Paulo, crianças do canavial nordestino que trabalham o dia todo com um facão na mão, os meninos do sisal no interior da Bahia e, ainda, os filhos do carvão no Mato Grosso do Sul, entre outras histórias. Se você concorda que criança tem apenas que brincar e estudar, vai se comover ao saber que a realidade de muitas crianças é bem diferente daquela que estamos acostumados a pensar. Verá que muitas crianças como você deixam de aproveitar a infância e fazer coisas que só quando criança se faz para enfrentar o trabalho duro no seu dia a dia; verá ainda que muitas delas enfrentam perigos e sofrem acidentes, ficando por vezes mutiladas para o resto de suas vidas. O livro traz fotos reais das crianças trabalhando e você perceberá o quanto é difícil a vida dessas crianças. E ainda mais: você conhecerá o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado há dez anos, que objetiva garantir a proteção aos direitos da criança e do adolescente. Disponível em: <http://www.educacional.com.br/recomenda/novorecomenda/livros.asp?IDLivro=22096>. Acesso em: 04 nov. 2014.
Enunciado:
O propósito comunicativo desse texto é
apontar as empresas brasileiras que mais exploram a mão de obra infantil.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 04. Pontuação
A questão baseia-se na anedota a seguir.
Certo dia, um cientista famoso estava a caminho de mais uma conferência quando seu motorista propôs:
— Patrão, já ouvi seu discurso tantas vezes que aposto que eu mesmo podia fazê-lo.
— Duvido! – disse o cientista.
Quando chegaram, o cientista pôs o chapéu do motorista e se instalou na última fila. O motorista foi ao palco e fez a palestra. Depois, conseguiu responder a várias perguntas.
Quando já se preparava para encerrar o evento, vitorioso, um professor se levantou e apresentou uma questão dificílima. Por um momento, o motorista entrou em pânico, mas logo se refez.
— Essa pergunta é tão fácil, mas tão fácil, que vou deixar meu motorista, lá na última fila, responder.
As melhores piadas de Seleções: rir é o melhor remédio. Rio de Janeiro: Reader’s Digest, 2004. p. 108.
Releia o trecho: “Quando já se preparava para encerrar o evento, vitorioso, um professor se levantou e apresentou uma questão dificílima.”.
A vírgula separa o termo “vitorioso” porque:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A CRISE DO CAPITALISMO
36. Texto base: Analise a tirinha a respeito da crise de 1929. Disponível em: <http://goo.gl/FFXpJs>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
Estabeleça uma relação entre a tirinha e a crise de 1929 nos Estados Unidos.
- Geografia | 5.1 População
(ESPCEX) “Nas últimas décadas do século XX, o número de migrantes internacionais aumentou de forma significativa […] por causa das disparidades econômicas entre os países”.
TERRA, L; ARAÚJO, R; GUIMARÃES, R. Conexões- Estudos de Geografia Geral. 1.ed.São Paulo: Moderna, 2009, p. 327.
Sobre as migrações no contexto da globalização podemos afirmar que:
I. a globalização tem facilitado as migrações, devido tanto à redução do custo dos transportes quanto à expansão dos meios de comunicação.
II. embora os EUA e o núcleo mais próspero da União Europeia sejam as duas maiores zonas de atração de fluxos migratórios do mundo, países situados no Oriente Médio são os que possuem maior percentagem de imigrantes na população.
III. a crescente necessidade de mão de obra imigrante por parte da Austrália tem levado esse País a estimular a imigração através de políticas imigratórias menos seletivas.
IV. no México, o recebimento de remessas financeiras de seus milhares de emigrados constitui uma das maiores fontes de divisas do País.
V. as restrições cada vez mais rígidas impostas pelos países desenvolvidos à imigração clandestina, aliada à constante vigilância de suas fronteiras, têm impedido o crescimento do número de imigrantes ilegais no mundo.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.