(IFCE) Uma esfera de aço tem volume de 1000 cm³ em uma temperatura de 20°C. Este material possui um coeficiente de dilatação linear médio de 1,2 x 10-5 °C-1. A esfera é aquecida até 220°C.
Nestas condições, a dilatação sofrida pela esfera após o aquecimento, em cm³, é
Questões relacionadas
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
O coronelismo e o cangaço eram, dessa maneira, um lado sombrio de nossa “belle époque” e indicam o caráter excepcional das transformações registradas no meio urbano, que aliás, até a década de 1920 concentra apenas 20% da população brasileira. Trata-se de fato de uma ironia da história: na maioria das regiões brasileiras, o regime nascido em 1889 inverte, em vez de acentuar, a tendência europeizante da segunda metade do século XIX. Não é, portanto, de estranhar que a República velha, mesmo quando “nova”, tenha gerado inúmeros críticos, a começar pela instituição que lhe deu origem: o Exército.
DEL PRIORE, Mary “e” VENÃNCIO, Renato. Uma Breve História do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010. VOT2022.
A historiadora Mary Del Priore enfatiza que a implantação da República no Brasil “inverteu a tendência europeizante”. Tal afirmativa se comprovou por que?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A violência contra as mulheres sempre foi um problema mundial. Por isso, a Organização das Nações Unidas, ONU, publicou os direitos da mulher, uma orientação que deve ser seguida por todos os países que fazem parte dessa organização. Após ler o texto acima, escolha um desses direitos e faça um comentário sobre a necessidade da garantia do mesmo em nossa sociedade.
- Matemática | 18. Polinômios
(IME) O polinômio P(x) = x³ - bx² + 80x - c possui três raízes inteiras positivas distintas. Sabe-se que duas das raízes do polinômio são divisoras de 80 e que o produto dos divisores positivos de c menores do que c é c². Qual é o valor de b?
- Geografia | 3.4 Clima
Observe a imagem de satélite e o mapa.
Assinale a alternativa que identifica o fenômeno climático representado, a área de ocorrência e a causa principal que favorece sua formação.
- Química | 2.8 Radioatividade
Partículas beta, ao atravessarem a matéria viva, colidem com uma pequena porcentagem de moléculas e deixam atrás de si um rastro aleatoriamente pontilhado de radicais livres e íons quimicamente ativos. Essas espécies podem romper ainda outras ligações moleculares, causando danos celulares.
HEWITT, P. G. Física conceituai. Porto Alegre: Bookman, 2002 (adaptado).
A capacidade de gerar os efeitos descritos dá-se porque tal partícula é um: