Observe a imagem de satélite e o mapa.
Assinale a alternativa que identifica o fenômeno climático representado, a área de ocorrência e a causa principal que favorece sua formação.
Questões relacionadas
- História | 5.1 Expansão Marítima
(UFG) Analise a imagem.
Inaugurado em 1960, como parte das celebrações dos 500 anos da morte de Dom Henrique, o Monumento aos Descobrimentos evoca a expansão marítima portuguesa dos séculos XV e XVI. Essa evocação associa-se à
- Química | 3.8 Bioquímica
(Unifacs)
Considerando-se o funcionamento dos canais de aquaporinas, descritos pelo Prêmio Nobel de Química, em 2003, Peter Agre, e a retenção de moléculas de ureia e de glicerol, referidos no texto, é correto afirmar:
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
Existe uma cartilagem entre os ossos que vai crescendo e se calcificando desde a infância até a idade adulta. No fim da puberdade, os hormônios sexuais (testosterona e estrógeno) fazem com que essas extremidades ósseas (epífises) se fechem e o crescimento seja interrompido. Assim, quanto maior a área não calcificada entre os ossos, mais a criança poderá crescer ainda. A expectativa é que durante os quatro ou cinco anos da puberdade, um garoto ganhe de 27 a 30 centímetros.
Revista Cláudia. Abr. 2010 (adaptado).
De acordo com essas informações, um garoto que inicia a puberdade com 1,45 m de altura poderá chegar ao final dessa fase com uma altura:
- História | 1.4 Expansão Territorial
(ESPM) As incursões dos bandeirantes paulistas às missões dos jesuítas castelhanos do Guairá multiplicaram-se a partir do século XVII. Paulistas e guerreiros tupiniquins enveredavam pelo Caminho do Peabiru, velha trilha tupi, rumo ao Guairá, território situado entre os rios Paranapanema, Iguaçu e Paraná. Nessa região de posse duvidosa, dado que os portugueses sempre consideraram que a linha de Tordesilhas passava pelo estuário do Prata, os jesuítas espanhóis haviam criado entre 1622 e 1628 onze missões.
(Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação)
Quanto ao assunto tratado no texto é correto assinalar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Colar de Carolina
Com seu colar de coral,
Carolina
corre por entre as colunas
da colina.
O colar de Carolina
colore o colo de cal,
torna corada a menina.
E o sol, vendo aquela cor
do colar de Carolina,
põe coroas de coral
nas colunas da colina.
MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. Global editora. 2012.
Uma das características marcantes da linguagem poética é a exploração de recursos sonoros. No poema de Cecília Meireles, esse recurso se faz presente por meio