(IME) O polinômio P(x) = x³ - bx² + 80x - c possui três raízes inteiras positivas distintas. Sabe-se que duas das raízes do polinômio são divisoras de 80 e que o produto dos divisores positivos de c menores do que c é c². Qual é o valor de b?
Questões relacionadas
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia os versos da música “Águas de Março”, de Tom Jobim, para responder à(s) questão(ões).
É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um belo horizonte, é uma febre terçã
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração
(www.radio.uol.com.br)
O sapo, a rã e a febre terçã não fazem parte dos versos apenas por uma necessidade de rima, também têm relação com as chuvas que caem em regiões de clima tropical
A febre terçã, a qual um dos versos se refere, é um sintoma característico da
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto a seguir.
Tem um bicho na parede
Nas paredes e tetos de cavernas pré-históricas, em várias partes do mundo, mamutes, veados, bisões e outros animais selvagens fogem de seus caçadores. Com as pinturas rupestres, como são chamadas, o homem pré-histórico representava o cotidiano.
Ele desenhava figuras humanas, as emocionantes caçadas, os tipos de plantas que rodeavam a "casa", os rituais, e muitas outras cenas do dia-a-dia. Como a agricultura ainda não tinha sido desenvolvida, eles deixaram nas paredes as pegadas da principal atividade que garantia a sobrevivência: a caça.
De 25000 a 8000 a.C. (antes de Cristo), no período conhecido como Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada (mais primitiva, anterior ao uso de instrumentos), os antepassados do homem atual utilizavam carvão para contornar os desenhos. Coloriam o interior com o pó de blocos de terra esfarelada utilizando pincéis grosseiros de peles e folhas, que tingiam os desenhos em tons avermelhados.
Já no Período Neolítico (por volta de 5.000 a 3.000 a.C.), os artistas das cavernas tiravam leite de pedra! Isto é, tinta! Raspavam pedras coloridas e misturavam o pó desses minérios com resina de árvores e cera de abelha. A mistura virava uma espécie de tinta, que fixou as cores nas pedras por milênios.
O vermelho e o amarelo, por exemplo, eram obtidos do minério de ferro. Os artistas pintavam com os dedos, com pincéis feitos de pêlo de animais e espátulas de madeira, e utilizavam os relevos das paredes como parte da cena. Assim, uma elevação da pedra poderia ser o enorme dorso de um mamute furioso, e dois buraquinhos podiam ser os olhos de um cavalo apavorado.
Eram espertos, esses artistas antigos. Não tinham muitos recursos, mas fizeram seus trabalhos tão bem feitos que até hoje os bichos parecem estar correndo em cavernas na Europa, na África, nas Américas, preservados contra a ação do tempo.
Muito mais tarde, o homem iria pintar sobre papel, tela, cerâmica, madeira, seda, e até ovos. Mas essas primeiras pinturas são especiais. São a memória dos primeiros homens que e tornaram artistas, mesmo sem saber que aquilo já era arte...
Disponível:http://www.canalkids.com.br/arte/pintura/bicho.htm. Acesso em: 20 nov. 2011.
As pinturas rupestres são fontes históricas
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2014 1ª APLICAÇÃO) A História, mais ou menos
Negócio seguinte. Três reis magrinhos ouviram um plá de que tinha nascido um Guri. Viram o cometa no Oriente e tal e se flagaram que o Guri tinha pintado por lá. Os profetas, que não eram de dar cascata, já tinham dicado o troço: em Belém, da Judeia, vai nascer o Salvador, e tá falado. Os três magrinhos se mandaram. Mas deram o maior fora. Em vez de irem direto para Belém, como mandava o catálogo, resolveram dar uma incerta no velho Herodes, em Jerusalém. Pra quê! Chegaram lá de boca aberta e entregaram toda a trama. Perguntaram: Onde está o rei que acaba de nascer? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo. Quer dizer, pegou mal. Muito mal. O velho Herodes, que era um oligão, ficou grilado. Que rei era aquele? Ele é que era o dono da praça. Mas comeu em boca e disse: Joia. Onde é que esse guri vai se apresentar? Em que canal? Quem é o empresário? Tem baixo elétrico? Quero saber tudo. Os magrinhos disseram que iam flagrar o Guri e na volta dicavam tudo para o coroa.
VERISSIMO, L. F. O nariz e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1994.
Na crônica de Verissimo, a estratégia para gerar o efeito de humor decorre do(a):
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
Atualmente, as represálias econômicas contra as empresas de informática norte-americanas continuam. A Alemanha proibiu um aplicativo dos Estados Unidos de compartilhamento de carros; na China, o governo explicou que os equipamentos e serviços de informática norte-americanos representam uma ameaça, pedindo que as empresas estatais não recorram a eles.
SCHILLER, D. Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 11 nov. 2014 (adaptado).
As ações tomadas pelos países contra a espionagem revelam preocupação com o(a)
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- Pedir ao grupo que recolha em seus acervos de fotografias pessoais, aquelas que mais
gostem de si mesmo , não importando a idade que apareça na foto.
- Trazer estas fotografias para a sala de aula.
- O professor deverá fazer fotocópias das mesmas e entregar para cada aluno.
- Explicar para os alunos que eles irão recortar e colar a foto xerocada sobre uma folha branca.
- A proposta para esta atividade será realizar interferências na foto, cortando elementos,
acrescentando desenhos e outras imagens retiradas de revistas, colorindo a fotocópia, ou
seja, alterando a imagem original e recriando sobre ela uma nova.
- Auxilie os alunos quando achar necessário
- Vai ser uma atividade muito legal!
- Faça uma exposição dos trabalhos.
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5148