(UEFS) Atualmente são registrados no mundo cerca de 300-500 milhões de casos de malária a cada ano. Na América Latina, o maior número de casos é verificado na Amazônia brasileira, com registro de cerca de 500 mil casos/ano. O desenvolvimento intensificado da Amazônia, nas décadas de 70 e 80, acelerou o processo migratório, atraindo moradores de outras regiões do país, devido aos projetos de colonizações e a expansão da fronteira agrícola. Nessa região, as precárias condições socioeconômicas da população migrante determinaram a rápida expansão da doença.
(NEVES, 2002, p. 137-8)
A respeito da biologia dos organismos envolvidos e do controle epidemiológico da malária, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(BAHIANA)
I. SiO2(s) + C (s) → Si (ℓ) + CO2 (g)
II. Si (s) + 3HCl (g) → H2(g) + SiHCl3(g)
O silício utilizado em semicondutores deve ter um elevado grau de pureza, inicialmente, é obtido impuro a partir da reação do dióxido de silício com carbono, a aproximadamente 1 900°C, de acordo com a reação representada pela equação química I. O silício, assim obtido, é resfriado a 300°C e reage com o cloreto de hidrogênio para produzir, principalmente, o triclorossilano, SiHCl3, – equação química II – que pode ser separado de outros compostos por destilação. O silício de maior pureza é obtido pela redução do triclorossilano com hidrogênio, reação inversa da que é representada na equação II.
LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blücher, e. 5, 1999, p. 34. Adaptado.
Considerando-se as informações do texto, os conhecimentos de Química e as equações químicas I e II, é correto afirmar:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UNIT) Considere um corpo de 200,0g caindo de uma altura de 5,0m e atingindo o solo, sendo decorridos 4,0 ms desde o instante em que o corpo toca o solo até ele atingir a condição de repouso.
Sabendo-se desprezível a resistência do ar e o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10 m/s², é correto afirmar que a intensidade da força média exercida pelo solo sobre o corpo, em kN, é igual a
- Arte - Fundamental | 01.2. Música
MATERIAL
- CD (música alegre)
- Aparelho de som
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Cartolina
-Papéis cores variadas para recorte
- Revistas, jornais, etc, para recorte
PROCEDIMENTOS
- O professor abordará a questão da linguagem corporal na criança:
- O professor pode propor às crianças pensar como voa uma borboleta e como voa um beija-
flor, como flui um rio e como derrete um cubo de gelo, tudo isso, através da expressão
corporal; a importância dessa atividade é a consciência corporal e o controle interno dos
mecanismos de expressão, contribuindo para a atenção, disciplina e desinibição.
- O professor deverá fazer no chão da sala ou pátio da escola, formas geométricas com
fita adesiva.
- O professor vai pedir para as crianças se organizem dentro das formas. Com o recurso da música,
pedirá para que as crianças dancem até que, ao seu sinal, troquem de lugar: (losango para
retângulo...) de forma mais complexa. Pode fazer pulseiras ou outra forma de identificação,
onde subdivida as crianças de cada grupo em cores e, da mesma forma associar: (grupo azul
no triângulo...)
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19922
- Depois da dança das formas, o professor vai distribuir para as crianças material de
recorte como revistas, papéis coloridos, jornais, etc.
- Peça as crianças para lembrar como foi a brincadeira que acabaram de fazer e através da
técnica de recorte e colagem representá-la .
- Coloque uma música bem alegre e deixe as crianças fazerem suas criações, livremente.
- Oriente as crianças no manuseio da tesoura e cola.
- Instrua as crianças a fazer a colagem somente depois de definidas as formas e suas posições
na cartolina.
- Espere secar e exponha os trabalhos.
A DANÇA NA MÚSICA
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Os textos a seguir são respectivamente, uma notícia e um gráfico. Leia-os e resolva as questões
FALTA DE ÁGUA POTÁVEL SEGUE MATANDO
Falta de acesso à água potável mata 1,6 milhão por ano, diz ONU
A falta de acesso à água potável e a um saneamento adequado causa 1,6 milhão de mortes ao ano, a maioria delas entre crianças com menos de cinco anos, afirmou um relatório apresentado hoje no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.
A autora do estudo, a especialista da ONU para o Direito à Água e ao Saneamento, Catarina de Albuquerque, ressaltou que " o acesso a melhores serviços de saneamento segue sendo uma promessa descumprida para quase 40% da população mundial".
Para exemplificar isso, ressaltou que 23% da população mundial defeca ao ar livre, uma prática que "põe em perigo a saúde de toda a comunidade, porque aumenta as (incidências de) doenças diarreicas, incluindo o cólera, assim como infecções por vermes e hepatite".
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) contidos no relatório indicam que o “acesso a um melhor saneamento diminuiria em 32% as doenças diarréicas”.
Melhorar essa situação ajudaria ainda a eliminar as situações nas quais as meninas são proibidas de ir à escola por falta de serviços higiênicos destinados para mulheres.
Além disso, resolver o problema teria um impacto econômico positivo em regiões muito pobres do mundo.
Isso aconteceria porque, por exemplo, "o custo do tratamento das doenças diarreicas representa 12% dos orçamentos nacionais em questão de saúde na África Subsaariana", explicou a especialista.
"No total, as possíveis vantagens econômicas de investir em água e saneamento poderiam chegar a US$ 38 bilhões ao ano" em nível mundial, afirmou.
Falta de água potável segue matando. Postado por @infoambiental . Folha OnLine – Ambiente. Mar. de 2009. Disponível em:
http://aguadonadavida.blogspot.com.br/2009/03/falta-de-agua-potavel-segue-matando.html. Acesso em: 15 de mar. de 2012.
O texto I cita que a falta de saneamento básico está ligada à falta de água e que esse é um problema mundial. A partir do gráfico, texto II, analise como se encontra o problema do saneamento básico no Brasil, tendo em vista o crescimento nesse setor de 1989 a 2000
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o trecho a seguir. A liberdade é sempre a liberdade de quem pensa de maneira diferente (...). A ditadura do proletariado deve ser obra da classe e não de uma pequena minoria dirigente em nome da classe (...). Sem eleições gerais, sem liberdade irrestrita de imprensa, de reunião e de discussão (...), algumas dezenas de dirigentes do Partido (...) comandam e governam (...). Entre eles, a direção, na verdade, está nas mãos de uma dúzia de homens, e uma elite, escolhida na classe operária, é de tempos em tempos convocada para aplaudir os discursos dos chefes e tornar por unanimidade as resoluções que lhe são apresentadas. VICENT,Gerard. Ser comunista? Uma maneira de ser. In: PROST,Antoine & VICENT,Gerard (org.).História da vida privada, 5: da Primeira Guerra a nossos dias. São Paulo: CIA das Letras, 1992. p. 419-420
Enunciado:
Em 1918, Rosa Luxemburgo estava presa em Berlim e escreveu o livro A Revolução Russa. Ao analisar a situação da União Soviética, anos após a Revolução de 1917, o texto