O gráfico mostra a quantidade de internações hospitalares por acidentes de trânsito no estado de Minas Gerais entre os anos de 2008 e 2015.
Considerando uma tendência linear de crescimento a partir de 2014, a quantidade de internações por acidentes de trânsito em 2020 será:
Questões relacionadas
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(UPE-SSA) Um relógio inteligente utiliza fotopletismografia para medir a frequência cardíaca de seu usuário. Essa tecnologia consiste na emissão de luz de coloração esverdeada no braço do portador e na conseguinte medição, por fotossensores, da intensidade da luz refletida por sua pele. Quando o coração bate, o sangue flui, e a absorção da luz verde através da pele é maior. Entre batidas, a absorção é menor. Piscando a luz centenas de vezes em um segundo, é possível calcular a frequência cardíaca. Suponha que, monitorando os resultados obtidos pelo relógio, um usuário tenha se deparado com o seguinte gráfico de absorção da luz em função do tempo:
Então, sua frequência cardíaca em batimentos por minuto (bpm) no momento da medida está melhor representada na faixa entre
- Física
Na época das navegações, o fenômeno conhecido como fogo de santelmo assombrou aqueles que atravessavam os mares, com suas espetaculares manifestações nas extremidades dos mastros das embarcações. Hoje, sabe-se que o fogo de santelmo é uma consequência da eletrização e do fenômeno conhecido na Física como o poder das pontas. Sobre os fenômenos eletrostáticos, considerando-se dois corpos,é verdade que:
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
TEXTO I
Em denúncia recebida pela Inquisição de Lisboa, em 1715, aparece como réu Vicente Morais, negro umbundu, forro, soldado, natural de Angola. Ele foi acusado de guardar com ele um “santinho” de igreja e produzir “bolsas de mandingas” feitas de chita. Nunca tirava uma delas da cintura, por acreditar que o protegia dos perigos.
PANTOJA, S. Terra do Pecado. Revista Nossa História. São Paulo: Editora Vera Cruz,2006.
TEXTO II
O capitão Manoel de Freitas, branco, português, na tentativa de curar-se de uma enfermidade, seguia os preceitos de um feiticeiro ambundo, participando de rituais que incluíam a adoração a bode e o sacrifício de um bezerro. Testemunhas confirmaram que o militar tentava curar uma perna doente, mal que o feiticeiro atribuía à alma penada de sua falecida mulher.
O Capitão e o Mandingueiro. Revista Nossa História. Ano 3, nº 32, junho de 2006 (adaptado). VOT2021
A mistura de práticas religiosas no Brasil colonial foi uma estratégia utilizada pela sociedade da época para
- História | 5.2 Renascimento Cultural
(UNICAMP) A teoria da perspectiva, iniciada com o arquiteto Filippo Bruneleschi (1377-1446), utilizou conhecimentos geométricos e matemáticos na representação artística produzida na época. A figura a seguir ilustra o estudo da perspectiva em uma obra desse arquiteto. É correto afirmar que, a partir do Renascimento, a teoria da perspectiva
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
Leia o texto abaixo:
“No Nordeste imenso, quando o sol calcina a terra,
Não se vê uma folha verde na baixa ou na serra.
Juriti não suspira, inhambu seu canto encerra.
Não se vê uma folha verde na baixa ou na serra.
Acauã, bem no alto do pau-ferro, canta forte,
Como que reclamando sua falta de sorte.
Asa branca. sedenta, vai chegando na bebida.
Não tem água a lagoa, já está ressequida.
E o sol vai queimando o brejo, o sertão, cariri e agreste.
Ai, ai, meu Deus, tenha pena do Nordeste”.
(Música Aquarela Nordestina – Rosil Cavalcanti e Maria das Neves Coura Cavalcanti)
Agora analise as afirmativas seguintes, que interpretam a música Aquarela Nordestina à luz dos conhecimentos atuais da Biologia sobre a caatinga.I. O verso 2 faz referência à diversidade de relevo das terras nordestinas, onde encontramos: planícies, como a Litorânea e do Complexo do Campo Maior, onde ocorrem inundações periódicas; chapadas, como os Complexos do Ibiapaba-Araripe e da Chapada Diamantina; as depressões, Sertaneja Setentrional – área mais secada caatinga – e Sertaneja Meridional – maior regularidade de chuvas; e o planalto da Borborema, além das Dunas do São Francisco e o Rato da Catarina.
II.Nos versos 3, 5 e 7 são citados juriti, inhambu, acauã e asa branca, todos representantes das aves, animais que apresentam características como: corpo recoberto por penas, membros anteriores transformados em asas, endotermia, ossos pneumáticos e sacos aéreos, fecundação interna e oviparidade.
III. O Pau-ferro, Caesalpineaferrea Mart.,é uma árvore da família Fabaceae; é uma leguminosa, logo forma frutos do tipo vagem. Neste grupo encontramos ainda feijão, ervilha, soja, amendoim e pata-de-vaca.
IV. O verso 5 apresenta uma incorreção, pois na natureza, a Acauã, ave endêmica da caatinga, não é encontrada na copa do Pau-ferro, árvore endêmica da Mata Atlântica.
V. O verso 9 trata da diversidade de paisagens da caatinga, que se devem à pluviometria, fertilidade, tipo dc solo e relevo. O brejo corresponde a regiões serranas e mais úmidas, o sertão apresenta vegetação mais rústica, cariri apresenta vegetação menos rústica e agreste é uma faixa de transição entre o interior seco e a Mata Atlântica.
Estão corretas as proposições: