A figura apresenta a comparação dos gastos de três tipos de lâmpadas residenciais de mesmo brilho, durante cinco anos. Considera-se a utilização média de vinte pontos de luz, utilizando em média dez lâmpadas acesas durante 6 horas ao custo de R$ 0,30, para cada 1 kWh consumido.
Com base nas informações, a lâmpada energeticamente mais eficiente, a mais viável economicamente e a de maior vida útil são, respectivamente
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- Ciências - Fundamental | 11. Fenômenos Naturais e Impactos Ambientais
Texto base: Leia o trecho e observe a imagem.
Os recifes de corais constituem um dos mais importantes ecossistemas marinhos, mas são muito frágeis e sofrem com a ação humana em diversos aspectos, levando a sua degradação. Um exemplo disso é o fenômeno conhecido como branqueamento dos corais, em que essas estruturas perdem a sua coloração característica, como mostrado na imagem a seguir.
O branqueamento dos corais.
Disponível em: <http://www.oocities.org/br/ciadomergulho/branquea.html>. Acesso em: 28 mar. 2015
Enunciado:
O fenômeno de branqueamento dos corais tem causado a morte dessas importantes estruturas marinhas, o que traz enormes prejuízos, pois, assim, os corais deixam de cumprir seus importantes papéis ecológicos, como
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
O suor e a lágrima
[1] Fazia calor no Rio, quarenta graus e
qualquer coisa, quase quarenta e um. No dia
seguinte, os jornais diriam que fora o dia
mais quente deste verão que inaugura o
[5] século e o milênio. Cheguei ao Santos
Dumont, o voo estava atrasado, decidi
engraxar os sapatos. Pelo menos aqui no Rio
são raros esses engraxates, só existem nos
aeroportos e em poucos lugares avulsos.
[10] Sentei-me naquela espécie de cadeira
canônica, de coro de abadia pobre, que
também pode parecer o trono de um rei
desolado de um reino desolante.
O engraxate era gordo e estava com
[15] calor — o que me pareceu óbvio. Elogiou
meu sapato, cromo italiano, fabricante
ilustre, os Rossetti. Uso-o pouco, em parte
para poupá-lo, em parte porque quando
posso estou sempre de tênis.
[20] Ofereceu-me o jornal que eu já havia
lido e começou seu ofício. Meio careca, o
suor encharcou-lhe a testa e a calva. Pegou
aquele paninho que dá brilho final nos
sapatos e com ele enxugou o próprio suor,
[25] que era abundante.
Com o mesmo pano, executou com
maestria aqueles movimentos rápidos em
torno da biqueira, mas a todo o instante o
usava para enxugar-se — caso contrário, o
[30] suor inundaria o meu cromo italiano.
E foi assim que a testa e a calva do
valente filho do povo ficaram manchadas de
graxa e o meu sapato adquiriu um brilho de
espelho, à custa do suor alheio. Nunca tive
[35] sapatos tão brilhantes, tão dignamente
suados.
Na hora de pagar, alegando não ter nota
menor, deixei-lhe um troco generoso. Ele me
olhou espantado, retribuiu a gorjeta me
[40] desejando em dobro tudo o que eu viesse a
precisar no resto dos meus dias.
Saí daquela cadeira com um baita
sentimento de culpa. Que diabo, meus
sapatos não estavam tão sujos assim, por
[45] míseros tostões fizera um filho do povo suar
para ganhar seu pão. Olhei meus sapatos e
tive vergonha daquele brilho humano
salgado como lágrimas.
CONY, Carlos Heitor. In: Eu aos pedaços: memórias. São Paulo: Leya, 2010. p. 114-115.
No seguinte enunciado — “Cheguei ao Santos Dumont, o voo estava atrasado, decidi engraxar os sapatos” (linhas 5-7) — a relação entre as orações está implícita. Marque a única alternativa que explicita o sentido que esse enunciado tem no texto.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
• Máquina fotográfica com a função vídeo
Desenvolvimento:
1 - Você sabe o que é uma performance? Apresente o conceito de performance para seus alunos.
Assim como no Teatro o corpo do ator é um instrumento para manifestar um texto, na performance o corpo do artista é um instrumento de manifestação de um texto que, ao contrário do teatro, é de autoria do próprio artista. Podemos dizer que, na performance, o corpo do artista é a própria obra, o lugar onde a obra do artista acontece. Não há a representação do texto de outra pessoa. Tudo o que acontece numa performance está vinculado ao interesse do artista quando a compôs. Assim que a Performance termina, termina também a obra que ficará registrada apenas em vídeo ou em fotografias. Poderá ser repetida, mas possui a característica de ser única em cada apresentação, pois o improviso é parte ativa de uma performance, bem como a interferência e participação do público.
2 - Em seguida apresente a eles a performance "Tanque", assim que o vídeo terminar, deixe que os alunos apresentem suas impressões livremente e só depois apresente o significado da performance conforme descrição dos autores da mesma (vide texto abaixo):
- Vídeo 1: <http://www.youtube.com/watch?v=4WPLDUToofU&feature=related>
TANQUE:
2003
Tanque, objeto seco e de concreto armado.
O drama cotidiano redimensionado através dos recursos da expressão cênica da dança e da ópera. Situações aparentemente banais do dia a dia trabalhadas para ressaltar o absurdo que tais ações possam deflagrar. O esvaziamento cultural de nossa sociedade causado pelo empobrecimento material, impossibilitando os sonhos e os desejos em contraposição a um mundo virtual, imagético e altamente perverso imposto pelo meio de comunicação mais acessível e comum a toda população, inerente à classe social: a televisão. O tanque, objeto-de-combate, tem sua função definida e representativa nas obrigações cotidianas da sobrevivência e vem de acordo com tal reflexão. Do tanque para a televisão e da televisão para o tanque. O corpo cego estará dentro de todas as ações, criando uma partitura coreográfica que explicita uma dança doméstica, porém estranhamente cortada pelo canto em estilo operístico."
Tanque foi apresentado pela primeira vez no Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto em 2003. Continuou sua trajetória tendo sido apresentado na Galeria Vermelho (SP) em 2004, dentro da programação de um evento de performances, no Brasil em Cena em 2006 (Berlim, Alemanha), no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto em 2007 (Brasil) e no Festival Internacional de Teatro Palco e Rua -- FIT em 2007 (Belo Horizonte, Brasil).
- Observe como é interessante a performance! Parece um pequeno teatro, sem a lógica de ser uma história completa, a performance transfere parte de sua composição para quem vê pois, somos nós, os espectadores, que atribuímos significado a ela, completando seus sentido. Não seria o mesmo em toda obra de arte? Conduza o debate a fim de que os alunos estabeleçam diferenças e aproximações com o teatro.
- No caso de O Tanque, quanto da vida, quanto dos acontecimentos que estão em torno de nós dependem de nós? O que pode estar acontecendo enquanto lavamos uma simples roupa? Se pensarmos nisto, o que podemos aprender sobre a nossa vida? Sermos mais felizes, vivermos melhor com as pessoas, lutar mais pelo que acreditamos, etc.
3 - Após a apresentação do vídeo, propor aos alunos que representem cenas do cotidiano para serem filmadas pelos colegas.
4 - A turma poderá ser dividida entre quem quer representar e quem irá filmar, assim serão formadas duplas. Seria interessante que resultassem pelo menos 10 pequenos filmes da experiência.
5 - O professor acompanhará o processo criativo das duplas primando por um resultado sério.
6 - O aluno da dupla que optar por representar deverá colocar uma roupa neutra, toda preta, por exemplo, e deverá pensar numa maneira curiosa, inusitada de terminar sua apresentação de forma a surpreender a todos. A performance não poderá ultrapassar 3 minutos.
7 - As filmagens poderão ser feitas na escola, durante as aulas de arte, após a definição do que será a performance por parte dos alunos sob a orientação do professor.
8 - Ao final, o professor poderá organizar na sala ou no auditório a apresentação dos pequenos filmes para toda a turma. Enquanto assistem os alunos poderão formular perguntas uns para os outros sobre o significado do que fizeram e uma roda de conversa encerrará a atividade.
Observações:
1 - Professor, fotografe o que puder desta atividade. Os ensaios, as conversas e os filmes sendo apresentados. Você poderá montar uma bela exposição e quem sabe estender a apresentação dos filmes para toda a escola.
Referências:
1 - Sobre a Performance:
Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3646.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.
2 - Sobre o happening:
Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3647.
3 - Happening, performance e body art
Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/artes/happening-performance-body_art.jhtm>.
- História
Na história dos hebreus, corresponde à saída dos hebreus do Cativeiro no Egito, conduzidos por Moisés à Terra Prometida:
- História | 6.13 Segunda Guerra Mundial
Observe o selo que reproduz a tela Guernica de Pablo Picasso a seguir.