(CFTMG) “Entre as numerosas empresas então criadas, vale destacar a Companhia Fomento Industrial e Agrícola de Mato Grosso, autorizada a funcionar pelo decreto número 70, de 21 de março de 1891. No Estatuto a Companhia expunha os seus fins: aquisição e exploração de uma ampla propriedade no estado de Mato Grosso de 350 léguas quadradas e 250 mil cabeças de gado. Seria produzido extrato de carne embalado em latas e barris fabricados na própria fazenda.
Dentre outras atividades, relacionam-se a fabricação de velas, sabão, gelatina, couro e derivados de boi, além de madeira para construção.
Os empreendedores pretendiam criar vinte núcleos coloniais com quinhentas famílias cada, construir estradas vicinais e uma estrada de ferro, sem esquecer a possibilidade de fundar novas fábricas para beneficiar produtos da lavoura. A Companhia emitiu 200 mil ações de cinco libras esterlinas cada.
VILLA, Marco Antonio. O nascimento da República no Brasil: a primeira década do novo regime.São Paulo, Ática, 1997, p. 31-32. (adaptado)
O texto acima faz referencia a um momento no qual o governo brasileiro
I - interveio em favor de uma proposta industrialista.
II - estimulou o consumo de produtos de origem animal.
III - incentivou a “Marcha para o Oeste”, visando interiorizar a economia nacional.
IV - criou leis, facilitando o estabelecimento de empresas de capital aberto.
São corretas apenas as afirmativas