Durante a fusão nuclear que ocorre no Sol, formam-se átomos de hélio 42He. Esse átomo possui
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Grupo transforma pele humana em neurônios Grupo transforma pele humana em neurônios
Um grupo de pesquisadores dos EUA conseguiu alterar células extraídas da pele de uma mulher de 82 anos sofrendo de uma doença nervosa degenerativa e conseguiu transformá-las em células capazes de se transformarem virtualmente em qualquer tipo de órgão do corpo. Em outras palavras, ganharam os poderes das células-tronco pluripotentes, normalmente obtidas a partir da destruição de embriões.O método usado na pesquisa, descrita hoje na revista Science, existe desde o ano passado, quando um grupo liderado pelo japonês Shinya Yamanaka criou as chamadas iPS (células-tronco de pluripotência induzida). O novo estudo, porém, mostra pela primeira vez que é possível aplicá-lo a células de pessoas doentes, portadoras de esclerose lateral amiotrófica (ELA), mal que destrói o sistema nervoso progressivamente.“Pela primeira vez, seremos capazes de observar células com ELA ao microscópio e ver como elas morrem”, disse Valerie Estess, diretora do Projeto ALS (ELA, em inglês), que financiou parte da pesquisa. Observar em detalhes a degeneração pode sugerir novos métodos para tratar a ELA.
KOLNERKEVIC, I. Folha de S. Paulo. 1 ago. 2008 (adaptado).
A análise dos elementos constitutivos do texto e a identificação de seu gênero permitem ao leitor inferir que o objeto do autor é:
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UESB) Uma máquina térmica funciona segundo o ciclo de Carnot, a qual fornece ao ambiente, em cada ciclo, um trabalho igual a 800J. As temperaturas das fontes quente e fria são, respectivamente, 127°C e 27°C. Considerando-se 1 caloria igual a 4,186J, o módulo da quantidade de calor rejeitada para a fonte fria, em calorias, é
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Texto 1
Disponível em: https://www.dancastipicas.com/wp-content/uploads/2019/05/dan%C3%A7as-ind%C3%ADgenas-brasileiras-678x381. pg
Texto 2
A dança indígena é realizada para celebrar rituais. Inúmeros são os motivos que levam os índios a praticarem esse ato, como: a homenagem aos mortos, a celebração a colheita, a pesca, dentre outros fatos.
Por que a dança indígena é única?
A dança é uma arte que abrange o movimento do corpo em um determinado ritmo. As expressões podem ser
acompanhadas de música ou não. É comum artistas realizarem apresentações de dança em locais como teatro ou rua.
Já a dança indígena possui um diferencial em relação às outras danças brasileiras: ela não é voltada para apresentação ao público. O objetivo dos índios é realizar movimentos relacionados a acontecimentos importantes, como a passagem de um jovem à fase adulta, o agradecimento da colheita, o ritual de espantar doenças, as saudações a quem chega à aldeia.
A dança indígena é praticada por mulheres e homens, e eles costumam utilizar algumas peças para realizarem esses rituais, como símbolos, amuletos, instrumentos musicais típicos da cultura. O uso dos artefatos pode variar a depender da finalidade do ritual.
Disponível em: https://www.guiaestudo.com.br/danca-indigena.
As danças folclóricas, sendo uma expressão das diferentes manifestações da dança, são contextuais, pois seus gestos e coreografias fazem referência a situações da vida cotidiana e expressam visões de mundo de uma comunidade. Essa contextualização
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Segundo dados apurados no Censo 2010, para uma população de 101,8 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais de idade e que teve algum tipo de rendimento em 2010, a renda média mensal apurada foi de R$ 1 202,00. A soma dos rendimentos mensais dos 10% mais pobres correspondeu a apenas 1,1% do total de rendimentos dessa população considerada, enquanto que a soma dos rendimentos mensais dos 10% mais ricos correspondeu a 44,5% desse total.
Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 16 nov. 2011(adaptado).
Qual foi a diferença, em reais, entre a renda média mensal de um brasileiro que estava na faixa dos 10% mais ricos e de um brasileiro que estava na faixa dos 10% mais pobres?
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
Na ficção científica, vemos humanos colhendo em campos de trigo abaixo dos céus marcianos e cultivando fileiras de batatas dentro de hábitats climatizados. Mas, na realidade, cultivar qualquer tipo de planta em Marte será um desafio, já que o solo marciano carece de ingredientes essenciais. Dessa forma, as plantas precisam de muito nitrogênio em duas formas químicas: amônia (NH3) ou nitrato (NO3-). A maior parte do nitrogênio de Marte está preso em forma de N2 na atmosfera do planeta, e até onde sabemos, o solo marciano é bem pobre do elemento.
Na Terra, a disponibilização dos compostos mencionados no texto é realizada fundamentalmente por