(UNEB) Considerando-se a composição nutricional do ovo, referida no texto, e sendo o calor específico e o calor latente de vaporização da água, respectivamente, iguais a 1 cal/g℃ e 540 cal/g e sabendo-se que, no processo metabólico, 1,0g de proteína libera 5,7 kcal e 1,0g de lipídio, 9,3 kcal, pode-se afirmar que a massa de água que se transforma em vapor, quando 1,0 kg dessa substância, a 20℃, ao nível do mar, é aquecida com a energia equivalente a encontrada na fonte de nutrientes, que assegura o desenvolvimento de um embrião de Gallus gallus, em gramas, é, aproximadamente, igual a
Questões relacionadas
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UESB) Ilhas de ordem num oceano de caos (...), o corpo concentra a ordem. Ele se refaz continuamente. A cada cinco dias, temos um novo revestimento interno do estômago. Ganhamos um novo fígado a cada dois meses. Nossa pele se repõe a cada seis semanas. A cada ano, 98 por cento dos átomos de nosso corpo são substituídos. Essa substituição química ininterrupta, o metabolismo, é um sinal seguro de vida. Os biólogos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela veem no metabolismo a essência de algo realmente fundamental para a vida. Dão-lhe o nome de “autopoese”. (...) raízes gregas que significam “si mesmo” (auto) e “fazer” (poien, como em “poesia”), a autopoese refere-se à produção contínua de si mesma pela vida. (...) incessante química biológica e fluxo energético, que é o metabolismo. Somente as células, os organismos feitos de células e as biosferas feitas de organismos são autopoéticos e podem efetuar o metabolismo.(MARGULIS, 2002, p.31).
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos termodinâmicos aplicados aos seres vivos, é correto afirmar:
- Matemática | 13.5 Polígonos
Um marceneiro está construindo um material didático que corresponde ao encaixe de peças de madeira com 10 cm de altura e formas geométricas variadas, num bloco de madeira em que cada peça se posicione na perfuração com seu formato correspondente, conforme ilustra a figura. O bloco de madeira já possui três perfurações prontas de bases distintas: uma quadrada (Q) de lado 4 cm uma retangular (R) com base 3 cm e altura 4 cm e uma em forma de um triângulo equilátero (T) de lado 6,8 cm. Falta realizar uma perfuração de base circular (C).
O marceneiro não quer que as outras peças caibam na perfuração circular e nem que a peça de base circular caiba nas demais perfurações e, para isso, escolherá o diâmetro do círculo que atenda a tais condições. Procurou em suas ferramentas uma serra copo (broca com formato circular) para perfurar a base em madeira, encontrando cinco exemplares, com diferentes medidas de diâmetros, como segue: (l) 3,8 cm; (II) 4,7 cm; (III) 5,6 cm (IV) 7,2 cm e (V) 9,4 cm.
Considere 1,4 e 1,7 como aproximações para
Para que seja atingido o seu objetivo, qual dos exemplares de serra copo o marceneiro deverá escolher?
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. Os procariotos atuais contêm estruturas também presentes nas células dos eucariotos, tais como __________ e __________. A teoria da __________ descreve de que maneira as células eucarióticas poderiam ter evoluído a partir das procarióticas.
- História | 5.1 Expansão Marítima
(UEPA) As crenças de navegadores portugueses e espanhóis dos séculos XV e XVI, inspiradas na teologia medieval, de que o Paraíso estava ao alcance dos homens, embora em lugar ainda desconhecido, estimularam as viagens de “descobertas” que incorporaram o Novo Mundo ao espaço geográfico das terras conhecidas pelos europeus. As pistas desta mentalidade estão em obras filosóficas e literárias da Antiguidade Greco-Romana e de autores humanistas, além de novelas de cavalaria. O conteúdo destas obras fazia parte do patrimônio intelectual europeu de fins da Idade Média e forneceu o quadro mental a partir do qual foram escritas as obras de viajantes europeus que vieram à América no século XVI. A busca do paraíso terrestre, quando da expansão marítima europeia voltada para a descoberta de novas rotas de comércio com o Oriente, significou:
- História - Fundamental | 06. Colonização Espanhola na América
Texto base: Disponível em: http://s1.zetaboards.com/anthroscape/topic/5927651/1/. Acesso em: 24 jun. 2016.
Enunciado:
A posição dos criollos na pirâmide social da América Espanhola se explica pelo fato de serem filhos de