(UPF) A República Velha (1889-1930) no Brasil teve na chamada “Política dos Governadores” um dos seus elementos mais caracterizadores. O objetivo desta política era:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
(UECE) No que diz respeito às estruturas cerebrais e seus possíveis comprometimentos quando afetadas, relacione as colunas abaixo, numerando a coluna II de acordo com a I.
Coluna I
Coluna II
1. Cerebelo
( ) Memória
2. Córtex
( ) Equilíbrio
3. Bulbo
( ) Emoções
4. Hipotálamo
( ) Respiração
A sequência correta, de cima para baixo, é
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
O lítio é um metal atualmente muito conhecido, pois é utilizado na produção de baterias para celulares. No entanto, também vem sendo utilizado há muito tempo na formulação de medicamentos estabilizadores de humor, na forma de sais como carbonato e sulfato de lítio. Este metal é o mais leve que se tem conhecimento, com densidade igual a 0,534 g/cm³, ou seja, quase metade da massa específica da água.
Com base no texto acima, assinale a alternativa CORRETA.
- Matemática | 4.1 Sequência e Progressão Aritmética
Nos últimos anos, a corrida de rua cresce no Brasil. Nunca se falou tanto no assunto como hoje, e a quantidade de adeptos aumenta progressivamente, afinal, correr traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, além de ser um esporte que não exige um alto investimento financeiro.
Disponível em:http://www.webrun.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010
Um corredor estipulou um plano de treinamento diário, correndo 3 quilômetros no primeiro dia e aumentando 500 metros por dia, a partir do segundo. Contudo, seu médico cardiologista autorizou essa atividade até que o corredor atingisse, no máximo, 10 km de corrida em um mesmo dia de treino.
Se o atleta cumprir a recomendação médica e praticar o treinamento estipulado corretamente em dias consecutivos, pode-se afirmar que esse planejamento de treino só poderá ser executado em, exatamente:
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
Disponível em: https://www.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 set. 2017 (adaptado).
Os objetivos prioritários para a construção das barreiras físicas apresentadas nos mapas 1 e 2 são, respectivamente a
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
Aparentemente sua proposta de uma teoria da justiça vem em resposta ao utilitarismo clássico. O ponto principal dessa divergência está na adoção de uma posição original que rejeita por completo o princípio da maximização da utilidade dada pelo utilitarismo. Rawls, por acreditar que essa ideia contradiz a base da democracia liberal, opõe-se aos utilitaristas quando afirma que “algo é justo, por exemplo, um sistema social, se for aprovado por um espectador idealmente racional e imparcial que ocupa um ponto de vista geral e possui todo o conhecimento pertinente das circunstâncias”, e que, portanto, essa sociedade será bem-ordenada se for aprovada por esse observador.
QUINTANILHA, Flavia Renata. A concepção de justiça de John Rawls. Intuitio, v. 3, n. 1, p. 33-44, 2010.
No texto, a crítica tecida por John Rawls tem como base o argumento de que a filosofia utilitarista desconsidera os(as)