La palabra “bolso” sacada del texto significa en portugués:
Questões relacionadas
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
Uma vítima de acidente de carro foi encontrada carbonizada devido a uma explosão. Indícios, como certos adereços de metal usados pela vítima, sugerem que a mesma seja filha de um determinado casal. Uma equipe policial de perícia teve acesso ao material biológico carbonizado da vítima, reduzido, praticamente, a fragmentos de ossos. Sabe-se que é possível obter DNA em condições para análise genética de parte do tecido interno de ossos. Os peritos necessitam escolher, entre cromossomos autossômicos, cromossomos sexuais (X e Y) ou DNAmt (DNA mitocondrial), a melhor opção para identificação do parentesco da vítima com o referido casal. Sabe-se que, entre outros aspectos, o número de cópias de um mesmo cromossomo por célula maximiza a chance de se obter moléculas não degradadas pelo calor da explosão.
Com base nessas informações e tendo em vista os diferentes padrões de herança de cada fonte de DNA citada, a melhor opção para a perícia seria a utilização:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe a propaganda.
A relação entre a pergunta “Quer continuar a respirar?” e a imagem é obtida
- História
A chamada Guerra de Canudos, Revolução de Canudos ou Insurreição de Canudos, foi o confronto entre um movimento popular de fundo sociorreligioso e o Exército da República, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no Brasil.(...) A situação na região, à época, era muito precária devido às secas, à fome, à pobreza e à violência social. Esse quadro, somado à elevada religiosidade dos sertanejos, deflagrou uma série de distúrbios sociais, os quais, diante da incapacidade dos poderes constituídos em debelá-los, conduziram a um conflito de maiores proporções.Disponível em: http://www.sohistoria.com.br/ef2/canudos/. Acesso em 21 set. 2015.
O movimento de Canudos foi uma:
- Arte - Fundamental | 01.2. Música
MATERIAL
- CD (música alegre)
- Aparelho de som
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Cartolina
-Papéis cores variadas para recorte
- Revistas, jornais, etc, para recorte
PROCEDIMENTOS
- O professor abordará a questão da linguagem corporal na criança:
- O professor pode propor às crianças pensar como voa uma borboleta e como voa um beija-
flor, como flui um rio e como derrete um cubo de gelo, tudo isso, através da expressão
corporal; a importância dessa atividade é a consciência corporal e o controle interno dos
mecanismos de expressão, contribuindo para a atenção, disciplina e desinibição.
- O professor deverá fazer no chão da sala ou pátio da escola, formas geométricas com
fita adesiva.
- O professor vai pedir para as crianças se organizem dentro das formas. Com o recurso da música,
pedirá para que as crianças dancem até que, ao seu sinal, troquem de lugar: (losango para
retângulo...) de forma mais complexa. Pode fazer pulseiras ou outra forma de identificação,
onde subdivida as crianças de cada grupo em cores e, da mesma forma associar: (grupo azul
no triângulo...)
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19922
- Depois da dança das formas, o professor vai distribuir para as crianças material de
recorte como revistas, papéis coloridos, jornais, etc.
- Peça as crianças para lembrar como foi a brincadeira que acabaram de fazer e através da
técnica de recorte e colagem representá-la .
- Coloque uma música bem alegre e deixe as crianças fazerem suas criações, livremente.
- Oriente as crianças no manuseio da tesoura e cola.
- Instrua as crianças a fazer a colagem somente depois de definidas as formas e suas posições
na cartolina.
- Espere secar e exponha os trabalhos.
A DANÇA NA MÚSICA
- Física | B. Resistores
(UNINORTE)
Disponível em: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletrica-domiciliar/2936-el033. html. Acesso em: 15 set. 2014.
A figura representa um esquema simplificado de um chuveiro elétrico, de duas temperaturas, que opera sob tensão de 110,0V e potência máxima de 4400,0W, quando sua resistência elétrica é reduzida à metade. Com base nessas informações e nos conhecimentos de eletricidade, sobre o funcionamento do chuveiro com a chave comutadora no verão, é correto afirmar: