La palabra “bolso” sacada del texto significa en portugués:
Questões relacionadas
- Matemática
Em uma classe com 14 alunos, 8 são mulheres e 6 são homens. A média das notas das mulheres no final do semestre ficou 1 ponto acima da média da classe. A soma das notas dos homens foi metade da soma das notas das mulheres. Então, a média das notas dos homens ficou mais próxima de:
- Química | A. Equilíbrio Químico
A constante de equilíbrio da reação
CO(g) + 2H2(g) CH3OH(g)
tem o valor de 14,5 a 500 K. As concentrações de metanol e de monóxido de carbono foram medidas nesta temperatura em condições de equilíbrio, encontrando-se, respectivamente, 0,145 mol.L-1 e 1 mol.L-1.
Com base nesses dados, é correto afirmar que a concentração de hidrogênio, em mol.L-1, deverá ser - Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el fragmento de texto a seguir sobre alimentación, para contestar a la cuestion.
Ya sabemos que la obesidad es una de las grandes enfermedades del siglo. Tanto la poca actividad física como los malos hábitos alimenticios están provocando que los niños crezcan con sobrepeso y limitados a unas enfermedades que se derivan de estas malas prácticas.
Disponible en: <http://www.elbloginfantil.com/ninos-sirven-comida-tienen-menos-problemas-obesidad.html> Acceso el: 16 mar.2014. Fragmento
En el texto son mencionadas dos causas para el sobrepeso en los niños, ¿cuáles son estas causas?
- Literatura
(CFTMG) A(s) questão(ões) refere(m)-se ao texto a seguir.
Sermão de Santo António
Pregado na cidade de S. Luiz do Maranhão, anno de 1654
Vos estis sal terrae. S. Mateus, V, l3
Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra, o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhes dão, a não querem receber. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma cousa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que eles dizem. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si e não a Cristo; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites. Não é tudo isto verdade? Ainda mal.
Suposto, pois, que ou o sal não salgue ou a terra se não deixe salgar; que se há-de fazer a este sal e que se há-de fazer a esta terra? O que se há-de fazer ao sal que não salga, Cristo o disse logo: [...] «Se o sal perder a substância e a virtude, e o pregador faltar à doutrina e ao exemplo, o que se lhe há-de fazer, é lançá-lo fora como inútil para que seja pisado de todos.» [...] . Isto é o que se deve fazer ao sal que não salga. E à terra que se não deixa salgar, que se lhe há-de fazer?
Este ponto não resolveu Cristo, Senhor nosso, no Evangelho; mas temos sobre ele a resolução do nosso grande português Santo António, que hoje celebramos [...].
Pregava Santo António em Itália, na cidade de Arimino, contra os hereges, que nela eram muitos; e como erros de entendimento são dificultosos de arrancar, não só não fazia fruto o santo, mas chegou o povo a se levantar contra ele e faltou pouco para que lhe não tirassem a vida. Que faria neste caso o ânimo generoso do grande António? Sacudiria o pó dos sapatos, como Cristo aconselha em outro lugar? Mas António com os pés descalços não podia fazer esta protestação; e uns pés a que se não pegou nada da terra não tinham que sacudir. Que faria logo? Retirar-se-ia? Calar-se-ia? Dissimularia? Daria tempo ao tempo?
Isso ensinaria porventura a prudência ou a covardia humana; mas o zelo da glória divina, que ardia naquele peito, não se rendeu a semelhantes partidos. Pois que fez? Mudou somente o púlpito e o auditório, mas não desistiu da doutrina. Deixa as praças, vai-se às praias; deixa a terra, vai-se ao mar, e começa a dizer a altas vozes: Já que me não querem ouvir os homens, ouçam-me os peixes. Oh maravilhas do Altíssimo! Oh poderes do que criou o mar e a terra! Começam a ferver as ondas, começam a concorrer os peixes, os grandes, os maiores, os pequenos, e postos todos por sua ordem com as cabeças de fora da água, António pregava e eles ouviam. (...)
VIEIRA, Padre Antônio. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 06 set. 2014.
A característica da estética barroca presente na passagem do Sermão está identificada corretamente em:
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(FASA) A extração de minérios encontrados na crosta terrestre para a obtenção de metais, a exemplo da hematita e da bauxita, que contêm, respectivamente, compostos de ferro e de alumínio, causa um enorme impacto ambiental. Os resíduos decorrentes da atividade antrópica podem ocasionar problemas às populações e ao ambiente, como o que ocorreu no rompimento da barragem de contenção que armazenava rejeitos, constituídos por água e material particulado em decantação, de uma mineradora em Minas Gerais.
Considerando-se as informações associadas aos processos de purificação dos materiais, é correto afirmar: