Explicaê

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Em determinada prática escolar, estudantes prepararam quatro tubos com gelatina derretida, que é um alimento rico em colágeno (proteína). Ao conteúdo do tubo 1 adicionaram fatias de abacaxi; ao do tubo 2, fatias de maçã; ao do tubo 3, saliva humana; e nada foi adicionado ao conteúdo do tubo 4, além da gelatina derretida. Dentro de outros quatro tubos foram colocados 10 mL de maisena (amido de milho) dissolvida em água. Ao conteúdo do tubo 5 os estudantes adicionaram fatias de abacaxi; ao do tubo 6, pedaços de maçã; ao do tubo 7, saliva humana; e nada adicionaram ao conteúdo do tubo 8, além da maisena dissolvida em água.

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Os tubos com gelatina foram colocados na geladeira por uma hora e, passado esse intervalo de tempo, os tubos foram avaliados pelos alunos, que observaram que apenas no tubo 1, que continha os pedaços de abacaxi, a gelatina não endureceu. Nos outros tubos, a gelatina endureceu normalmente.

    Os tubos com maisena foram deixados em repouso sobre uma bancada por uma hora. Depois desse intervalo, foram adicionadas gotas de iodo ao conteúdo de cada um desses tubos, e os estudantes observaram que o conteúdo dos tubos 5, 6 e 8 ficou roxo e o do tubo 7 não mudou de coloração.

 

Considerando que os experimentos anteriormente descritos simulam alguns dos subprocessos que ocorrem durante o processo digestório humano e sabendo que o amido adquire coloração roxa à presença de iodo, que o abacaxi é rico em uma enzima chamada bromelina e que a enzima ptialina está presente na composição da saliva, julgue o item.

Caso o tubo 7 fosse incubado a 100 °C, por uma hora, imediatamente após a adição da saliva, o conteúdo desse tubo escureceria à presença de iodo.

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