Algumas brincadeiras possuem regras definidas e outras não. Marque a brincadeira que não possui regras definidas.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
ROSA, R. Grande sertão: veredes: adaptação da obra de João Guimarães Rosa. São Paulo: Globo, 2014 (adaptado).
A imagem integra uma adaptação em quadrinhos da obra Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa. Na representação gráfica, a inter-relação de diferentes linguagens caracteriza-se por:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
(UEL)
Com relação à charge, é correto afirmar:
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
(UERJ) No tratamento dos sintomas da acidez estomacal, emprega-se o hidróxido de alumínio, que neutraliza o excesso do ácido clorídrico produzido no estômago. Na neutralização total, a quantidade de mols de ácido clorídrico que reage com um mol de hidróxido de alumínio para formação do sal neutro corresponde a:
- Ciências - Fundamental | 02. Transformações da Matéria
A análise de um mesmo fenômeno natural envolve profissionais ligados basicamente a três áreas do conhecimento: a Física, a Química e a Biologia. Em certos fenômenos, o foco fica voltado para apenas uma área, às vezes para duas, e até mesmo para as três áreas. Veja uma situação bastante comum:
Para que bolos e pães cresçam e fiquem fofinhos é necessário um ingrediente chamado fermento. No entanto, o fermento utilizado em bolos é bem diferente do utilizado em pães.
Apesar de diferentes, os dois fermentos causam o mesmo efeito necessário: formam gás carbônico, o responsável pelas bolhas formadas e pelo aumento de volume.
Com base nessas informações, assinale a alternativa que melhor relaciona as áreas do conhecimento predominantes no estudo de cada fermento:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UECE) Atente aos seguintes excertos: “Nos embates ocorridos nas reuniões de Estocolmo (1972) e Rio (1992), nasce a noção de que o desenvolvimento tem, além de um cerceamento ambiental, uma dimensão social(...)”
“O relatório Brundtland (1987) abriu um imenso debate na academia sobre o significado de desenvolvimento sustentável (...)”
“No Brasil, Machado (2005) defende que o DS é um discurso, conforme a proposição de Foucault; enquanto Nobre & Amazonas (2002) afirmam que é um conceito político-normativo, noção que já estava presente no Relatório Brundtland. Veiga (2010), no entanto, fará uma defesa interessante – de que se trata antes de tudo de um novo valor. Na sua assimilação pela sociedade, encontra-se a possibilidade da adoção de medidas que venham efetivamente a mudar o rumo do desenvolvimento, levando-o da jaula do crescimento econômico material para a liberdade do desenvolvimento humano, enquanto ampliação das oportunidades (...)”
Os trechos acima estão contidos na íntegra no artigo Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico, do autor Elimar Pinheiro do Nascimento, Estudos avançados, 2012. O referido artigo articula veementemente o debate sobre o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, assinale a opção que apresenta corretamente as três dimensões do desenvolvimento sustentável.