Em um plano munido do sistema usual de coordenadas cartesianas, a equação ax + by + c = 0, onde a, b e c são números reais constantes e não simultaneamente nulos, é representada graficamente por uma reta. Se r é a reta que contém o ponto Q = (3, 2) e a interseção das retas representadas pelas equações 2x + 3y – 7 = 0 e 3x + 2y – 8 = 0, então, dentre os pontos V = (0, 1), W = (1, 0), K = (–1, –5), L = (–1, 2) e J = (–1, –2) verifica-se que n deles pertencem à reta r.
Assim, o valor de n é
Questões relacionadas
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
(FUVEST 2008 1ª FASE) Muitos acreditam ser mais saudável consumir "produtos orgânicos" do que produtos cultivados de forma convencional. É possível diferenciar esses dois tipos de produtos, determinando-se as quantidades relativas de 14N e 15N em cada um deles. Essas quantidades relativas serão diferentes, se o solo for adubado com esterco ou fertilizantes sintéticos. O esterco contém compostos originados no metabolismo animal, enquanto fertilizantes sintéticos, como, por exemplo, o nitrato de amônio, provém da amônia.
Considere as afirmações:
I. 14N e 15N diferem quanto ao número de prótons, mas não quanto ao número de nêutrons.
II. Os fertilizantes nitrogenados, sejam sintéticos ou naturais, fornecem o nitrogênio necessário à formação de aminoácidos e proteínas nos vegetais.
III. O fertilizante nitrato de amônio pode ser obtido pela reação da amônia com o ácido nítrico.
É correto apenas o que se afirma em
- Física
Quando as posições relativas dos corpos mudam, percebe-se que existe movimento. Na Física, para descrever qualquer movimento, precisa-se, em primeiro lugar, estabelecer um referencial. Referencial é um sistema de três eixos ortogonais. Em termos práticos, uma partícula muito distante de qualquer outra partícula ou corpo do Universo é uma partícula livre porque, sobre ela, não atua qualquer força.Analise, então, as afirmativas:
I. Um referencial em que essa partícula está em repouso é um referencial inercial.
II. Qualquer outra partícula do Universo em repouso ou em MRU nesse referencial é uma partícula livre.
III. Qualquer outra partícula do Universo pode estar em repouso ou em MRU nesse referencial, desde que a soma das forças que atuam sobre ela seja zero.
Está(ão) correta(s)
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
39. O sistema digestório permite que o corpo absorva os nutrientes presentes nos alimentos.
Após a digestão dos alimentos, o corpo forma as fezes que
- Ciências - Fundamental | 2.1 Ciclo da Vida dos Animais
Leia o texto e responda a questão.
Escreva qual dos seres representados tem o desenvolvimento indireto, isto é, nasce de uma forma e vai se transformando até ficar semelhante ao adulto da espécie.
- Química | 2.3 Termoquímica
(IFSUL) O besouro-bombardeiro (Brachynus crepitans) recebeu esse nome devido ao som explosivo que emite quando é ameaçado, soltando jatos químicos, quentes, coloridos e barulhentos. O besouro gira seu abdômen de um lado para o outro e atira, causando no seu predador um gosto horrível na boca e até mesmo queimaduras leves. Eles possuem duas glândulas que se abrem ao exterior, no final do abdômen. Cada glândula possui dois compartimentos, um contém uma solução aquosa de hidroquinona e peróxido de hidrogênio e o outro contém uma mistura de enzimas. Ao ser atacado, o besouro segrega um pouco da solução do primeiro compartimento no segundo. As enzimas atuam acelerando a reação exotérmica entre a hidroquinona e o peróxido de hidrogênio, segundo a equação:
C6H4(OH)2(aq) + H202(aq) -> C6H4O2(aq) + 2H2O(l)
A energia liberada é suficiente para elevar a temperatura da mistura até o ponto de ebulição. A energia envolvida nessa transformação pode ser calculada, considerando-se os processos:
C6H4(OH)2(aq) →C6H4O2(aq) + H2(g) ΔH = + 177 kJ . mol– 1 H2O(l) + ½ O2(g) →H2O2(aq) ΔH = + 95 kJ . mol– 1
H2O(l) →1/2 O2(g) + H2(g) ΔH = + 286 kJ . mol– 1
Assim sendo, o calor envolvido na reação que ocorre no organismo do besouro é: