39. O sistema digestório permite que o corpo absorva os nutrientes presentes nos alimentos.
Após a digestão dos alimentos, o corpo forma as fezes que
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- Geografia - Fundamental | 3.3 Conceitos Demográficos
População é um grupo de pessoas que vive em uma comunidade, interage entre si e cria condições de se desenvolver mutuamente. Cada lugar tem sua população e ela terá características diferentes em cada um deles. Sabemos que a população pode se distribuir de formas diferentes no território. E, a partir dessa distribuição, podemos classificar um território como populoso ou como povoado. Assinale a alternativa correta.
a) ( ) Povoado é aquele território que tem muita gente e muito espaço, tendo assim uma densidade demográfica baixa.
b) ( ) Quando falamos que um território é populoso estamos nos referindo à população absoluta desse espaço.
c) ( ) Podemos dizer que o estado do Acre é mais povoado do que o estado do Rio de Janeiro.
d) ( ) Povoado e populoso têm o mesmo significado.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O que é o haikai
Por: Alvaro Posselt
Diante de um haikai, o leitor que desconhece sua forma e suas regras de composição poderá achar muito fácil ou muito simples compor um. Por mais que a simplicidade seja uma das ferramentas do poema japonês, compor um haikai requer não só satisfazer as suas regras, mas também resgatar a vivência de seu autor, na qual estava o “momento do haikai”, e isso implica em adquirir experiência com a prática frequente (MARINS, 2007).
Segundo IURA (2007), para que um terceto (poema de três versos) possa ser chamado de haikai, é necessário atingir, em grau maior ou menor, uma ou mais características do haikai japonês, que são as seguintes: a forma, o corte e o kigo.
O corte (kire), que adiciona profundidade psicológica ao haikai, é a divisão do poema em duas partes, ou seja, dos três versos, o primeiro será a primeira parte e os dois últimos a outra, ou vice-versa. Estas partes deverão ter sentido completo. No ocidente, o corte pode ser representado por sinais de pontuação no final do primeiro ou do segundo verso. Porém, o uso de pontuação não é obrigatório (IURA, 2007). CLEMENT (2004), por sua vez, é mais enfática. Para ela, o uso da pontuação é realmente desnecessário, pois o haikai não é uma sentença.
Para MARINS (2004), independentemente do uso ou não, o que não pode ocorrer é o uso exagerado dos sinais de pontuação, a chamada poluição visual, pois o haikai é despojado, deve conter o mínimo de elementos. No máximo, o uso de um ponto de exclamação ou um ponto de interrogação (se for necessário), mas nunca os dois. Usa-se o travessão e evita-se o ponto-e-vírgula, a vírgula e as reticências.
Quanto às partes do haikai (MARINS, 2004), cada parte deve conter uma imagem que, quando justaposta uma com a outra, relacionam-se mentalmente, ou seja, que a conclusão fique por conta do leitor, pois quando isso não acontece o haikai se torna explicativo.
Para ilustrar essa característica, tomaremos como exemplo alguns haikais de autoria de José Marins, colhidos do seu livro – ainda a ser publicado - “Karumi”:
Voam andorinhas –
Na moldura da janela
uma tarde azul
Belas guabirobas
Andaria muito mais
para ir buscá-las
Observamos que no primeiro haikai há um corte representado pelo travessão no final do primeiro verso. Isso nos permite entender que as andorinhas não estão voando na moldura da janela, mas que simplesmente as andorinhas voam. Há nesse verso um sentido completo, há uma imagem mental, portanto esta é a primeira parte. A segunda parte é representada pelos dois últimos versos, que também apresentam uma imagem mental e há um sentido completo.
No segundo haikai, não há a presença de sinal de pontuação por não haver necessidade, uma vez que o primeiro verso é uma frase única e, sendo assim, observamos que nesse verso há sentido completo, assim como nos dois últimos versos. Concluímos assim que em ambos os haikais há a divisão em duas metades, formadas por duas imagens justapostas que mentalmente fazem relação.
Para CAMPOS (1977) o haikai relaciona dois elementos básicos conforme as lições de Matsuo Basho: o primeiro é o da “permanência”, a “condição geral”, que está relacionada às estações do ano, e o segundo é o de “transformação”, a “percepção momentânea”. “A natureza dos elementos varia, mas deve haver dois pólos elétricos, entre os quais salte a centelha, para que o haicai se torne efetivo”, afirma Donald Keene apud CAMPOS (1977).
Para VIEIRA (1975), deve haver no haikai um descobrimento, uma revelação, uma visão peculiar, sutil, que seja intrinsecamente expressiva e não uma comunicação explicitada, ostensivamente sonora.
A segunda característica, conforme IURA (2007) é o kigo, que significa “palavra-de-estação”, mas como o termo em japonês é usado frequentemente, opta-se por este. O kigo no haikai representa um termo ou palavra que indique a estação do ano em que este aconteceu e faça referência a ela. Há uma compreensão muito rica e muito sutil dos japoneses quanto à natureza, à passagem das estações. As plantas, os animais, as paisagens e algumas vivências humanas marcam essas transições das estações para o haicaísta.
Veremos em mais alguns haikais colhidos do livro de José Marins “Bico de João-de-barro”, este também ainda inédito, palavras ou termos que representam o kigo:
Com as boas novas
o carteiro e sua mochila
Os ipês floridos
Saudades e flores
no cemitério antigo
Dia de Finados
Podemos encontrar no haikai o kigo propriamente dito ou o referencial. Acima, nos dois haikais, temos dois kigo referenciais, ou seja, fazem referência à estação do ano. Conforme o clima do Brasil, os ipês florescem na primavera, portanto quando há no haikai a palavra “ipê”, sabemos que se trata de um haikai referente à primavera. “Dia de finados” (02/11), representa, para nós brasileiros, um kigo referente à primavera, pois neste dia estamos na referida estação.
Vejamos agora outros haikais do livro Bico de João-de-barro:
Calor de verão
A trabalheira que dá
ter essa preguiça
Vento de outono
Gari teima em varrer
folhas espalhadas
Como podemos observar, o kigo se apresenta nos haikais acima de forma explícita, através das palavras “verão” e “outono”.
- Masuda Goga, mestre do haikai no Brasil, escreveu um livro, que na verdade trata-se de um dicionário de termos sazonais (kigo), chamado Natureza – berço do haicai, publicado em 1996, em parceria com Teruko Oda, que visa o uso correto do termo de estação.
A terceira característica do haikai, conforme IURI (2007) é a forma (teikei), que corresponde à estrutura física do haikai, os três versos. No haikai japonês, a forma corresponde a dezessete sons. No haikai brasileiro, ela se refere a dezessete sílabas poéticas, distribuídas em cinco sílabas poéticas no primeiro verso, sete no segundo e cinco no terceiro, sem rimas e sem título. Vale ressaltar que na língua portuguesa as sílabas poéticas correspondem a sons na pronúncia das palavras.
Novamente tomamos como exemplo os haikais de Marins do já citado livro “Karumi”:
Um sereno lento
Algumas recordações
molham minha face
Um se-re-no len-to
1 2 3 4 5
Al-gu-mas re-cor-da- ções
1 2 3 4 5 6 7
mo-lham mi-nha fa-ce
1 2 3 4 5
A contagem de sílabas poéticas (escansão) difere da contagem de sílabas gramaticais (separação de sílabas das palavras). Na contagem poética, contamos os sons, ou seja, se houver um encontro vocálico de palavras diferentes (elisão), consideramos apenas uma sílaba, um som. A contagem de sílabas poéticas vai até a última sílaba tônica do verso, a de maior intensidade.
No haikai japonês, como já dissemos, são contados os sons até a última sílaba do poema. Se considerássemos essa contagem no haikai acima, teríamos o esquema 6-7-6. Mas observamos que este haikai está de acordo com a forma clássica do Brasil (consagrada nas gramáticas, no capítulo da Versificação).
http://meuartigo.brasilescola.com/poemas-poesias/o-que-haikai.htm
Converse com a turma sobre o assunto, e mostre aos alunos que dentro das poéticas visuais, cabem inúmeras formas e culturas diferentes. Sugira aos alunos que pesquisem sobre o haikai, uma forma de poema japonês aparentemente muito simples, visto que é pequeno. Sugira que pesquisem em livros, revistas e sites, sobre o que é o haikai, como é feito, o que representa em sua cultura de origem, suas características e como se situa nos tempos atuais.
Abra um espaço para compartilharem as informações pesquisadas e apreciarem os haikais. Incentive os alunos a observarem que muitos haikais possuem além das palavras uma imagem ilustrativa, aproveite para compartilhar o texto acima para complementar a pesquisa feita pelos alunos.
Proponha aos alunos que façam alguns haikais ilustrados, podendo usar desenhos ou pinturas, imagens prontas, recortes de revistas ou fotografias, lembrando que a ilustração do haikai deve seguir a simplicidade, que é uma das suas características mais marcantes.
Depois de prontos os trabalhos, peça aos alunos para selecionarem um de seus haikais para trocar com um colega, podendo ser feito por sorteio, e um para ser exposto em um painel montado no espaço cultural da escola.
- Ciências - Fundamental | 05.1. Higiene e prevenção de doenças
Leia o cartaz.
A dengue é uma doença que ocorre no Brasil e pode causar a morte. A cada ano, as populações são surpreendidas com o aumento do número de casos de dengue. São feitas campanhas para que as pessoas se responsabilizem em evitar a proliferação do mosquito transmissor, porque é possível erradicar a dengue:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01. Linguagem
Texto base: A questão refere-se ao enunciado a seguir, a respeito da Copa do Mundo de 2010. Leia-o e observe-o com atenção. Copa do Mundo 2010 na África do Sul e um pouco da história das Copas do Mundo (Por Denise Pitta / Publicado em 26 Agosto de 2009 – 7:51 pm) Em 2010 acontecerá a primeira copa do mundo já realizada no continente Africano. Os preparativos estão a todo vapor e cinco novos estádios foram construídos. É a primeira vez que a região terá estádios especialmente dedicados ao futebol. Sob o antigo governo do Apartheid, os estádios eram construídos exclusivamente para o rúgbi e o críquete. No total, 32 países estarão reunidos no segundo maior evento esportivo do planeta. Segundo o blog Copa 2010 África, até o Presidente dos Estados Unidos Barack Obama já confirmou sua presença no evento que ocorrerá no dia 11 de junho. Também já foi confirmado pela FIFA a data em que será realizado o sorteio dos grupos que disputarão a Copa do Mundo 2010 na África do Sul, o dia do sorteio é 4 de dezembro e será realizado na Cidade do Cabo, a divulgação foi feita pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter. Serão 32 seleções participantes e deverão ser conhecidas até novembro de 2009, segundo o calendário-cronograma, os jogos do Mundial acontecem entre dia 11 de junho e 11 de julho de 2010. A África do Sul tem pouca tradição no futebol, em 2002 participou da Copa da Coreia e Japão no grupo B, sendo eliminada na 1ª fase da copa num grupo em que participavam as seleções da Espanha, da Eslovênia e do Paraguai. Fonte: http://www.fashionbubbles.com/2009/copa-do-mundo-2010-na-africa-do-sul-e-um-pouco-da-historia-das-copas-do-mundo/ –27/10/2009 – adaptado.
Enunciado:
É a primeira vez que a região terá estádios especialmente dedicados ao futebol. Sob o antigo governo do Apartheid, os estádios eram construídos exclusivamente para o rúgbi e o críquete.
De acordo com as relações das frases e dos termos para construção do sentido no trecho anterior, as palavras rúgbi e críquete, quando olhamos um dicionário, constituem
- Inglês - Fundamental | 03. Colors
Use the information in the story to answerthe question.
Dandara’s scissors are __________________.